A330 Asiana bate em A321 Turkish - Incidentes - Fórum Aviação Portugal

MiguelRei

• Moderador
    • Instagram

MiguelRei

• Moderador
    • Instagram

JGonzo

Bem, se a moda pega...Já há uns meses atrás aconteceu algo semelhante num push back, neste caso não percebi porque o A321  não estava estacionado correctamente ou ainda estava no taxi...

CS-TTK

pelo que li nos comentarios no youtube o A321 estava a espera de indicacoes para fazer o alinhamento na porta de embarque. Ao que parece o sistema naquela gate falhou e tinha sido reiniciado e o A321 estava a espera...
Quem e o mais culpado neste acidente? O A330 devia ter percebido que nao cabia ali?

VNE

Wingtip do A330 parece uma faca...

lockheed

• Compass heading 270 degrees...
O A330 devia ter percebido que nao cabia ali?

Imagina-te ao volante do teu carro, tens atrás de ti uma vara que não vês a sair 30 metros para cada lado do teu carro, imagina se consegues passar ou não por um objecto que não tens ponto de referência em relação à distancia que ele está de ti?
Além disso, alguém te disse que o teu caminho está desimpedido...  fácil não é?

CS-TTK

Mas se conduzir todos os dias o meu carro com a vara de 30 metros de cada lado, ao fim de algum tempo ja se torna mais facil reconhecer onde cabe o meu carro, onde nao cabe e onde talvez caiba, diria eu.
Mesmo com clearance do ATC, tendo em conta que o A321 estava bem mais recuado nao deveriam ter os pilotos do A330 reparado que o espaco era curto?  Digo isto porque ao minuto 0:48 do video e visivel que nao foi apenas uma "pontinha que raspou" no outro...
Eu sei que acidentes acontecem e depois do acidente e facil apontar dedos. Apesar do 321 estar numa posicao pouco usual o A330 tem visibilidade completa do caminho onde vai passar. Neste caso nao podera ter sido algum excesso de confianca ou falta de concentracao?

lockheed

Se consegue fazer isso parabéns!

CS-TTK

Sinceramente as vezes e preciso ser muito paciente.
Nos meus posts utilizei as expressoes "deveria" e "pode ter sido" que denotam uma possibilidade e nao um acontecimento certo, caso contrario teria utilizado expressoes marcadamente afirmativas.
Eu nao sou piloto. Na minha profissao tenho sempre em cada momento de fazer uma avaliacao do risco de cada decisao. No caso de um piloto tenho a certeza que acontece o mesmo dada a responsabilidade inerente a profissao (vidas humanas e custos monetarios avultados em caso de danos). Mas nem todas as situacoes sao preto no branco dai haver espaco para a avaliacao do risco e tomada de decisao que e subjectiva a percepcao, experiencia, concentracao, etc de cada individuo. Dai eu estar a tentar compreender onde se enquadra esta situacao...

Ou podemos afirmar que escolhendo X pilotos de A330 todos (ou a grande maioria deles) iam bater no A321 porque esta era uma situacao completamente imprevisivel?

António Costa

Independentemente de ordens dos marshals, semáforos, etc, o Cmdt da aeronave é sempe o 1º responsável por tudo o que acontece, mesmo que não haja culpa.
Neste caso concreto, é claro que não é o culpado no entanto é responsável por não ter evitado o acidente, pois poderia-o ter feito.

Cumprimentos,

AC

lockheed

Caro CS-TTK também não sou piloto, apenas me meti na pele dele... Por acaso acredita que se o comandante tivesse visto que não passava, ele tinha avançado na mesma?
« Última modificação: 14 de Maio 2018, 15:42:22 por lockheed »

CS-TTK

Caro lockheed, eu tambem nao estou a "crucificar" o piloto do A330 e certamente se o comadante tivesse tido a certeza que nao passava nao iria provocar o acidente deliberadamente.
Contudo, considerando que nao houve falha mecanica nem qualquer tipo de evento fora do controlo humano, a causa do acidente tera de ser erro humano quer seja por negligencia, cansaco,ma avaliacao, etc. O que eu procuro perceber e onde esteve a decisao (ou conjunto de decisoes) que originaram o acidente: foi no ATC? Foi no A330? Foi no A321?

aviationlover

Neste video está um pouco elucidativo do inciente.

o que me parece é que o 321 deveria esperar nas marcações e não o fez.

SafetyJo

Boa noite,

Se me permitem uma análise simples, simplista e simplificada, existem no meu entender vários factores envolvidos. Uns que conhecemos e outros que serão puras especulações fruto de assumirmos dados sem os ter provados ou confirmados (pelo menos no que me toca). Senão vejamos:
- O A321 está na linha de guiamento do stand e obviamente não livrou completamente o caminho de circulação
- O A330 está no caminho de circulação num taxi certamente autorizado pelo Ground Control
- Vê-se pessoal de terra à espera que o A321 estacione.

Impõem-se algumas perguntas:
- Porque parou o A321 naquela posição sem livrar o caminho de circulação? Se estava á espera da manga ser reiniciada como referiu o CSTTK, não poderia fazê-lo mais à frente, livrando assim o TWY?
- Terá o A321 informado o Ground que ainda não tinha livrado o TWY devido a este problema e que estava a interferir com o TWY?
- Não estaria nenhum Supervisor do pessoal de terra responsável que observasse esta situação e eventualmente informasse o Ground da falta de espaço no TWY?
- Como se explica que o A330 não se tenha apercebido da cauda do A321? Não será por falta de referências pois há pelo menos uma aeronave estacionada à esquerda do A321. Haverá certamente "intermediate holding lines" que ajudam também a estabelecer essas referências.

Estas e muitas mais perguntas que serão certamente colocadas pois quando envolve custos desta natureza, alguém quer respostas. Será interessante também para o aeroporto Ataturk e para a Turkish retirar lições duma investigação de Safety.

Saudações aeronáuticas

José Cavaco

jeropiga

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
60 Respostas
5718 Visualizações
Última mensagem 19 de Novembro 2015, 14:52:35
por tareias77
0 Respostas
490 Visualizações
Última mensagem 04 de Março 2015, 16:22:53
por jopeg