Pontas de asa dobráveis - Aviação Comercial - Fórum Aviação Portugal

BSilva

  • Mensagens: 305
A Boeing teve a aprovação da FAA para a nova tecnologia de Ponta de asa dobráveis para o 777x mas com 10 condições especiais.

2 perguntas se levantam:

- que vantagens tem esta tecnologia
- mesmo com vantagens, com estas condições especiais o projecto mesmo assim é vantajoso

Citação
A FAA, agência reguladora da aviação civil norte-americana, aprovou na última sexta-feira (18) a nova tecnologia da Boeing que permitirá que as pontas das enormes asas do novo Boeing 777X se dobrem para cima após o pouso, para que o avião possa estacionar nas dimensões dos portões existentes atualmente nos aeroportos ao redor do mundo.

As novas asas, as maiores já criadas pela fabricante de aviões, estão tomando forma enquanto a Boeing constrói o primeiro de seus jatos 777X em sua fábrica ao norte de Seattle. O modelo será o único jato comercial com um design tão articulado. Um conjunto de mecanismos de bloqueio impossibilitará que as asas se dobrem durante o voo, de acordo com a empresa.

Como os padrões de projetos de aeronaves comerciais existentes atualmente não preveem asas dobrável, os órgãos reguladores dos EUA precisaram criar 10 novas normas a partir do zero. Essas “condições especiais” foram aprovadas sexta-feira pela Administração Federal de Aviação, de acordo com documentos federais.

Em vez de alumínio, a Boeing fará as novas asas de compostos de fibra de carbono, que são mais fortes e mais leves que o metal que substituem. Essa tecnologia ajuda a empresa a ampliar a largura das asas em 23 pés (7 metros), ou 11% além dos 212 pés dos modelos atuais, o que tornará o 777X a aeronave com maior envergadura na Boeing, passando o 747-8.

A aprovação da FAA para a tecnologia das asas dos 777-8 e 777-9 ocorreu quando a Boeing já estava montando as primeiras asas para os novos modelos. O processo está atrasado porque a construção de nervuras estruturais para as asas “demorou mais do que o esperado”, disse o diretor do programa, Kevin Bartelson, à Aviation Week. Bartelson disse que a empresa espera que o processo volte ao normal nos próximos meses.

A dobradiça na asa criou uma série de possíveis problemas de segurança, disse a FAA. Em particular, vários aviões caíram nas últimas décadas, quando os pilotos acidentalmente tentaram decolar sem configurar corretamente os flaps. A mesma coisa poderia acontecer com as novas pontas das asas, de acordo com a FAA.

Uma das condições impostas pela FAA é que a Boeing tenha vários sistemas de alerta automáticos para garantir que os pilotos nunca tentem decolar sem que as pontas das asas estejam totalmente estendidas. A agência também disse que a Boeing deve demonstrar que as pontas das asas nunca poderiam ser acidentalmente destravadas durante o voo e que “nenhuma força ou torque possa destravar ou desbloquear os mecanismos”.

Entre as 10 condições estabelecidas pela FAA, as asas também devem ser capazes de resistir a rajadas de vento de até 120 quilômetros por hora no solo. A agência ainda estabeleceu requisitos para substituir as luzes normais nas pontas das asas.

nunopinheiro

  • Mensagens: 2604
Bsilva para os motores novos precisa desta asa maior, mas com esta asa maior não tem tantos lugares de estacionamento disponíveis logo venderia menos. Logo percisa desta solução.
É provável que um hipotético A322 também optasse por solução semelhante, pelos mesmos motivos.

ngouveia

  • Mensagens: 444
Não é só devido aos novos motores. O Boeing 777-9 será 4 metros mais comprido que o Boeing 777-300ER, e transportará mais passageiros, dai necessitar de uma asa maior para sustentar o maior peso.
« Última modificação: 01 de Junho 2018, 21:42:02 por ngouveia »


toto1100

  • Mensagens: 1946
Mas precisa, precisa mesmo para voar, ou simplesmente precisa para ser o mais economico possivel? Pensei que era a 2a hipotese.

nunopinheiro

  • Mensagens: 2604
Toto1100 é um misto, entre os dois, mtow e poupança via subir mais rápido.

Seja como for aumentaram tudo no aparelho também tinham de aumentar a "asa que o carrega", mas sem aumentar o tipo de porta/gate que usa ficava complicado.
« Última modificação: 04 de Junho 2018, 12:59:01 por nunopinheiro »


Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
2 Respostas
436 Visualizações
Última mensagem 12 de Março 2015, 23:01:51
por brunodias
0 Respostas
472 Visualizações
Última mensagem 25 de Outubro 2015, 10:37:56
por pampa14
4 Respostas
1047 Visualizações
Última mensagem 10 de Outubro 2016, 16:34:35
por Spak

Total 67+0=67 ms, db 0 ms, php 67 ms