Hugo

  • Mensagens: 3
Viva.

Primeiramente agradecer a todos os que fazem parte deste fórum a disponibilidade que sempre têm para esclarecer, opinar e debaterem todo o tipo de questões uma vez que em poucos dias facilmente nos entusiasmamos com a informação existente.

Seguidamente, como perceberão, declarar que fui "obrigado" a interessar-me pela aviação por força de um apaixonado lá de casa que após cumprir o acordado, terminar a licenciatura, "não me deixa" outra alternativa de lhe dar a merecida oportunidade de tirar a licença que sempre aspirou, de piloto de linha aérea comercial.

Sei que ele apenas se refere à ATLP mas eu ao pesquisar, nomeadamente em escolas no estrangeiro, (por ex. na Lufthansa) existe nomeadamente uma opção (mais cara) pela Multi crew pilot license(MPL).

Honestamente não compreendi, a fundo, quais as verdadeiras diferenças e vantagens futuras numa carreira em relação ao ATPL e ao MPL, solicitando por isso a vossa sapiência e acima de tudo paciência para esclarecerem se em vossa opinião compensa o esforço suplementar.

Antecipadamente grato.

AvGeekDiogo

  • Mensagens: 774
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    • Instagram das minhas fotos de Plane Spotting
A licença ATPL existe há um bom tempo e é a mais alta licença que um piloto civil pode ter. Ao completar as várias fases de treino para alcançá-lo, o portador é então considerado pela autoridade local de aviação como estando em um nível de competência para pilotar uma aeronave de 9 ou mais assentos comercialmente. No Reino Unido (em Portugal/Europa é igual), a rota de licença típica é semelhante a esta (excluindo componentes individuais):

  • PPL - Licença de Piloto Privado
  • CPL - Licença de Piloto Comercial
  • fATPL - ATPL congelado
  • ATPL - Licença de Piloto de Transporte Aéreo


Ter um ATPL congelado significa que o piloto terá atingido o seguinte durante o treino:

  • Passes em todos os 14 exames teóricos da ATPL
  • 150-200 horas de experiência de voo
  • Licença de Pilotos Comerciais com Multi-Engine, Instrumento e Classificações Noturnas
  • Certificado de Cooperação Multi-Tripulação
  • Curso de Orientação Jet

A licença MPL foi criada após a revisão da forma como os pilotos das linhas aéreas são treinados pelos órgãos responsáveis ​​pela administração da aviação global e, de acordo com a IATA, foi projetada para substituir o tradicional treino a base de "hour building" do antigo currículo do ATPL.

Embora a licença ATPL pelo nome seja uma Licença de Piloto de Transporte Aéreo, a MPL foca mais nas operações de companhias aéreas desde o início da fase de aeronaves e substitui muitos dos elementos de piloto único de treino de voo por operações e procedimentos de várias tripulações que o piloto acabaria por seguir.

Quando comparado com o ATPL, o curso pode até ser mais económico. Por exemplo,  o curso easyJet MPL, na CTC custa £109.000 (+/- igual em euros) ao todo, em comparação com o curso ATPL com Type Rating, que pode chegar aos £120.000. Naturalmente, o custo final do curso ATPL é totalmente dependente de se uma companhia aérea contribui ou não para a Type Rating, algumas fazem. Atenção, os valores acima são para a CTC, existe varias escolas a vários preços com percursos diferentes a seguir etc.

Diferentemente do ATPL que treina o piloto com o objectivo de uma  licença comercial com treino adicional para classificações e certificados, o MPL é dividido em quatro fases distintas com todas, exceto uma concluída no simulador, embora isso possa mudar dependendo da companhia aérea por trás do programa MPL.

  • Core - Conclusão da Teoria ATPL e Treino de Vôo Aeronáutico
  • Básico - Treino de Vôo Multi-Piloto
  • Intermediário - Treino Específico para Aeronaves
  • Avançado - Treino Específico para Aeronave (Continuado) (equivalente à classificação do tipo ATPL)

Assim como com o fATPL, pode converter essa licença MPL para uma licença ATPL completa ao atingir 1500 horas, se quiser.

Vantagens e Desvantagens

O piloto pode ficar "preso" à companhia aérea - ou pelo menos inicialmente.

Embora uma vantagem para a MPL seja que o cadete normalmente precise de um esquema associado a uma companhia aérea e, portanto, uma oferta de trabalho condicional para concluir uma, o cadete estará concentrando nas operações de uma companhia aérea desde o primeiro dia até a conclusão do curso. Enquanto pode ser visto como vantajoso, o MPL ainda é um programa "jovem" e ainda há algumas incertezas sobre o que acontece se o piloto perder o emprego se a empresa falir ou, por alguma razão, perder o seu emprego.

Também é provável que não consiga se mudar para outra companhia aérea antes da conversão para a ATPL a 1.500 horas de vôo, a menos que a companhia aérea para a qual o piloto se desloque esteja disposta a aceitá-lo. Isso não significa que seja impossível, mas vale a pena mencionar.

O piloto é Limitado a Ambientes Multi-Crew

Ter uma licença Multi-Crew por natureza significa que o piloto estará limitado a operar num ambiente de várias tripulações e, como tal, não poderá procurar emprego para uma companhia aérea menor que exija um piloto. Da mesma forma, ao contrário da licença ATPL, a MPL normalmente impede que indivíduos aluguem aeronaves leves para uso particular. Se o plano é apenas para voar em companhias aéreas, nada disso deve importar muito.

Hugo

  • Mensagens: 3
Muito obrigado pelos esclarecimentos/ajuda! Abç.

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