Voo LHR-SIN no A380 Singapore Airlines 9V-SKC (atual HiFly) - Trip Reports - Fórum Aviação Portugal

jopeg

• Moderador
Caros,

Ao ver o tópico sobre o A380 da HiFly, lembrei-me quando voei no mesmo há cerca de 10 anos atrás.

Deixo aqui o relatório feito na altura:

Citação

Dia – 19.Novembro.2008
Londres Heathrow (LHR) – Singapura (SIN)
Companhia – Singapore Airlines
Voo – SQ317
Londres 10h55 – Singapura 7h35 (+1)
Avião – A380 9V-SKC (CN 006)
Lugar – 58A
Tripulação – 25 (2 Cmdt, 2 Co-Pil + 21 Assistentes de Bordo)
Passageiros – 471 (399 Económica + 60 Executiva + 12 Suites)
Configuração (main deck) 3+4+3
Distância – 6765 mi (10888 km)
Preço – 708.20 GBP (890.44€ + 15.14€ de taxas Cartão Crédito). Comprado em 18/05/2008

Caros Amigos, nesta minha primeira viagem ao continente asiático sempre quis conhecer Singapura. Pensei inicialmente em voar para Singapura e regressar por Banguecoque, mas como o preço do A380 e da reputada Singapore era bem acessível … decidi fazer a viagem toda por SIN e com o A380. Comprei a viagem e reservei o lugar no site da companhia ( http://www.singaporeair.com ). Hoje em dia, com a desvalorização da Libra GBP, é possível fazer o voo por menos de 700€.

É parte dessa viagem que vos passo agora a contar :wink::

Acordar ainda antes das 8h00 e apanhei um autocarro para fazer o curto percurso entre o hotel e o aeroporto. A primeira coisa a fazer foi o Check-in. Como tenho o cartão TAP Victoria Gold fiz o check-in na parte da classe executiva e foi tudo muito rápido e sem filas. Depois fui à parte superior de um parque de estacionamento ver uns aviões e tirar umas fotos. Só passado uns minutos é que vi uma placa a proibir tal coisa :oops:. Ups … toca a ir embora.

O Terminal 3 em LHR

Sempre interessante o movimento em Londres Heathrow

Passar pelo "controlo de segurança" não foi demorado e pude aguardar pelo enorme avião numa espaçosa sala de embarque. Quando chegamos a essa sala já lá estava o A380. Foi a primeira vez que vi um ao pé de mim e de dia. Impressiona  8O ! não tanto pelo comprimento mas pela largura, altura e asa. Eu e os outros passageiros tiramos logo ali imensas fotos e ninguém (seguranças do aeroporto ou tripulação) proibiu tais fotos. Estive sempre à vontade para tirar fotos dentro do avião. É claro que não tirei directamente aos outros passageiros nem utilizei muito o flash mas ninguém da tripulação proibiu as fotos … estavam mais interessados em (bem) servir os passageiros.

O A380 em Londres

A dupla manga de embarque. Nas marcas do chão podemos ver que o A346 e o B773 ainda são mais compridos.

O embarque, por manga, foi bem organizado. Chamaram as pessoas com prioridade no embarque e depois chamaram por “sectores” (da fila X à fila Y). Escolhi um lugar à janela na parte de trás do avião, o 58A. Depois de ter marcado o lugar é que descobri :oops: no site como aceder ao piso superior. Mas não me importei mesmo nada de viajar no piso inferior. O lugar era espaçoso com 74cm para as costas do banco anterior ao nível do assento. O banco, em tecido e com varias tonalidades dentro da cabine, era confortável e permitia umas quantas regulações. O avião, o 6º a ser fabricado, estava em óptimo estado de conservação, apesar de uma WC estar fora de serviço. 

O meu assento, o 58A

Outros assentos (duas combinações de cores)

Em bom estado de conservação e muito confortável

A cabine (piso superior)

Um assento da classe “Suite”
( http://www.singaporeair.com/saa/en_UK/content/exp/new/suite/seatfeatures.jsp )

As escadas entre os dois pisos, invulgar na maior parte dos aviões

Um interior de WC

O safety-card

O comando do completo sistema de entretenimento

O ecrã

Gostei do pormenor do espelho :wink:

O push-back foi às 11h02 (+7m) e o "check aos flaps" começa a impressionar-me. Aquela asa é mesmo muito grande. Pelo táxi lá podemos ver aqueles aviões sempre interessantes que voam para LHR. Às 11h22 levantamos voo utilizando uma das pistas 27. Começamos a ganhar altitude muito rapidamente. Impressionante a forma como aquele “monstro” descola 8O. Nem parece que tem aquele peso brutal. Ganha altitude como fosse um vulgar narrow-body. Mas ainda mais impressionante é o silêncio a bordo 8O. Motores silenciosos, bem afastados da cabine e uma boa insonorização desta última, tornam este avião único também neste aspecto.

Após o push-back

Durante o táxi, aqui muitos aviões norte-americanos

A descolagem em Londres, foto de LP no lugar 61K

A parte inicial do voo

A tripulação, toda ela jovem, começou por distribuir o menu. Depois distribuíram um estojo Givenchy com meias e pasta de dentes, os auscultadores e um primeiro aperitivo. Umas palavras para a tripulação: profissionais, simpáticos e sobretudo incansáveis !!!. Fiquei a perceber o porque da companhia ser considerada a melhor do mundo pela Skytrax. Não passa uma hora sem que eles venham ao nosso lugar perguntar se precisamos de alguma coisa ou oferecer algo para beber (água ou sumo de laranja).

Uma Assistente de Bordo

O estojo distribuído ao início do voo

Depressa colocaram em todos os assentos ocupados o menu com as opções das refeições que seriam servidas. Também rápida foi a distribuição dos auscultadores.

O menu

Os auscultadores e o aperitivo

O primeiro aperitivo foi servido às 11h50, às 12h38 serviram o almoço. Nada a apontar em termos de qualidade ou quantidade. Às 18h06 serviram um Snack e, por fim, às 21h17 (05h17 em SIN) distribuíram o farto pequeno-almoço. Antes de cada refeição distribuiram umas toalhas (húmidas) quentes para "lavarmos/esfregarmos" as mãos. 

O almoço

O pequeno-almoço

Apesar do conforto e da excelente tripulação o meu maior destaque vai para o sistema de entretenimento “individual/on-demand”. É qualquer coisa doutro mundo e o tempo passa a voar, literalmente !!!. Só CD’s áudio são 794, o que dá mais de 10000 músicas 8O. Álbuns recentes como o novo de AC/DC, o  Death Magnetic dos Metallica, novas tendências como (por exemplo) os Kaiser Chiefs, ou então os clássicos dos anos 80’s, música étnica, jazz, clássica … enfim, um mundo de opções. Música portuguesa não há nada, mas brasileira podemos ouvir Gilberto Gil, Ivete Sangalo e os clássicos da Bossa Nova, sempre uma opção de bom gosto :wink:. É possível criar a nossa própria lista de músicas a ouvir.
Filmes, “apenas” 42 filmes 8O. 6 de acção, 6 de comédia, 6 de cinema alternativo europeu, etc, etc. Jogos, também imensos. Passei horas a jogar ao clássico Tetris. Nos jogos há ainda a particularidade de podermos desafiar outros passageiros para jogar (online) connosco. Já viram, um torneio de Sueca a bordo do A380 :lol:.

A página inicial do sistema de entretimento

Os filmes

Eu já a ver o divertido “Mamma Mia”, filmado numa magnifica ilha grega

Os jogos, neste caso o clássico Tetris. O jogo que mais me viciou na vida :oops: …

Um dos muitos CD’s disponíveis (eu a ouvir “Manu Chao”)

Aqui a ouvir a “Garota de Ipanema” e a pensar no maravilhoso RJ

A revista de bordo da SIA, a Silverkris

Há também uma completa informação com dados do nosso voo, o inflight data.

A rota

Estranho o facto de passadas poucas horas (talvez umas 4h) olhar para a janela e já ser noite. Fomos a voar a grande velocidade em direcção à noite que chegava do Oriente …

Os dados do voo

Depois, temos ainda informações sobre países, documentários e deixarei uma surpresa para o relatório do voo SIN-LHR :wink:.

A aproximação a Singapura foi muito bonita, por baixo tínhamos um mar de uma bela cor e imenso navios, presença regular ao largo de Singapura. Aterramos suavemente apesar do enorme peso uns minutos antes da hora prevista (7h35). Aproveitei para espreitar a “classe Suites” do avião e pude tirar mais umas fotos. O desembarque foi utilizando a manga dupla (2 pisos) habitual nos voos com A380. Tirei mais umas fotos ao A380 e dirigi-me ao controle de fronteiras e ao tapete de bagagens para recuperar a minha mala que chegou passado pouco tempo.
O Terminal 3 de Changi impressionou-me, mas os detalhes ficam para o relatório da viagem de regresso à Europa. Como tinha de habituar o corpo à diferença horária de +8h, fui ver uns aviões ao Terminal 1, utilizando o “skytrain inter-terminais”.

A aproximação a Singapura (SIN)

O assento onde passei cerca de 13h00. "Ufa" ! :?

Já em Singapura (9V-SKC)

No tapete à espera da bagagem

Muito bom este Terminal 3 em Changi

A ver alguns movimentos e a adaptar o corpo à diferença horária. Um Air Asia com pintura especial WilliamsF1 entre outras “coisinhas boas” :wink:.

Impressionante esta foto do 9V-SKC (foto de Andrew Hunt – Airliners)

O 9V-SKC (foto de Aldo Bidini – Airliners)

É claro que a nota para este voo é bastante positiva, diria mesmo um voo (praticamente) perfeito !. Destaque para a pontualidade, o conforto, a tripulação e principalmente para o entretenimento a bordo. Assim dá gosto voar !!!. :!: :wink:

-------------------------------------------------------------------------------

Jopeg

ClearedForTakeOff

• Moderador
    • Aviation Blog
Jopeg, partilho o meu também:
https://newsavia.com/estreia-no-a380-da-emirates/

Também voei na AF (2 legs), KAL e BA.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
612 Visualizações
Última mensagem 21 de Julho 2015, 09:02:32
por iloper
32 Respostas
2587 Visualizações
Última mensagem 10 de Outubro 2015, 10:12:52
por brunodias