Faro1910

  • Mensagens: 81
    • És de Faro, és Farense
Alguém me sabe dizer:

1) O porquê de existirem 2 pistas no aeroporto de Beja?
2) Qual a lógica de terem sido construídas tão próximas?
3) Quando foi construída cada uma?

Obrigado  ;)

VNE

  • Mensagens: 1020
Foram construídas por alemães!

Pensa bem. Se tivessem sido mandadas construir por lisboetas, faziam duas pistas cruzadas de maneira a poderem construir prédios bem próximo das mesmas e assim inviabilizar a sua expansão.

Ou seja, foram mandadas construir por gente com visão de futuro.
« Última modificação: 24 de Julho 2018, 17:42:45 por VNE »


Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 458
As pistas cruzadas não têm nada a ver com isto. As pistas em Lisboa são cruzadas por causa das nortadas. O problema verdadeiro é aquela câmara municipal que cede terrenos para o aeroporto se tem de expandir. É bom que no porto não façam a mesma asneira.

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 458
Em relação a Beja, não sei dizer muito bem. Presumo que a pista mais pequena tenha sido construída para os aviões de instrução mais pequenos e a pista grande para quando lá tinha de aterrar qualquer coisa mais pesada para transporte. As pistas são relativamente próximas porque a atividade da base era reduzida ou seja nunca estavam as duas a funcionar ao mesmo tempo e por isso não era preciso afasta las muito. Agora isto sou só eu a presumir, não tenho a certeza

nunopinheiro

  • Mensagens: 2738
o mais provavel é que primeiro construiram a mais pequena (estreita) e depois com novos requerimentos de aeronaves construiram a maior ao lado.
« Última modificação: 24 de Julho 2018, 18:12:42 por nunopinheiro »


brunodias

  • Mensagens: 3822
A pista mais a Este funciona mais como taxiway

Praticamente tudo foi construido pelos alemães
« Última modificação: 24 de Julho 2018, 19:10:17 por brunodias »


Faro1910

  • Mensagens: 81
    • És de Faro, és Farense
Foram construídas por alemães!

Pensa bem. Se tivessem sido mandadas construir por lisboetas, faziam duas pistas cruzadas de maneira a poderem construir prédios bem próximo das mesmas e assim inviabilizar a sua expansão.

Ou seja, foram mandadas construir por gente com visão de futuro.


Ai foram feitas com visão da futuro? Com 150m de distância entre eixos das pistas, inibindo assim a operação simultânea!?
Que comentário mais néscio!
Eu não vivo em Lisboa nem sou lisboeta, mas haja noção das coisas. Os maiores elefantes brancos do país não são na capital, vejam-se os estádios de futebol do Algarve, Leiria e Aveiro, por exemplo, ou mesmo, o nosso querido terminal civil de Beja (cujo investimento foi baixo e o o retorno quase nulo até ao momento). Podemos também falar da Autoestrada Sines-Beja, uma autêntica patetice! Infelizmente é um problema transversal ao país todo e não limitado à capital.

Rafael6

  • Mensagens: 319
Foram construídas por alemães!

Pensa bem. Se tivessem sido mandadas construir por lisboetas, faziam duas pistas cruzadas de maneira a poderem construir prédios bem próximo das mesmas e assim inviabilizar a sua expansão.

Ou seja, foram mandadas construir por gente com visão de futuro.

😁
Só pode...

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 458
Mas Faro tal como eu disse. Isto não tem nada a ver com visão de futuro. A base sempre teve pouco movimento por isso as pistas podiam ser construídas próximas (muito dificilmente as duas pistas teriam que operar em simultâneo)

nunopinheiro

  • Mensagens: 2738
Tomás Ribeiro quase de certeza que foi qq como eu disse primeiro a mais estreita, depois la entrou algum aparelho com mais requerimentos e colocaram uma mais larga ao lado, como o problema não é assegurar muitos movimentos hora fizeram eles fizeram bem.
mas comparar isto com aeroportos civis não tem lógica nenhuma

António Costa

  • Mensagens: 405
Quando as pistas foram feitas operavam aviões alemães do tipo Tornado, Transal, Alpha jet e operavam sim as duas pistas em simultâneo aendo que a distancia entre elas nunca foi problema, naquela altura e para o tipo de aeronaves que as operavam.

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 458
Lá está, nunca se pensou em operações comerciais de todo e por isso nunca ouve problema

VNE

  • Mensagens: 1020
Foram construídas por alemães!

Pensa bem. Se tivessem sido mandadas construir por lisboetas, faziam duas pistas cruzadas de maneira a poderem construir prédios bem próximo das mesmas e assim inviabilizar a sua expansão.

Ou seja, foram mandadas construir por gente com visão de futuro.


Ai foram feitas com visão da futuro? Com 150m de distância entre eixos das pistas, inibindo assim a operação simultânea!?
Que comentário mais néscio!
Eu não vivo em Lisboa nem sou lisboeta, mas haja noção das coisas. Os maiores elefantes brancos do país não são na capital, vejam-se os estádios de futebol do Algarve, Leiria e Aveiro, por exemplo, ou mesmo, o nosso querido terminal civil de Beja (cujo investimento foi baixo e o o retorno quase nulo até ao momento). Podemos também falar da Autoestrada Sines-Beja, uma autêntica patetice! Infelizmente é um problema transversal ao país todo e não limitado à capital.

O terminal de passageiros é da autoria de políticos de Lisboa...

Faro1910

  • Mensagens: 81
    • És de Faro, és Farense
O terminal de passageiros é da autoria de políticos de Lisboa...
[/quote]

Sabe que aquilo que chama políticos de Lisboa na sua maioria não são originários de lá certo?!

É triste ler mensagens preconceituosas de portugueses contra portugueses e pró alemães. Vejam bem a história do novo aeroporto de Berlim, e a brilhante gestão de prazo e de tempo. Haja ignorância!
« Última modificação: 26 de Julho 2018, 16:08:31 por Faro1910 »


nunopinheiro

  • Mensagens: 2738
faro o aeroporto de Berlim (é so o novo terminal) o resto do aeroporto até esta em funcionamento, em Portugal tinha passado nos mesmos testes de segurança em que la falhou, até porque há um pouco de excesso de zelo na avaliação do problema de extração de ar passível mesmo de diferentes interpretações, e em Portugal sempre encontramos uma maneira de "resolver o problema".

De resto não discordo dos políticos serem de Portugal.

No entanto tenho algo a apontar sobe os investimentos aprovados por políticos no terminal do aeroporto de Lisboa.
Foram demasiados e desconexos, o sobre voluntarismo nos investimentos no terminal de passageiros de Lisboa criou aquela manta de retalhos desconexa e ineficiente muitas vezes ter esperado mais um bocadinho a avançado com obras mais de fundo e mais escaláveis poderiam ter evitado muitos dos problemas que se vêm naquele terminal.

O sub investimento nos restantes aeroportos nacionais permitiram que tenham agora muito melhores terminais que Lisboa para os seus respetivos volumes de tráfego.
« Última modificação: 26 de Julho 2018, 18:16:07 por nunopinheiro »


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