Num vídeo feito a partir de imagens duma webcam vê-se bem os típicos movimentos descendentes
VIDEO Com a precipitação na forma de chuva e/ou granizo ocorre um movimento descendente de ar mais frio e pesado que pode ser uma cortina de chuva não muito traiçoeira em que o ar não desce a alta velocidade;
se cair com muita rapidez chama-se a isso um downburst, micro ou macroburst, conforme a dimensão espacial do mesmo.
Neste caso a base das nuvens parece bastante alta o que geralmente é indício de corrente descendente forte por razões que poderei explicar se necessario
No vídeo a atençãoremete-nos para a cortina de precipitação da esquerda que é muito intensa, há ali muita chuva e granizo e ar que desce
Mas mais à direita se observarem temos o que parece menos agressivo mas ilustra melhor estes fenónomos.
Revejam o vídeo e percebem que as imagens mostram um clássico microburst na fase inicial antes da massa de ar colidir com o solo, como se tivessem despejado um balde do céu, na última imagem desta sequência está a 1 ou 2 segundos de chocar com o solo.
Quando o microburst colide com o chão o ar diverge de forma turbulenta em todas as direcções na horizontal chegando a curvar para cima criando vortices pelo que é facil de antever o que isto pode fazer com um avião no ar próximo do solo. O cizalhamento do vento, mudanças bruscas na direcção e intensidade do vento quer na horizontal quer na vertical é o que se chama windshear.
Os aeroportos/ATC para lidar com este problema costumam ter acesso a radar meteorológico e/ou LLWAS
Desconheço a realidade deste acidente mas nunca são soluções 100% perfeitas, sobretudo nos instantes iniciais dum microburst.
O que idealmente acontece é que na presença dum Cb próximo há muita atenção para a eventualidade de ocorrer um fenomeno destes a qualquer momento
Finalizando, é necessário aguardar por mais informação e respectiva investigação pois pode até nem ter relação com as condições atmosféricas