MiguelRei

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A340-300 Despede-Se Das Linhas Comerciais Da TAP A 8 De Fevereiro

A TAP Air Portugal alterou o plano de phase-out dos seus aviões Airbus A340-300 (quatro unidades ainda a voar na companhia), que deverão abandonar a frota da transportadora aérea portuguesa no início do próximo ano, substituídos pelos A330-900neo, dos quais a TAP espera ter até final de fevereiro de 2019 sete aparelhos ao seu serviço.

Segundo informação que foi introduzida nos sistemas de reservas, e divulgada pelo site ‘routesonline.com’, a TAP adiantou em cerca de uma semana a saída do A340 das suas linhas comerciais. Inicialmente os últimos voos à partida de Lisboa estavam previstos para o dia 14 de fevereiro, e com este novo planeamento foram fixados para o dia 8 de fevereiro.

Assim, a programação dos últimos voos com aviões A340-300 está assim prevista:

Lisboa-Boston até 18 de janeiro de 2019

Lisboa-Fortaleza até 24 de janeiro de 2019

Lisboa-Luanda até 7 de fevereiro de 2019

Lisboa-Maputo até 8 de fevereiro de 2019

Lisboa-Natal até 4 de janeiro de 2019

Lisboa-Recife até 2 de fevereiro de 2019

Lisboa-Rio de Janeiro/Galeão até 31 de janeiro de 2019

Lisboa-São Paulo/Guarulhos até 19 de janeiro de 2019

Lisboa-Toronto até 7 de janeiro de 2019.

 

Ainda poderão ocorrer alterações nesta programação, que resultarão do dinamismo das entregas dos A330-900neo, cujo processo de certificação ainda está em curso e que só deverá estar concluído no final do corrente ano. Contudo, os sete aviões que serão entregues à TAP estarão prontos até final do primeiro trimestre, disseram-nos fontes da companhia. Não há, nesta última fase, atrasos na linha de montagem. Alguma alteração poderá ser causada ainda pelo processo de certificação, no qual está envolvido o primeiro avião A330-900neo que virá para a TAP (CS-TUA) e que já ostenta as cores da companhia portuguesa, lançadora do novo modelo de avião de longo curso da construtora aeronáutica europeia.

Esta reprogramação é uma atualização das datas que já sido alteradas face à previsão inicial de que os A340-300 ficariam até Março, no final da época de Inverno IATA 2018-2019 (LINK notícia relacionada).
NewsAvia

VNE

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Bom, então parece que os sucatões A340 da TAP vão à vida dia 8 de fevereiro.

Só voltarei a Maputo na TAP depois desta data.

luisporto24

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Bom, então parece que os sucatões A340 da TAP vão à vida dia 8 de fevereiro.

Só voltarei a Maputo na TAP depois desta data.


Acho bem piores os 330 PW...

GoncaloRibas

  • Mensagens: 284

AAEK192

  • Mensagens: 369
Entendo os motivos que levam a TAP a retirar os 340's primeiro da frota antes dos 330's PW, mas preferia de longe que estes últimos fossem primeiro

PMCN

  • Mensagens: 1338
No Summer18 não estão a voar para Boston nem Toronto.

MiguelRei

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eu pensava que os A340 da TAP não estavam certificados para voar na América acima de X pés.
Têm ido a Miami, mas penso que são obrigados a voar mais baixo que o normal até sair do espaço aéreo norte-americano. (Para Boston também deve dar porque é na costa).

Alguém confirma? Se sim, o espaço aéreo Canadiano tem a mesma lei?

toto1100

  • Mensagens: 2570
As restricoes sao no Atlantico Norte, incluindo Portugal (FIR Santa Maria), nao na America do Norte.

Ver aqui: https://aviacao.pt/index.php?topic=4000.msg79607#msg79607
E aqui: http://flightservicebureau.org/data-link-mandate/
« Última modificação: 06 de Agosto 2018, 10:07:13 por toto1100 »


Spak

  • Mensagens: 5525
Sendo que já têm uma idade considerável, depois deverão ser abatidos ou poderão ainda voar para outras companhias?

toto1100

  • Mensagens: 2570
Devem ser abatidos, ja ninguem tem uso para eles, ainda por cima com o petroleo a subir.
A nao ser que ainda alguem os queira para tapar buracos dos 787.

A idade é pouca relevante para esta equacao. Ate podia ajudar a terem mais uso dado os tornar mais baratos de adquirir.

CS-TTK

  • Mensagens: 1167
Eu esperava que primeiro saissem os A332 nao retrofitados e depois os A340, dados estes ultimos serem propriedade da TAP e dessa forma nao acrescentam qualquer custo significativo estando parados para tapar qualquer buraco. Mas certamente existirao outros factores que contribuiram para a decisao de retirar os A340 em primeiro lugar

Rex

  • Mensagens: 713
Sim, certamente há outros factores, pode ser ciclos ou até a proximidade a um obrigatório D-check que é muito dispendioso e costuma ditar a reforma a certa altura, nos 332 não retrofitados alguns podem ter leasing cujo contrato ainda dura mais algum tempo e tem que se pagar o que está contratado voem ou não, tal como no outro tópico disseram que a TAP até gostaria de ficar mais algum tempo com os 333 mas o contrato acaba e ao lessor interessa-lhe um novo contrato de maior duração ou venda do que renovar por um curto período com a TAP, etc,etc

E suponho que a TAP tenha que manter os A340 ainda com uma pequena margem e não voa-los até ao limite pois por contingência deve encosta-los algum tempo mas operacionais, nunca se sabe se pode haver algum problema imprevisto de juventude dos 339NEO, etc.

Rex

  • Mensagens: 713
E já agora, como alguém já tinha escrito algures aqui,  no final gostava de saber quantas milhas e ciclos fizeram estas máquinas ao longo da longa vida. E uma palavra de apreço pela manutenção da TAP, parece-me que estas máquinas tiveram um "uptime" impressionante, seria também interessante saber quanto tempo estiveram paradas por razões que não fossem manutenção regular programada.

CS-TTK

  • Mensagens: 1167
O CS-TOC ja foi noticia por esse motivo:
https://aviacao.pt/index.php?topic=3084.0

Considerando uma media de 4700 horas de voo/ano (em 2016 tinha 21anos e 100k horas) e extrapolando os valores para a idade atual do aviao (23 anos) devera rondar as 109.5k horas de voo.

Extrapolando mais um pouco e considerando uma velocidade media de 700km/h temos 700*109.5k = 79.65 Milhoes de quilometros voados. Grande maquina!

Presumo que o TOA, TOB e TOD nao estejam muito longe destes valores pois os quatro A340 for entregues ha TAP com 5 meses de diferenca entre si (Novembro 1994 - Marco 1995)

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 803
Realmente essa ideia de deixar um ou dois a340 de lado para o caso do a339 ter algum problema ao início não me parece má ideia. Claro que em Lisboa não, tinha que se estacionar o bicho em Beja e se fosse preciso era acionar "a340 to the rescue". Mas não sei se isto não seria algo dispendioso. Entre isto e contratar a hi fly ou outra para tapar potenciais buracos não sei o que é que fica mais em conta.

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