B773ER

Boa noite,

Por ser algo pouco falado neste fórum, decidi deixar o meu contributo sobre os meus voos no sudeste asiático.
O itinerário é o seguinte:

12JUL18
  • Lufthansa // LH1181 // OPO-FRA // Airbus A321-231 // D-AISU
  • Singapore Airlines // SQ25 // FRA-SIN // Airbus A380-841 // 9V-SKM

16JUL18
  • Singapore Airlines // SQ930 // SIN-SUB // Airbus A330-343 //  9V-SSF
03AUG18
  • Lion Air // JT749 // SUB-CGK // Boeing 737-9GP(ER)(WL) // PK-LFG

05AUG18
  • Garuda Indonesia // GA326 // CGK-SUB // Boeing 737-8U3(WL) // PK-GMF

21AUG18
  • Citilink Indonesia // QG670 // SUB-LOP // - // -

28AUG18
  • Citilink Indonesia // QG697 // DPS-SUB // - // -
  • Silk Air // MI225 // SUB-SIN // - // -
  • Singapore Airlines // SQ26 // SIN-FRA // Airbus A380-841 // -

29AUG18
  • Lufthansa // LH1176 // FRA-OPO // Airbus A321 // -

Prometo começar os reports nos próximos dias ;)

Cumpts

B773ER

Lufthansa // LH1181 // OPO-FRA // Airbus A321-231 // D-AISU

A Lufthansa aparentemente mantém o nível a que nos tem habituado. O seu médio curso, não sendo nada de especial comparado ao da Singapore Airlines, apresenta elevada qualidade quando comparado aos padrões europeus.

A aeronave apesar dos seus 9 anos ainda não apresentava qualquer sinal da idade.

Logo no embarque é de destacar uma receção calorosa da tripulação e do chefe de cabine, que ao mesmo tempo tornaram o embarque célere e eficiente.

A cabine moderna com bastante espaço para as pernas e Wi-Fi a um preço bastante acessível tornou este voo mais curto do que já era. Descolamos praticamente sem atraso do Porto, aterrando em Frankfurt passados 2h21, às 0927 locais.

O serviço de bordo foi simples, mas agradável para o voo em questão.

O voo foi normalissimo, não havendo nada a indicar. A tripulação foi sempre prestável e muito profissional.

A aterragem em Frankfurt foi chatinha, com alguns ventos cruzados, mas nade de mais. Como seria de esperar, o tráfego em Frankfurt é sempre interessante, deixando aqui alguns destaques:

« Última modificação: 06 de Agosto 2018, 16:46:07 por B773ER »

B773ER

Singapore Airlines // SQ25 // FRA-SIN // Airbus A380-841 // 9V-SKM

Este voo, sim, foi especial - foi o meu primeiro voo em A380. Pela primeira vez em muito tempo senti-me uma criança no meio da mais espetacular loja de brinquedos. Voar em A380 era algo que já sonhava há muito tempo.

Infelizmente, devido à configuração do aeroporto, não consegui captar qualquer foto exterior da aeronave  ::)
No entanto deixo uma da internet:

O embarque foi faseado, surpreendentemente rápido e organizado, para o número de passageiros em questão. A taxa de ocupação rondava os 100%.

Logo após o embarque foi distribuída uma toalha quente bem como os menus:

Novamente, a imagem não me pertence, hiperligação na imagem.

Menu de Almoço:

O meu lugar foi exatamente atrás da monstruosa asa... (51K)

O IFE surpreendeu imediatamente pela sua qualidade. Além de dispor de inumeros filmes e séries, dispunha de música que podia colocar em background enquanto apreciava o mapa. Um pormenor: os fones distribuidos dispunham de adaptador para ligar os meus próprios fones, melhorando significativamente o conforto da viagem. O banco dispunha de tomada e porta USB para carregar dispositivos, ou reprodução de multimédia.

Pouco depois da descolagem, foi servido o almoço, de acordo com o menu. A comida era excelente, a um nível que nunca pensei encontrar no ar... Saborosa e fresca. Eu optei pelo Beef Rendang.

De sobremesa foi servido um pequeno gelado, divinal:

Entretanto decidi adormecer quando a tripulação solicitou o fecho das persianas (para melhor adaptação ao fuso horário do destino, +7h).

Quando acordei com fome, solicitei um pacotinho de frutos secos e uma água com gás - para minha surpresa trazem-me não 1, mas 3 e a lata inteira de Schweppes.

Durante o voo não houve uma hora que passasse sem que a tripulação oferecesse bebidas (água ou sumo).

Passadas umas horas optei por pedir um cocktail (também gratuito) - Singapore Sling. Pode ser do meu gosto pessoal, mas deixou um bocadinho a desejar.

Deixo também uma foto da cabine durante a noite, onde se pode ver a altura do teto: incrível...

Já quase a chegar a Singapura, começa o serviço de pequeno almoço, em que optei pelos Noodles de Marisco. Igualmente saborosos e frescos.

Entratanto tinha mais fotos, mas misteriosamente desapareceram  :-\

Fica no entanto prometido outro Trip Report para o regresso, ainda mais completo!

Próximo episódio: Lion Air - A Ryanair da Indonésia  ;D ;D

B773ER

• Carrier: Lion Air Indonesia
  • Voo: JT749, SUB-CGK, 03AUG18
  • Aeronave: Boeing 737-9GP(ER)(WL), PK-LFG

Após um embarque atrasado (sensivelmente 30min), com mudança de porta à ultima da hora, defronto-me de uma aeronave relativamente nova, mas que já mostra alguns sinais de degradação. A falta de limpeza da mesma é evidente…
Já dentro da aeronave, com taxa de ocupação de aproximadamente 100%, não há grande comunicação ou presença da tripulação, que contava com 4 elementos. Findo o embarque, as portas são fechadas, e não há cross-check por parte da tripulação do correto fecho das portas (“começa…” penso eu). Começamos a taxiar, e demonstração de segurança? Nem vê-la. Passados alguns minutos estávamos no ar. O voo foi relativamente curto, sem qualquer tipo de serviço. Houve alguma comunicação desde o flight-deck, e informações relativas ao cinto de segurança.

Aterragem algo “abrutalhada” em Jakarta, mas nada de anormal. Desembarque célere, para um turnaround de cerca de 25min (segundo elemento da tripulação). O domínio do inglês da tripulação era praticamente inexistente, sendo impossível compreender a maioria dos PA’s.

Tirando o estado da aeronave, que apresentava alguma degradação interior, e exterior (exemplo do motor nº1 a fumegar (óleo?) já com a aeronave parqueada.

No chão era evidente a falta de cuidado (ex. podia-se passar por baixo da asa à vontade…)…

De forma geral um voo “diferente” mas nada de muito “anormal”.

luisporto24

Obrigado pela partilha.
Muito bom trip report.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
6 Respostas
1897 Visualizações
Última mensagem 19 de Abril 2014, 16:48:30
por ClearedForTakeOff
32 Respostas
2739 Visualizações
Última mensagem 10 de Outubro 2015, 10:12:52
por brunodias