berto_opo

Vi há atrasado no Odisseia se não me falha a memória um documentário sobre aviões da WW2. E quando vi o post do Icterio, lembrei-me logo desse documentário. Esse avião também foi falado.

Não me lembro agora em que parte do teatro de guerra estava a ser usado.

Icterio, venham mais.
Abraço,
Berto_opo (Alberto)

Icterio

• Melhor ter sorte do que perícia.
Não reparem nas nuvens laranja, estão lá apenas para tapar o texto.  Quem arrisca?

padilhasantos

• May the Force be with you
Não faço ideia mas gosto do aspecto. F16 low-cost?

Icterio

Sim, é um caça leve, mono-motor, low-cost.  Basicamente na mesma classe do F-16 (pelo menos do F-16 original!).

nunopinheiro

já sei ;) mas tive de fazer batota :D, mas uma "pista" não é la muito ocidental

António Costa

Parece ser o JF-17 (chinês).

Icterio

Correcto.  Visto de frente, torna-se mais difícil identificar.  As entradas de ar são dos poucos pormenores distintivos, fazem lembrar o F-35.

Este avião já tem uns anos largos, lembro-me de ler notícias já no fim dos anos 90.  Depois entrou no "development hell" com muitos atrasos e complicações com o fornecimento de peças russas.  No entanto, parece-me um excelente avião em termos de capacidade/custo.  Não fosse a origem Paquistanesa/Chinesa e provavelmente teria mais sucesso de exportação.

Icterio

padilhasantos

Grumman ea-6b. Tive de pesquisar o nome mas reconheci algo distinto na cauda além do apêndice na parte da frente que mal se vê nessa foto. Tive uma miniatura desse avião que falo em pequeno. É o que me parece pelo menos..
« Última modificação: 17 de Fevereiro 2021, 23:07:01 por padilhasantos »

Icterio

Muito bem, até pensei que esse apêndice na cauda passasse despercebido e alguém o confundisse com o A-6 Intruder original.

Mas não há duvida que os modelos à escala de aviões da nossa infância (ou mais tarde), vamos identificá-los imediatamente de qualquer ângulo.
Acho que ficam gravados a "quente" na memória, principalmente os primeiros ou os que deram mais trabalho a montar.

padilhasantos

No meu caso era mesmo um brinquedo mas era bem detalhado. Só me lembro que foi um tio meu que me trouxe de algum ponto do planeta onde ele tinha estado e durante anos foi o meu brinquedo favorito. Esta identificação soube bem, fez-me recuar no tempo.

Pena que o meu avião não tenha aguentado as milhares de missões a que foi submetido.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
3 Respostas
1556 Visualizações
Última mensagem 25 de Abril 2018, 23:47:41
por Icterio
4 Respostas
1642 Visualizações
Última mensagem 29 de Abril 2018, 13:33:32
por Icterio