toto1100

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Um looping nao é nada por aí além. É so ter a velocidade suficiente.

VNE

  • Mensagens: 1184
Um piloto de testes da Boeing quase foi despedido por ter feito algo do género num B707.

toto1100

  • Mensagens: 3467
Isso do 707 foi andar de cabeça pra baixo. Mas isso é ainda menos exigente que um looping. Para o aviao tanto faz andar pra cima como pra baixo, é igual.

(Eu por looping estou a pensar como nas montanhas russas, se nao é isso que estou a falar peço desculpa)
« Última modificação: 13 de Agosto 2018, 08:30:31 por toto1100 »


manfas

  • Mensagens: 89
Não é igual ter um avião a andar de cabeça para baixo, pensem no sistema de combustível..

toto1100

  • Mensagens: 3467
Sim. Estava em falar em termos do aviao aguentar e nao se desintegrar.

António Costa

  • Mensagens: 747
Isso do 707 foi andar de cabeça pra baixo. Mas isso é ainda menos exigente que um looping. Para o aviao tanto faz andar pra cima como pra baixo, é igual.

(Eu por looping estou a pensar como nas montanhas russas, se nao é isso que estou a falar peço desculpa)

Completamente errado.
Em certos modelos até até pode ser catastroficamente errado.

CS-TTK

  • Moderador
  • Mensagens: 1352
Isso do 707 foi andar de cabeça pra baixo. Mas isso é ainda menos exigente que um looping. Para o aviao tanto faz andar pra cima como pra baixo, é igual.

(Eu por looping estou a pensar como nas montanhas russas, se nao é isso que estou a falar peço desculpa)

Se bem me recordo da fisica a asa esta desenhada para voar numa determinada posicao devido a sua forma. Ao inverter, toda a teoria da sustentacao nao vai por agua abaixo?

(toto sei que voce estava a falar em termos de pressao, mas ao ler o seu post surgiu-me esta questao ;) )

sdo

  • Moderador
  • Mensagens: 667
Estás correto CS-TTK. Neste caso o que o impediu de cair foi a velocidade e a consequente força centrípeta.

Nos aviões de acrobacia por exemplo o perfil alar é regra geral simétrico (ou aproximadamente) para que possam fazer voo invertido.

nunopinheiro

  • Mensagens: 3855
Um colega meu que faz simuladores (software FlightGear) de aviões diz que o flight envelope dos aparelhos comercias é muito muito superior aquilo que as pessoas pensam, mas que esta nos dias de hoje muito limitado pelo flybywire. and thats a very good thing

picarote

  • Mensagens: 114
Looping:
https://youtu.be/HTuL2-ND-68?t=1m53s

Tonneau / Barrel roll, foi o que ele conseguiu fazer.

ngouveia

  • Mensagens: 485
Comunicações adicionais neste video:


ngouveia

  • Mensagens: 485
As comunicações dos caças com o ATC:


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