Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 796
Venho criar este tópico para que se possa discutir melhor os seguintes pontos que se encontram espalhados por muitos tópicos inativos à muito tempo:
- Que aviões/helicópteros na FAP precisam de ser substituídos mais rapidamente?
- Que equipamento seria o ideal para substituir os aparelhos de saída
- Que aparelhos poderiam ser uma adição importante à frota e quais (se existirem) não têm um papel crucial na missão da FAP e são "desnecessários"
Bem sei que não vai ser o tópico mais movimentado do fórum mas gostaria de saber as opiniões dos caros foristas e agregar aquilo que foi discutido durante muito tempo em off topic ou threads muito antigos.

eascensao

  • Mensagens: 216
Os meios aéreos da FAP a necessitar de substituição mais urgente serão os helicópteros Sudaviation - SE 3160 Alouette III e os aviões Dassault-Dornier Alpha-Jet. Aliás, segundo a página Web da FAP, os AlphaJet realizaram o seu último voo em Janeiro deste ano estando a Esquadra 103 a aguardar a atribuição de um novo modelo de avião.

Os Marcel-Dassault Falcon 50 estarão também a necessitar de repouso ou substituição, mas o futuro é ainda incerto ... embora se tenha falado em tempo na entrada ao serviço da FAP de um ou dois Embraer 145 da Portugália,o que não veio a acontecer.

Para substituição dos Lockheed C-130 H / H-30 Hercules já foi anunciada a aquisição dos Embraer KC-390.

Para substituição dos Aerospatiale Epsilon TB-30 já esteve cá em testes o Embraer EMB-134 Super Tucano.
« Última modificação: 16 de Agosto 2018, 09:40:28 por eascensao »


Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 796
Mas ou allouette já não tinham sido desactivados? Como é que aquela "traquitana" ainda voa?
E algumas dessas esquadras ainda vão ter muito que esperar até ver aviões novos
Curioso, eu até achava que os P3 Orion também já andavam a pedir a reforma...
Os c130 bem mantidos ainda duram mais 20 anos (aquela coisa é rija como tudo) mas pronto lá virá o algo problemático kc390.
Então para substituir os allouette e os alpha jet não há nada minimamente planeado para os substituir?
« Última modificação: 16 de Agosto 2018, 10:21:35 por Tomás Ribeiro »


MightyMouse

  • Mensagens: 205
Os Allouettes vão ser substituídos no 1 trimestre de 2019 pelos AW119 Koala.
O concurso foi lançado em maio de 2017 e apesar do tribunal de contas apenas ter aprovado recentemente a operação o construtor manteve o calendário de entrega.
São 5 unidades

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 796
Não fazia ideia. Obrigado pela informação

brunodias

  • Mensagens: 3907
O Koala não vai ser igual, mas pronto é o que se pode arranjar
Os alpha jet já se falou nos coreanos mas depois ficou tudo em aguas de bacalhau
Os p3 são dos mais recentes na força aerea apesar que já eram usados na holanda, mas levaram revisão das grandes
Para mim é 1 pena que venha kc390 em vez de c130, ficamos a perder, mas as negociatas são assim
De resto fica tudo como está. O tucano estavam mais a pensar para o alpha jet, mas eram os t50 também etc etc

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 796
Também não sou adepto do kc. Ainda tem muito que provar mas pronto vamos a ver. Seria assim tão caro ter kc390 e c130 a operar em simultâneo? Por exemplo reformar alguns c130 (ficar com 1 ou 2 operacionais) para missões para as quais o kc não era tão adequado e para preencher algumas possíveis dores de crescimento do kc. É só uma sugestão ignorante, não faço ideia se seria viável.

brunodias

  • Mensagens: 3907
Era trocar pelos c130j, formação de pilotos era quase nula de mecanicos igual etc etc, mas temos a ogma dos zukas e a fabrica em Evora para algo, ou pensam que eles vinham cá investir para nada?

Icterio

  • Mensagens: 166
    • Melhor ter sorte do que perícia.
Ficar com dois aviões (C-130 e KC-390) é que não pode ser.  Custos em duplicado para formação, peças, procedimentos e consumíveis.  É um berbicacho quando acontece isso.

Mas os problemas do KC-390 são próprios da maioria dos aviões novos.  Aliás, o C-130J teve uma gestação absolutamente dolorosa e morosa, o que causou espanto, sendo um "upgrade" de um modelo com décadas de serviço.

brunodias

  • Mensagens: 3907
Decadas podemos dizer mesmo o avião há mais tempo em produção no mundo

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 796
E o koala vai receber todas as missões do allouette e consegue ou vai fazer mais alguma coisa? Tipo combate aos incêndios?

ClearedForTakeOff

  • Moderador
  • Mensagens: 1238
    • Aviation Blog
Ficar com dois aviões (C-130 e KC-390) é que não pode ser.  Custos em duplicado para formação, peças, procedimentos e consumíveis.  É um berbicacho quando acontece isso.

Mas os problemas do KC-390 são próprios da maioria dos aviões novos.  Aliás, o C-130J teve uma gestação absolutamente dolorosa e morosa, o que causou espanto, sendo um "upgrade" de um modelo com décadas de serviço.

O KC-390 passou a levar "selo comercial" da Boeing.

brunodias

  • Mensagens: 3907
Continua a não ser o bom substituto do c130

Sempre ouvi dizer para substituir 1 c130, só há 1 avião possivel, 1 c130

Resposta rápida

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