Nakano

  • Mensagens: 222
"Há uma década, os aviões demoravam menos tempo a chegar ao destino. É esta a conclusão de um relatório divulgado esta segunda-feira pela Which?, uma marca britânica de apoio ao consumidor, que revela que alguns voos da Ryanair, Easyjet, British Airways e Virgin Atlantic estão a demorar até 35 minutos a mais do que há dez anos.

Esta demora pode ser explicada pela margem de manobra criada pelas transportadoras aéreas para melhorar os seus níveis de pontualidade, para evitar a probabilidade de pagar indemnizações aos passageiros e para que os atrasos não afectem os restantes voos programados para o dia, lê-se no documento.

Os investigadores da Which? Travel analisaram os tempos de voo de 125 rotas e aperceberam-se de que 76 dessas rotas demoravam mais tempo do que em 2008, apesar dos avanços na indústria aeronáutica.

Vários casos
No relatório, é dado o exemplo da Ryanair: nove das 11 rotas analisadas demoram mais tempo em 2018 do que demoravam há dez anos.

No caso dos voos da Virgin Atlantic, nove dos 12 analisados eram também mais longos do que outrora, havendo um voo entre o aeroporto de Heathrow, em Londres, e o aeroporto de Newark, EUA, a demorar mais 35 minutos do que acontecia anteriormente.

Nos 26 voos da Easyjet analisados, 16 estavam mais lentos. Para ir num voo da Easyjet do aeroporto de Gatwick, em Londres, para o aeroporto de Schonefeld, em Berlim, são precisos mais 19 minutos do que em 2008.

“Os passageiros provavelmente sentem que este tempo extra é mais um caso das transportadoras aéreas a enganá-los”, observou o editor da secção de Viagens da Which?, Rory Boland, ao jornal britânico The Guardian.

“Estes tempos de voo superiores fazem com que os passageiros passem mais tempo à espera na zona de embarque ou mesmo dentro do avião, só para que as companhias se possam congratular por chegarem ‘a tempo’ ao destino”, acrescentou."

https://www.publico.pt/2018/08/27/economia/noticia/companhias-aereas-alargam-tempo-de-voo-para-evitar-pagar-indemnizacoes-1842194
« Última modificação: 27 de Agosto 2018, 19:08:03 por Nakano »


Icterio

  • Mensagens: 146
    • Melhor ter sorte do que perícia.
Não terá a ver com o congestionamento nos aeroportos e nos próprios corredores aéreos?

Aumentar artificialmente o tempo de voo também acrescenta custos de combustível. 

Mas é estranho.  De qualquer forma, os aviões hoje não são mais rápidos do que eram à 10 anos (ou 50 anos).

Franmed

  • Mensagens: 884
Não percebi nada do artigo.

o que está a demorar mais tempo ? É o tempo de voo realizado/real ou a duração que a companhia coloca nos canais de vendas ?

E o que se considera por tempo de voo ? É tempo em voo, ou com os taxi e holds incluídos ?

Nakano

  • Mensagens: 222

eascensao

  • Mensagens: 209
Não são os voos em si que estão a demorar mais tempo ... são os horários dos voos que estão a ser anunciados com um tempo d evoo superior ao estimado.

O argumento operacional para este motivo é o congestionamento dos aeroportos e o maior tempo necessário da 'gate' à pista e depois da pista à 'gate'.

Mas na verdade essa margem de tempo serve para 'amortizar' eventuais atrasos e permitir que, mesmo assim, o voo chegue ao destino no horário. Mais, como o tempo/duração do voo anunciada é superior à que se estima na realidade, a companhia acaba por conseguir chegar n vezes antes da hora e apresentar um indíce de pontualidade muito melhor.

MiguelRei

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Isso é perfeitamente perceptível no voo LIS-OPO.

A TAP e a Ryanair prevêm voos de 55 minutos, mas na verdade demora pouco mais de 30 minutos (excluindo o ATR).

toto1100

  • Mensagens: 2435
Isto é uma coisa estudada ha anos e anos e ate ja tem um nome: "schedule padding". Esta gente que descobre a roda anos depois desta ter sido inventada é sempre muito giro.

toto1100

  • Mensagens: 2435
Isso é perfeitamente perceptível no voo LIS-OPO.

A TAP e a Ryanair prevêm voos de 55 minutos, mas na verdade demora pouco mais de 30 minutos (excluindo o ATR).

O tempo no horario publicado naturalmente nao pode incluir so o tempo de voo. Mesmo que os aeroporto estivessrm vazios ir e vir da porta também demora tempo.

ClearedForTakeOff

  • Moderador
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Tenho a impressão que há uns 10 anos a TAP meteu 15 minutos a mais nos LIS-FNC. Também alternavam A320 com F100, o que eram mais 10/15m.

Nada de novo, como diz o toto1100.

Pedro Silva

Uma coisa é o schedule time publicado para bilhetica, cliente, IATA e mercado geral, outra coisa é o "calço a calço".
Este é que conta para o aviador e flight log da aeronave e FP.

Saudações aeronauticas

toto1100

  • Mensagens: 2435
E é exatamente o que é absolutamente irrelevante para esta conversa.

eascensao

  • Mensagens: 209
Uma coisa é o schedule time publicado para bilhetica, cliente, IATA e mercado geral, outra coisa é o "calço a calço".
Este é que conta para o aviador e flight log da aeronave e FP.

Saudações aeronauticas

Claro ... mas sempre foi disso que se falou ...

É evidente que um voo de A para B tem para o cliente uma hora de partida, uma hora de chegada e consequentemente um tempo ou duração... e operacionalmente tem uma hora de saída de calços, uma hora de descolagem, um tempo em voo, uma hora de aterragem, uma hora de calços e uma duração de calços a calços.

Mas para o indice de pontualidade, para análise da existência de motivo para indemnização e para cálculo do seu valor, o que conta é o primeiro.
Daí que artificialmente aumentar esse tempo/duração - dentro do possível - tem vantagens para a companhia.

[KVS Tool 8.8.8/Diamond - Timetable]

LIS  Lisbon Portela-Lisboa PT [LPPT]
OPO  Porto Francisco De Sa Carneiro PT [LPPR]
THU  30 Aug 2018

Carrier    Flight  From  Depart    To    Arrive    A/C  St  Frequency | Dur'n | Dep T | Arr T | Meals | Miles   Kms | Codeshare
---------  ------  ----  --------  ----  --------  ---  --  -------------------------------------------------------------------
TP         1926    LIS   07:00     OPO   08:00     AT7  0   1234567     01:00       1       -             172   277
TP         1924    LIS   08:00     OPO   08:50     319  0   1-34567     00:50       1       -             172   277
TP         1930    LIS   09:00     OPO   10:00     AT7  0   123456-     01:00       1       -             172   277
TP         1944    LIS   10:00     OPO   11:00     AT7  0   1234567     01:00       1       -             172   277
TP         1934    LIS   11:00     OPO   12:00     AT7  0   1234567     01:00       1       -             172   277
TP         1936    LIS   12:00     OPO   13:00     AT7  0   1234567     01:00       1       -             172   277
TP         1938    LIS   13:00     OPO   14:00     AT7  0   1234567     01:00       1       -             172   277
TP         1946    LIS   14:00     OPO   15:00     AT7  0   1234567     01:00       1       -             172   277
TP         1952    LIS   15:00     OPO   16:00     AT7  0   1234567     01:00       1       -             172   277
TP         1960    LIS   16:00     OPO   17:00     AT7  0   1234567     01:00       1       -             172   277
TP         1964    LIS   18:00     OPO   19:00     AT7  0   123456-     01:00       1       -             172   277
TP         1966    LIS   19:00     OPO   20:00     AT7  0   1234567     01:00       1       -             172   277
TP         1970    LIS   20:00     OPO   21:00     AT7  0   1234567     01:00       1       -             172   277
TP         1968    LIS   20:45     OPO   21:40     E90  0   ---45--     00:55       1       -             172   277
TP         1958    LIS   22:30     OPO   23:25     319  0   1234567     00:55       1       -             172   277
TP         1928    LIS   23:15     OPO   00:10 +1  319  0   1234567     00:55       1       -             172   277

Neste exemplo temos ATR72 = 1:00, Embraer190 = 0:55, Airbus319 = 0:50  e 0:55 ...
Alguém acredita que esta diferença de tempos é real ?

toto1100

  • Mensagens: 2435
Nao sao so vantagens. Senao punham um aviao a fazer Lisboa-Porto a demorar 6 horas e nunca chegava atrasado.

eascensao

  • Mensagens: 209
Há 20 anos atrás um voo Lisboa-Funchal era anunciado e publicado nos horários da companhia, que na altura se distribuiam em papel, com 1:30 de duração (aliás quase todos os madeirenses da geração dos 40 para cima continuam a fazer essa conta da hora e meia).

É verdade que hoje em dia os aeroportos estão mais congestionados o que leva a maiores tempos "gate to runway" e vice-versa.

Mas é também verdade que os A319/20/21 voam a velocidades superiores às que voavam os B732/733, e que hoje em dia face à redução de separação vertical e longitudinal os aviões voam mais vezes no ou perto de seu nível óptimo de cruzeiro.

Só que hoje em dia a viagem é anunciada com 1:45 ou 1:50 de duração ...

Porquê ? Porque esses 15 a 20 minutos são uma 'almofada' suficiente para absorver parte dos atrasos e assim melhorar a pontualidade. É que se chegar antes da hora ninguém reclama ...

MORGASPT

  • Mensagens: 91
    • WELCOME
Boas
Sou um grande utilizador da nossa ponte aérea Lisboa-Porto-Lisboa
Chego a fazer 40 viagens anuais só nesta ponte aérea , como aconteceu-me ano passado .
Ate agora tinha-mos as saídas ás horas em Lisboa ( 7:00 / 8:00 etc etc ) quando as saídas do Porto eram ás meias-horas ( 7:30 / 8:30 etc etc ) , salvo pouca excepções de alguns dias da semana , essas viagem tinham duração de 55 minutos / 1 hora
Agora aquando da entrada da nova época e já com algumas viagens marcadas para Outubro e Novembro começei a receber "alterações" de voos , tudo não passa de uma maquiagem de horários , vou deixar alguns exemplos concretos em que o tempo de viagem Porto - Lisboa é igual a um voo de Lisboa - Madrid ....... as distancias são "iguais" né ( ironia da minha parte )
Para dia 31 Outubro do voo TP 1971 tinha OPO 21:35 LIS 22:30 ( 55 minutos ) agora mantém o mesmo número de voo e passou a ser OPO 21:00 LIS 22:05 ( 1h05m de voo num E190 )
Para dia 06 Novembro do voo TP 1934 tinha LIS 11:00 OPO 12:00 ( 1 hora )  agora mantém o mesmo número de voo e passou a ser LIS 11:00 OPO 12:05 ( 1h05m )
Para dia 13 Novembro do voo TP 1951 tinha OPO 16:30 LIS 17:30 ( 1 hora ) agora mantém o mesmo número de voo e passou a ser OPO 15:00 LIS 16;05 ( 1h05 m )
Ora bem , eu que saiba a distancia Lisboa - Porto - Lisboa mantém-se , penso que não ficou mais longe uma cidade da outra , mas os tempos de voo foram alongados ...... se analizar-mos friamente vemos que tenho o mesmo tempo de voo destes voos em concreto  do que um voo LIS-MAD-LIS , exemplo disso é o TP 1016 do dia 15 Novembro que irei voar onde tenho LIS 15:55 MAD 18:05 ( 1h10m )
Fica bem patente que é VERDADE que as companhias aéreas aumentam tempo de voo para evitar pagar indemnizações devidas sim
Como alguém dizia esta manobra é uma 'almofada' suficiente para absorver parte de alguns atrasos e assim melhorar a pontualidade, sabemos como esta o raking da TAP , e obviamente que se chegar antes da hora ninguém reclama e toda gente fica feliz e contente
Agora só resta que tirem as vossas conclusões com estes exemplos reais no qual irei ser passageiro
« Última modificação: 12 de Setembro 2018, 00:35:39 por MORGASPT »


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