Icterio

  • Mensagens: 454
    • Melhor ter sorte do que perícia.
À algum tempo que queria iniciar este tópico; mitos da aviação.  Não me refiro a simples disparates ou imprecisões cometidas por quem não está por dentro do assunto, mas mitos que foram (ou são) difundidos pela imprensa especializada e que ainda hoje continuam a "assombrar" as discussões.

Este é um mito clássico; que o P-47 com metralhadoras .50 conseguia inutilizar os famosos tanques Tigre através de ricochete...  Li isto imensas vezes ao longo dos anos e é daquelas coisas que nem se pensa, aceita-se como verdadeiro.  A base do mito é este vídeo, narrado por um veterano (o que dá imensa credibilidade).  Isto não significa que o piloto esteja a mentir deliberadamente mas apenas realça a propaganda do tempo de guerra e/ou "wishful thinking".

https://www.youtube.com/watch?v=Sj3Usgfhdls

Alguém se recorda de outros mitos?

BMF

  • Mensagens: 29
Na biografia do Sir Douglas Bader tem umas histórias engraçadas.

O facto de ele não ter pernas, fazia com que aguentasse manobras com maiores forças G, evitando os perseguidores. Acho que ele até chegou a colocar no log book "1 inimigo abatido e 1 afugentado" :D

A sua captura também é caricata, a foto com Adolf Galland no Me-109 e a "entrega" das próteses por parte de bombardeiros ingleses no aeródromo alemão.

Icterio

  • Mensagens: 454
    • Melhor ter sorte do que perícia.
Outro mito que perdura no tempo é sobre as baixas da Luftwaffe durante a Operação Bodenplatte (o ataque no dia 1 janeiro de 1945 ás bases aéreas avançadas dos aliados).  O mito que foi repetido até a exaustão é que um terço(!!!) da força de ataque foi abatida pela própria artilharia anti-aérea alemã (devido a falhas de comunicação e planeamento).

Tendo em conta que a Luftwaffe perdeu cerca de 300 aviões, significaria que à volta de 100 teriam sido abatidos por "friendly fire".  Investigações mais recentes e exactas colocam esse número em "apenas" 17 aviões.

Em retrospectiva, seria muito estranho tamanha eficácia da AAA, particularmente tendo em conta que o ataque foi efectuado a muito baixa altitude (pouco tempo de reacção) e por ágeis e velozes mono-motores.


Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
782 Visualizações
Última mensagem 14 de Abril 2014, 16:58:38
por cruzov
2 Respostas
1380 Visualizações
Última mensagem 11 de Junho 2014, 23:30:08
por ClearedForTakeOff
0 Respostas
885 Visualizações
Última mensagem 13 de Junho 2014, 21:59:47
por banjoss
2 Respostas
817 Visualizações
Última mensagem 15 de Setembro 2014, 21:31:09
por VNE
0 Respostas
554 Visualizações
Última mensagem 27 de Setembro 2014, 14:16:09
por pampa14

Total 85+0=85 ms, db 0 ms, php 85 ms