Tomás Ribeiro

É obrigatório as companhias da star alliance terem X aviões com a star alliance livery?

António Costa

É obrigatório as companhias da star alliance terem X aviões com a star alliance livery?

Acho que é uma quota da ordem dos 3% da frota mais coisa menos coisa. Com esse rátio, a TAP está quase a atingir a obrigatoriedade duma 3ª aeronave.
Corrijam-me se estiver errado.

CS-TMT

• Facebook
Acho que é isso, sim! ;)

MiguelRei

• Moderador
    • Instagram
Se as minhas contas estivessem certas, a TAP teria de ter um 3º Star Alliance se tivesse 82 aeronaves (li algures que a White e Portugália não entram nas contas).

A questão é: No fim da renovação, a TAP vai ter pelo menos 82 aviões?

As minhas contas foram simples: 3% de 82 dá 2,46 que arredondado é 3. Acredito que as contas sejam mais complexas...

António Costa

Pois, a questão é mesmo saber se ultrapassa as 82 aeronaves mas parece que vai ultrapassar. Agora qual o modelo escolhido; já temos A320 e A330. Assim sendo, o 3º seria A321? Acho que teria lógica pois a expansão da frota será muito focada nesse modelo.

Andre3567

As minhas contas foram simples: 3% de 82 dá 2,46 que arredondado é 3. Acredito que as contas sejam mais complexas...

Isso não é bem assim, não há duplos arredondamentos. 2,46 dá 2 ou 2,5, conforme queiras arredondar às unidades ou a uma casa decimal. Não se arredonda para 2,5, para depois arredondares esse valor novamente. Senão daqui a pouco arredonda-se 2,44445 para 2,4445, 2,445, 2,45, 2,5, 3.

Se forem necessários 3% são necessárias 84 aeronaves, já que 83*0,03=2,49, e só a partir de 84 é que se tem >2,5, com 84*0,03=2,52.
« Última modificação: 03 de Setembro 2018, 07:59:28 por Andre3567 »

caparica

Se as minhas contas estivessem certas, a TAP teria de ter um 3º Star Alliance se tivesse 82 aeronaves (li algures que a White e Portugália não entram nas contas).

Isto não faz muito sentido. Se a frota da TAP fosse constituída apenas por aeronaves destas empresas então não teria que ter nenhuma pintada com as cores da Star!!!

japenunes

Andre3567, neste caso penso que o arredondamento que mais se adapta é o arredondamento por excesso, ou seja, qualquer coisa acima de 2.00 arredonda para 3.

Por outro lado, tenho ideia que o valor é de 5% e não de 3%. Mas muitas companhias acabam por não cumprir esses valores... Resta saber se a TAP o fará com a entrada de novos aviões. Supostamente um dos novos SA será o CS-TUG.

Frota White e PGA não entram nas contas.

CS-TMT

• Facebook
Matematicamente esse arredondamento está mal feito. Só arredonda para 3 a partir de 2,5 inclusive.

MiguelRei

• Moderador
    • Instagram
Admito poder estar errado, mas também não é isso o mais importante.
Há uns anos vi as regras da Star Alliance ao pormenor e não era só 3%. Era mais rigoroso. Mas agora não encontro essa informação.

Quanto ao número da frota no final da renovação, para mim ainda não é 100% claro quantos entram e quantos saem.

japenunes

Não está mal feito, pelo contrário, é um dos métodos de arredondamentos utilizados em problemas de otimização e programação linear, e não só. Do ponto de vista matemático ou físico, podemos arredondar das seguintes formas:

"Convencional" (no intervalo [2.0;2.5[ arredonda para 2.0 e no intervalo [2.5;3.0[ arredonda para 3.0);
Excesso (no intervalo ]2.0;3.0] arredonda para 3.0);
Defeito (no intervalo [2.0;3.0[ arredonda para 2.0).

Existem outros métodos de arredondamento, em que depende se o ultimo digito decimal é par ou ímpar, do penúltimo digito decimal, etc, mas esses são mais utilizados na física experimental.
Existem regras para o número de casas decimais do arredondamento com base nos valores do cálculo aritmético a realizar, mas para aqui isso também não tem interesse.

Penso que com este exemplo de programação linear é mais fácil compreender o arredondamento por excesso: Se existirem disponíveis autocarros grandes e "mini-bus" para alugar para uma excursão com x participantes, em que os autocarros grandes custam um tanto valor superior aos mini-bus, é-nos pedido que determinemos o numero de autocarros e mini bus para minimizar o custo de forma a caber todas as pessoas que participam na excursão. Saltemos a parte da resolução, e vamos supor que o resultado final é 4 Autocarros e 2.32 mini bus. Ora, se arredondarmos para 4 Autocarros e 2 mini bus, vão haver pessoas sem lugar, pois não se pode levar 0.32 mini bus, é algo indivisível. Nesta situação utiliza-se um arredondamento por excesso, e serão utilizados 4 autocarros e 3 mini bus.

Voltando ao assunto das pinturas Star Alliance, de igual forma, não se pode dividir um avião, ou não será pintado apenas meio avião. Qualquer valor entre 1.00 e 2.00, significa que são necessários 2 aviões com essa pintura. Como 2.000000001 já passa de 2 aviões, é necessário um terceiro avião ser pintado. Isto do ponto de vista matemático mais adequado para a situação em conta. Se as companhias cumprem é outra história... Há certas companhias do grupo SA que nem 1% da frota têm pintada com cores do grupo. A ANZ por exemplo só tem o ZK-OJH, entre 58 aviões (+28 ATR), ostentando as cores SA...

Espero ter sido claro!  :D ;)
« Última modificação: 04 de Setembro 2018, 00:34:31 por japenunes »

japenunes

Admito poder estar errado, mas também não é isso o mais importante.
Há uns anos vi as regras da Star Alliance ao pormenor e não era só 3%. Era mais rigoroso. Mas agora não encontro essa informação.

Quanto ao número da frota no final da renovação, para mim ainda não é 100% claro quantos entram e quantos saem.

O último valor que ouvi falar foram 5% da frota. Penso que há uns anos atrás andava entre os 8% e 10%.

toto1100

Se era 10% entao claramente nunca nenhuma companhia cumpriu isso.

VNE

Está na hora mesmo é de alterar a pintura da Star Alliance nos aviões

japenunes

A Lufthansa deve ter passado dos 10%

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Total 85+0=85 ms, db 0 ms, php 85 ms