New Engine Option

Se o LR for a LAD será eventualmente a partir do OPO. E o TXA, diz-se, poderá chegar a LIS dia 28, três dias antes do início da rota para TLV.

ptevos

Se o LR for a LAD será eventualmente a partir do OPO. E o TXA, diz-se, poderá chegar a LIS dia 28, três dias antes do início da rota para TLV.

Até pode chegar, duvido é que as burocracias da ANAC sejam rápidas e que o avião esteja disponível para fazer o 1º voo para TLV

Rex

Para esse LR estar a voar daqui a uma semana rumo a Telavive seria necessário uma significativa conjugação cósmica de alinhamento de galáxias, mais ou menos a mesma probabilidade de eu vir a estar nesse voo inaugural acompanhado da Sara Sampaio :D
« Última modificação: 24 de Março 2019, 08:39:23 por Rex »

superpiloto

Se em outros países e possível, não deveríamos esperar menos de Portugal...

Rex

Pá, é assim. Fui um dos que que criticava o tempo que era necessário nos primeiros NEO que chegaram, entre 43 dias (TSF da Azores) a 49 dias (TVA da TAP descontonto o tempo que esteve em pintura).
Isso para mim foi muito incompreensivel, embora se calhar nem todo esse tempo tenha sido coisas da ANAC

Uns dias parece-me normal, se for tudo uma semana como o recente CS-TUG parece-me aceitável. Eles tem que fazer as suas inspecções, etc.

Também acho esquisito nalguns países o avião chegar e estar em serviço logo a seguir.
E também temos que compreender que vivemos com restrições orçamentais e que uma instituição como a ANAC também não se pode dimensionar para um ano como o actual, que é muito atípico em termos de chegadas de novos aviões, e depois nos anos seguintes estar sobre-dimensionada.

Para finalizar, se calhar é a pior altura para criticar isso dada a tempestade que vivemos com possíveis atalhos entre reguladores no caso dos Max.

Quando há m... que esperemos que nunca aconteça, depois ficam todos debaixo de escrutínio, tudo é analisado. Não duvido que nestas semanas um pouco por todo o mundo muita gente ande a rever se fez e faz tudo bem a nível de regras e procedimentos.

ruijacome

O processo de certificação não será igual ao do A321N ? Não está já certificado por inerência?
Com os melhores cumprimentos,

Rui Jácome

Tomás Ribeiro

O processo de certificação não será igual ao do A321N ? Não está já certificado por inerência?
Acho que não porque é uma variante diferente. E não sei se tem de levar etops também...

aviationlover

É que tem que ter ETOPS Tomas, isto porque vai ser utilizado para atravessar o oceano.

ruijacome

Mas o processo ETOPS pode ser certificado depois, restringindo o avião aos voos sem travessias oceanicas, por isso cheira-me que o modelo já está certificado por inerência, devido à certificação do A321N ...

Alguem que esteja mais dentro do assunto que possa clarificar..
Com os melhores cumprimentos,

Rui Jácome

Major Alvega

Sem ter confirmação oficial, acho que o avião vai começar a ser usado na rota de TLV, deixando a certificação ETOPS para mais tarde.

MA

A/C Mechanic

Sem ter confirmação oficial, acho que o avião vai começar a ser usado na rota de TLV, deixando a certificação ETOPS para mais tarde.

MA

O avião não vai estar em Lisboa a dia 31 de Março. Penso que a tap deverá utilizar outro aparelho para essa rota.
Cumpts

Angelo Rosa

É outro avião que vai fazer o TLV, e não o TXA.

aviationlover

Ouvi dizer que no primeiro vôo poderá ser o 339 para TelAviv.

Rex

O LR tem ETOPS180 desde Outubro, a entrega é que está atrasada
https://www.airbus.com/newsroom/press-releases/en/2018/10/easa-and-faa-certify-long-range-capability-for-a321neo-.html
Já agora o TJM e TJN (ex. Primera) também já faziam travessias do Atlântico embora possam ter sido modificados posteriormente  para a TAP(remoção de ACTs por ex.)
« Última modificação: 25 de Março 2019, 10:59:43 por Rex »

New Engine Option

Espero que a Airbus pague à TAP indemnizações correspondentes ao atraso do A321NLR.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Total 109+0=109 ms, db 0 ms, php 109 ms