TAP153

Rotas dispensáveis? Não me parece, basta ver, por exemplo, VLC com 3 voos diários no Verão... já agora é bom que se entenda que as rotas espanholas, assim como as marroquinas, existem para alimentar os longo-curso e Europa (Marrocos). Isto vê-se muito nos voos para os EUA, a quantidade de passageiros espanhóis é significativa.
« Última modificação: 05 de Setembro 2018, 22:57:07 por TAP153 »

New Engine Option

Nenhuma rota espanhola é dispensável, nem francesa. Nenhuma dessas rotas regionais será dispensada até porque são feeder de outros voos, especialmente transatlânticos. Pelo contrário, a tendência é haver mais capilaridade europeia no futuro apostando-se em Granada, Santiago de Compostela, Bilbao, etc etc

Airliner

Finalmente Santiago! Faz mais sentido do que Vigo!

nunopinheiro

Falta saber se esses clientes espanhóis que a TAP em princípio rouba a Ibéria escolhem a TAP pelo factor preço, e se sim quanto mais barato é e quem paga a diferença?

Mas já sei Pax em ligação é que é bom para o lucro mesmo que se perda dinheiro com ele.

Maia

No caso do mercado galego acho um erro.

Pax galego está fidelizado a OPO.  Representam uma importante quota de passageiros no AFSC.

Tem a sua disposição leque de rotas directas qb ou então usufruem do mesmo efeito de captação / feeder da IAG ou LH ou AF/KLM/TO ou TK.

E o LF de VGO parece comprovar um pouco isso.

CS-TMT

• Facebook
Finalmente Santiago! Faz mais sentido do que Vigo!
SCQ já foi operado no passado pela PGA Express (Beech 1900D) a par de LCG. Não me lembro se alguma destas coexistiu com VGO. BIO acredito que também tenha potencial. Não era a Vueling que estava a querer ligar BIO-LIS (com A320 portanto) mas não havia slots disponíveis (nos horários que interessavam à Vueling)?

Falta saber se esses clientes espanhóis que a TAP em princípio rouba a Ibéria escolhem a TAP pelo factor preço, e se sim quanto mais barato é e quem paga a diferença?
Também acredito que escolham a TAP pela qualidade do serviço. Não sei como está actualmente, mas a Iberia sempre teve fama (e proveito) de ter um serviço de bordo péssimo pelo menos no longo curso, desde há várias décadas até pelo menos 2011, pois quando fui fazer spotting a Madrid pela primeira vez, um spotter local comentou-me isso mesmo. Não sei se com a entrada no IAG a coisa melhorou ou não.

TAP153

Bilbao é rota LAR/TAP/PGA/TAP express há muitos anos. SCQ nunca foi operado pela PGA, pelos ATP da LAR sim, com código TAP, assim como VGO em DO28, SVQ  e AGP também foram rota LAR/TAP. Depois da falência da LAR, BIO fori operada em B737 B733 por um breve período.

Corunha foi operada pelos BE190 da PGA.

Tanto Bilbao como Corunha ainda fazem parte das rotas TAP. BIO com 2 voos diários e LGC com 5 semanais TP1082 / TP 1085 (acho que são 5).
« Última modificação: 07 de Setembro 2018, 06:13:13 por TAP153 »

CS-TUK

Caros: Da minha própria experiência a Iberia fica sempre mais barata do que a TAP... MAS, há rotas onde em termos práticos a TAP é a única alternativa válida na Península Ibérica se não nos quisermos arriscar a uma logística quase medonha! Refiro-me por exemplo ás rotas do norte do Brasil e mesmo no sul do mesmo em certos horários ou às rotas Africanas. A proximidade da Galiza ao Aeroporto do Porto é também um factor a considerar dado que o Porto pode considerar-se já um sólido aeroporto internacional. Qualidade de serviço era de facto de grande diferença em tempos, mas hoje em dia creio que será standard mais ou menos semelhante em ambas...

New Engine Option

BIlbao foi lapso meu. Mas já agora acrescento que no futuro devem ser acrescentadas rotas ou frequências para as canárias e baleares visto o LPA estar a correr muito bem.

Tomás Ribeiro

Pelos trip reports que tenho visto acho que a Iberia melhorou bastante o serviço no longo curso...

caparica

Citação de: CS-TMT
Não sei como está actualmente, mas a Iberia sempre teve fama (e proveito) de ter um serviço de bordo péssimo pelo menos no longo curso, desde há várias décadas até pelo menos 2011, pois quando fui fazer spotting a Madrid pela primeira vez, um spotter local comentou-me isso mesmo. Não sei se com a entrada no IAG a coisa melhorou ou não.

Voei para Xangai com eles, em económica, e gostei muito. Espaço, entretenimento, refeições, preço... tudo impecável.

Maia

BIlbao foi lapso meu. Mas já agora acrescento que no futuro devem ser acrescentadas rotas ou frequências para as canárias e baleares visto o LPA estar a correr muito bem.

A TAP voa para as Baleares?
« Última modificação: 07 de Setembro 2018, 13:24:48 por Maia »

Maia

Caros: Da minha própria experiência a Iberia fica sempre mais barata do que a TAP... MAS, há rotas onde em termos práticos a TAP é a única alternativa válida na Península Ibérica se não nos quisermos arriscar a uma logística quase medonha! Refiro-me por exemplo ás rotas do norte do Brasil e mesmo no sul do mesmo em certos horários ou às rotas Africanas. A proximidade da Galiza ao Aeroporto do Porto é também um factor a considerar dado que o Porto pode considerar-se já um sólido aeroporto internacional. Qualidade de serviço era de facto de grande diferença em tempos, mas hoje em dia creio que será standard mais ou menos semelhante em ambas...

O AFSC movimenta o dobro de pax dos 3 aeroportos galegos juntos e por lá passaram em 2017 mais de 1M de galegos ! E o destino são na sua maioria voos intra europeus. Ja agora refira-se que foram pouco mais de 55.000 os registados em LIS.

O horário da rota de VGO está ajustada para as rotas do nordeste brasileiro, GRU, NY e YYZ.

Mas em minha opinião VGO só faria sentido se a TAP voasse para EZE pois na Argentina reside uma considerável comunidade oriunda da província de Pontevedra.

Maia

Citação de: CS-TMT
Não sei como está actualmente, mas a Iberia sempre teve fama (e proveito) de ter um serviço de bordo péssimo pelo menos no longo curso, desde há várias décadas até pelo menos 2011, pois quando fui fazer spotting a Madrid pela primeira vez, um spotter local comentou-me isso mesmo. Não sei se com a entrada no IAG a coisa melhorou ou não.

Voei para Xangai com eles, em económica, e gostei muito. Espaço, entretenimento, refeições, preço... tudo impecável.

Caparica,

E num A332 ainda na "rodagem" ?

caparica

Sim, foi num a332 EC-MKJ. Já foi em Agosto do ano passado. O avião teria cerca de 1 ano.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Total 100+0=100 ms, db 0 ms, php 100 ms