VNE

Eh pá voces não perceberam o que eu quis dizer, eu estou a dizer que se está a passar por uma renovação, há atrasos, a culpa é de quem? já se viu aqui que é do construtor, tenham calma para esses destinos brevemente irão máquinas novas.

IL62M pronto já alguém respondeu á sua pergunta, como vê isto é transversal a qualquer companhia. British, Air France têm sucatões

Sim é do construtor mas compete a qualquer equipa de gestão antecipar cenários. Houve atrasos na entrega dos primeiros A380, A350, 787 e por aí adiante. Porque é que não haveria atrasos no 339 e no A321LR? Quiseram ser o launch customer do A339 e prescindir do A350. Acho bem. Mas os riscos para a TAP, como companhia relativamente pequena que é, de ser o launch customer é que tem menos flexibilidade para reagir a essa falta de aviões - a Lufthansa por exemplo irá simplesmente manter os seus 747 a voar por mais tempo para colmatar os atrasos na entrega do 777X.  Agora se uma equipa de gestão não antecipa cenários desses então não sei. Uma medida por exemplo teria sido proceder ao retrofit dos A340 em devido tempo. Não quis. Até acredito que tenha antecipado eventuais atrasos mas o que se preferiu fazer foi continuar a ter pax a viajar nos A332 PW e A340 e vir dizer que a culpa é do construtor e que temos que ser todos muito pacientes. Outras empresas, como a KLM, retrofitaram. E ter antecipado cenários e chutado para canto, neste caso para os PAX que pagam por um conforto que não têm, ou não ter antecipado não fica em nenhum dos casos bem a quem decidiu.

É esse exactamente o meu ponto.
A TAP não antecipou cenários porque trabalha quase em monopólio e, no fundo, está-se a marimbar para toda a gente (menos pra mulher do Medina).
Na verdade, já há 10 anos que os PW tinham interiores velhos. Já há 10 anos, quando vieram, que era velhos e deviam ter surgido um upgrade.
A KLM retrofitou tudo. Desde A330 a 747.
Amanhã um sucatão vai fazer OPO-GIG. Que consideração tem a tap por aquelas almas a quem chulou 900 paus pros transportar como gado?
Desculpa, "chulou"???? As pessoas que pagaram 900 € concerteza fizeram-no porque viram alguma vantagem nisso, ninguém as obrigou a pagar, ainda para mais quando há alternativas.

O comentário anterior foi escrito na perspectiva de consumidor, o teu foi enquanto entusiasta da TAP.

Se te contentas em pagar para viajar sem condições está bem, mas há quem aceite de pagar e ser bem servido, não apenas pelo transporte de A para B.

É curioso que neste Fórum haja dois tipos de posições em ralação ao preço a pagar em rotas servidas por sucatões (interiores):

1. Uns acham que a TAP cobra demasiado para a qualidade do avião e que há aviões que não preenchem os mínimos para os valores cobrados.
2. Outros acham que o que interessa é a viagem entre o ponto A e B independentemente do estado dos interiores  do avião

Uns reclamam por preço qualidade nivelado por cima e outras que o fazem nivelado por baixo.

Afinal o debate está, no plano do longo curso, entre saber se a TAP deve ser lowcost ou legacy, se cobra apenas para levar um passageiro de A para B ou se promete mais conforto como uma mais valia para o passageiro/cliente.

Assusta ver alegados funcionários defenderem, sem humildade nenhuma, que o passageiros que façam o que entenderem porque os aviões até vão cheios em C!!!

Foi este pensamento que levou à degradação da companhia.

Na verdade, na TAP nunca se preocuparam muito com o passageiro, usam o facto de ser uma bandeira de Portugal que cruza os céus e que basta isso para os passageiros pagarem o que suas excelências quiserem.

Por isso se vê a passadeira de mordomias na companhia e que transmite para os seus colaboradores um certa arrogância na defesa de algo indefensável.

Para terminar, registe-se, o preço praticado pela TAP em algumas rotas é elevado e o preço praticado em voos com sucatões é abusivo.
« Última modificação: 13 de Junho 2019, 08:04:35 por VNE »

aviationlover

VNE, antes de mais vou esclarecer uma coisa, eu não trabalho na TAP nem nunca trabalhei e concordo que os preços que a TAP pratica para o Brasil de uns anos a esta parte são elevados, sempre achei isso e acho que alguns aviões são sucatões é uma evidencia tanto que já voei em alguns 330 mais antigos, mas compreendo a parte da companhia também, não podem fazer muito mais, ela está numa fase de reestruturação de frota, estando a entrar às pingas aviões novos, de outra maneira não podia ser, eles não podem receber todos ao mesmo tempo, era simplesmente impossível, portanto só nos resta ter um pouco de paciência para que a frota de longo curso fique completa, enquanto isso, quem não quiser pagar quantias astronómicas, como eu já disse, concordo que é de mais, só tem alternativa de procurar outras companhias não TAP para o Brasil.
« Última modificação: 13 de Junho 2019, 08:55:11 por aviationlover »

New Engine Option

Não é esse pensamento que degradou a tap: o que degradou a tap foram investimentos que não deviam ter sido feitos e dinheiro que nunca existiu para coisas onde agora existe. Não tem nada que ver com o produto em C. Há pessoas obstinadas com isto, mas, por favor, desçam a terra. Que enjoo.

Jorge78

NEO, há alguma razão tecnica, para os A339 não substituirem já os A343 nas rotas de Maputo, Luanda e Rio de Janeiro, fazendo os phase-out dos A343? Será limitação de payload? Se sim, como vão resolver essa questão?
O único problema que existe é falta de aviões, se os retirarem dessas rotas tinham que os escalar noutras.
Deixem o processo de renovação decorrer normalmente, não vale a pena estarem sempre a falar nos sucatões que todos já sabemos que vão sair em breve.

nfty

Já se sabe alguma coisa da chegada dos dois a330 neo que estão para ser entregues

António Costa

E por falar em sucatões; o CS-TOI aparentemente já entrou em phase-out. Confirma-se?

GoncaloRibas

Tomás Ribeiro

Aqui está o CS-TUH a chegar ontem a Lisboa
https://www.jetphotos.com/photo/9339778?utm_campaign=Android&utm_medium=Referral&utm_source=Android+App
Em média os a339 têm demorado quanto tempo a ser certificados pela Anac? 2 semanas?

A330NEO

Os últimos tem sido uma semana

Tomás Ribeiro

O que eu estou a estranhar é que o TVE está a demorar bastante tempo para ser certificado... Suponho que seja por falta de meios da Anac que tem muito avião para certificar ao mesmo tempo.

AviationCH

13/06 A339N CS-TUE ás 20h40 e A339N CS-TUL ás 21h10  ::)
« Última modificação: 13 de Junho 2019, 13:29:56 por AviationCH »

Shamrock

Relativamente aos a321LR que andam a fazer trans atlanticos na TAP, alguém me sabe dizer a dizer com quanta tripulação anda a sair, e se 1 supervisor + 1 chefe de cabine e 3/2 tripulantes, ou apenas chefe de cabine e sem supervisor? obrigado

New Engine Option

Tudo indica que sim, que vêm hoje.

New Engine Option

Relativamente aos a321LR que andam a fazer trans atlanticos na TAP, alguém me sabe dizer a dizer com quanta tripulação anda a sair, e se 1 supervisor + 1 chefe de cabine e 3/2 tripulantes, ou apenas chefe de cabine e sem supervisor? obrigado

Supervisor? Não há supervisores para aviões de NB. A tripulação tipo é 1 CC e 4 CAB.

Shamrock

Supervisor? Não há supervisores para aviões de NB. A tripulação tipo é 1 CC e 4 CAB.

Quando o sindicato foi informado que os a321lr comecariam a operar Brasil e EUA, essa questão foi levantada, relativamente a promoções futuras, na hipotetica hipotese em que a TAP ficasse operar longo curso todo em a321LR e os WB fossem substituidos por LRs, significaria a posição de Supervisor extinta ou muito reduzida. Daí sindicato ter tentado puxado ao início para os LR um supervisor, um CC e 3 CAB. Anyway obrigado pela resposta
« Última modificação: 13 de Junho 2019, 14:47:55 por Shamrock »

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Total 112+0=112 ms, db 0 ms, php 112 ms