AvGeekDiogo

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Aqui ficá a production list do A330neo com alguns A330 CEO na mistura.A final este será para a Airbus não para a TAP, segundo esta lista de produção. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1Ff2DA4QRsnyx6Og6UREgvDckpdF2Iu7o4Vcj6m7EM_I/pub?single=true&gid=0&output=html

kodora

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Ainda em relação à pequena conversa que surgiu aqui acerca da atitude "nose down" do avião quando está no chão. Olhando para esta imagem gerada por computador, parece que aumentaram a altura do trem dianteiro para resolver o problema. Aliás, olhando para a evolução "neo" do A320, o trem também teve que ser elevado por causa do maior diâmetro dos motores.

Em comparação directa(diâmetros das fan's):
- RR Trent 700 (A330ceo): Diameter: 2.47 m
- RR Trent 7000 (A330neo): Diameter: 2.84 m
Logo pode-se assumir que o avião terá que ser mais alto, e daí ter ficado resolvido o tal problema de concepção  do modelo inicial.

Cumprimentos
Gustavo Santos

tareias77

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Aqui ficá a production list do A330neo com alguns A330 CEO na mistura.A final este será para a Airbus não para a TAP, segundo esta lista de produção. https://docs.google.com/spreadsheets/d/1Ff2DA4QRsnyx6Og6UREgvDckpdF2Iu7o4Vcj6m7EM_I/pub?single=true&gid=0&output=html

O primeiro avião produzido de um determinado modelo, é o avião de testes, o que não invalida que possa ser posteriormente reconfigurado para entrega a um launch costumer. No caso específico do neo, o launch customer será a TAP, mas este avião da fotos será o de testes.

AvGeekDiogo

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Exacto, normalmente o primeiro é sempre testbed com o lançamento de uma nova aeronave, o CS-TOH por acaso também começou como testbed.

tareias77

  • Mensagens: 4771
Exacto, normalmente o primeiro é sempre testbed com o lançamento de uma nova aeronave, o CS-TOH por acaso também começou como testbed.
Com a particularidade de ter recebido os motores GE e RR, enquanto testbed e PW quanto transitou para a Austrian Airlines.

brunodias

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Os de testes nem sempre vão para os primeiros operadores do modelo, as vezes são vendidos muitos anos depois e podem ir parar noutras empresas

tareias77

  • Mensagens: 4771
É verdade, Bruno, alguns aviões de teste são posteriormente vendidos pelos fabricantes, mas possivelmente estes aviões não serão muito apelativos para  as companhias, pelos testes mais rigorosos a que estiveram sujeitos, digo eu.

Jorge78

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Claro que são apelativos se tiverem um bom desconto ;)

Spark

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    • A internet nos dias de hoje são 2 veículos: o hypetrain e o hatewagon. ALL ABOARD!!!
Pois €stá claro...

CS-TMT

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Em comparação directa(diâmetros das fan's):
- RR Trent 700 (A330ceo): Diameter: 2.47 m
- RR Trent 7000 (A330neo): Diameter: 2.84 m
Logo pode-se assumir que o avião terá que ser mais alto, e daí ter ficado resolvido o tal problema de concepção  do modelo inicial.
Já agora, tens aí dados relativos ao diâmetro de um PW4160 ou um GE que equipam também os A330? Quer-me parecer (a olho) que estes têm maior diâmetro do que os RR Trent 700, o que invalida a justificação do "endireitar" (teórico/aparente pelo menos) da fuselagem do avião. No entanto também acho que ele poderá estar "direito" por causa do tractor do push. E quiçá também por ainda não ter os motores instalados.
Quanto à inclinação, não acho que seja um erro. Os A340 também o têm e ao serem carregados com os passageiros e carga, eles "endireitam". No entanto os A330 cargueiros têm essa situação resolvida (de forma pouco estética a meu ver).
O que eu noto é que a "dobra" dos winglets parece-me menos pronunciado e menos comprido do que os do A350. Talvez um intermédio entre o A350 e os do 787.

AECM

  • Mensagens: 330
RR Trent 700 Fan Diameter: 2,47 m
PW4000 Fan Diameter: 2,5 m
GE CF6 Fan Diameter: 2,36 m

ruialves

  • Moderador
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um avião até ver a luz do dia e voar, implica anos e anos de equipas inteiras de várias especialidades, sofrem n redesenhos e testes, até chegarem à sua versão final.
vocês acham que é possível ser um erro a questão da inclinação?
claro que não!
é o resultado de decisões de desenho/engenharia que têm por trás um racional que foi validado n vezes!
eu não sei qual é o racional mas um avião não é uma obra de arte  (no sentido criativo da palavra), é o resultado do esforço colectivo de centenas/milhares de pessoas e nada lá está por acaso.
--
Cmps,
Rui Alves


350XWB

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A mais pura das verdades! Muito bem dito!
« Última modificação: 29 de Dezembro 2016, 01:26:12 por Jorge78 »

A310, A319, A320, A320neo, A321, A321neo, A330-200, A330-300, A340-300, A340-600, A350-900, A380, B737-200, B737-300, B737-800, B737-900, B757-200, B747-8i, CRJ200, CRJ900, CRJ1000, EMB145, ATR72-500, ATR72-600

nunopinheiro

  • Mensagens: 4261
Em particular com um aparelho tao bem sucedido como o A330...

AndreMP

  • Moderador
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« Última modificação: 09 de Fevereiro 2017, 17:07:45 por AndreMP »


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