Icterio

• Melhor ter sorte do que perícia.
Hoje estava a ler esta revista e notei uma pequena notícia da altura, na secção "Airscene", para uma nova companhia aérea com apenas 3 Boeing 757...

Esta revista é de Agosto de 1971.  Hoje a Southwest é das maiores companhias aéreas do mundo.  Pus a capa e sublinhei a notícia, espero que dê para ler.

TAP153

Icterio

Não ligues, ando a ficar meio paralítico dos olhos.  :o :o :o :o

toto1100

Hoje é a maior empresa nos EUA em termos de passageiros domesticos - AA/DL/UA sao maiores tendo em conta os passageiros domesticos+internacionais.
O sucesso da Southwest no Texas (onde o mercado ja era desregulado) tambem serviu de argumento para desregular o mercado dos passageiros a nivel federal em 1978.
Tambem é a unica das 4 grandes que nunca declarou falencia, e consequemente é hoje a que tem custos mais elevados por km*. Mas mesmo assim conseguiu ter sempre lucros nos quase 50 anos de historia que ja leva, o que é obra em qualquer industria, muito mais na aviacao.

*EDIT: ja nao é. Em 2016 foi ultrapassada pela Delta e 2017 pela American. Dados do MIT: http://web.mit.edu/airlinedata/www/2017%2012%20Month%20Documents/Expense%20Related/Labor/System%20Total%20Labor%20and%20Related%20Expense%20per%20Available%20Seat%20Mile%20(LCASM).htm
Vendo melhor parece que so mesmo em 2015 é que teve os custos por km mais elevado. As minhas desculpas. Devo ter lido noticias nessa altura, mas nao acompanhei mais.
« Última modificação: 04 de Outubro 2018, 16:37:26 por toto1100 »

picarote

Foi a inspiração de um tal Michael O'Leary, quando trabalhava na GPAviation do Tony Ryan.

A Southwest tem hoje uma frota de cerca de 750 aeronaves. Mais 300, do que a europeia, Ryanair.

JGonzo

Estamos sempre a aprender, não conhecia a história dessa companhia. a única coisa que sempre me chamou a atenção foi a pintura que acho horrível, mas como dizia o outro, são gostos.

ClearedForTakeOff

• Moderador
    • Aviation Blog
Foi a inspiração de um tal Michael O'Leary, quando trabalhava na GPAviation do Tony Ryan.

A Southwest tem hoje uma frota de cerca de 750 aeronaves. Mais 300, do que a europeia, Ryanair.

E tal como a Ryanair apenas um acidente com write-off da aeronave. Overrun em Chicago Midway, com uma fatalidade onground (ia dentro de um carro).
Há uns 10 anos tinha 10% de todos dos 737 construídos (Desde 1967).

picarote

Verdade.
Há uns anos em Ciampino, calhou à Ryanair. Birdstrikes na aproximação à pista, sem vitimas.

toto1100

E teve o primeiro passageiro morto somente este ano.

ClearedForTakeOff

• Moderador
    • Aviation Blog
E teve o primeiro passageiro morto somente este ano.

Nem mais. E mais um facto que os detratores das low cost convenientemente ignoram quando alegam falta de segurança. No UK (em 2002 quando a FR estava já bem estabelecida) eram boatos a correr do tipo "tenho um amigo que trabalha na manutenção que me disse que nunca voaria com eles", blah blah. Depois vimos em Portugal uma airline nacional fazer uma aterragem tão dura que provocou tantos danos estruturais e quase mandava o avião para a sucata,  mesmo assim fazendo vários voos com pax até alguém dizer o "Rei nai nu-m avião inop".
« Última modificação: 06 de Outubro 2018, 10:14:15 por ClearedForTakeOff »

Icterio

Sempre que aparecem concorrentes fortes num qualquer segmento ou área de mercado, o "establishment" insurge-se e ataca porque vê o negócio em perigo.  Se eu trabalhasse num clube de vídeo também iria dizer para não tirarem filmes da net porque podem ter vírus, aluguem por favor as minhas cassetes VHS que são boas... ;D ;D ;D

Tal como os taxistas com a Uber. Ah, também me lembrei agora, houve uma altura em que se dizia que os combustíveis low cost estragavam os motores...tudo treta.
« Última modificação: 06 de Outubro 2018, 12:55:13 por Icterio »

nunopinheiro

Nada contra a Uber Mas nisto das inovações convém que joguem no mesmo espaço competitivo. Portanto que a legislação seja igual para ambos.

E não se enganem não ha almoços grátis.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
33 Respostas
5077 Visualizações
Última mensagem 12 de Março 2016, 08:45:25
por Hugo_Martins
Quem tem razão?

Iniciado por José Alberto « 1 2 » Frequent Flyer

22 Respostas
3049 Visualizações