ZG

  • Mensagens: 354
https://pontofinalmacau.wordpress.com/2011/04/04/um-desastre-aereo-chamado-macau/

Para quem se queira esclarecer, junto um artigo muito interessante que analisa a questão em causa.
Em cerca de 500 voos foram transportados mais de 120.000 passageiros. Atendendo a que em Macau residiam pouco mais de 1.000 portugueses expatriados, nada mal.
A tripulação ficava alojada em Macau 2 dias e meios, até render o avião seguinte, no Mandarim Oriental. Eram cerca de 15/16 tripulantes (2 pilotos, supervisor, 2 chefes de cabine e 9/10 FA, incluindo um FA/intérprete).
Assisti várias vezes ao embarque da carga, e não será exagero dizer que 25 a 30% da capacidade de carga era ocupada pelos móveis comprados pela tripulação, que nesses anos eram muito procurados em Lisboa...
Voei no voo que transportava os convidados para a inauguração do Aeroporto da taipa, em novembro de 1995, no avião presidencial (Mário Soares).
Aterrou na Taipa depois de sobrevoar Macau, com um delay de 2 minutos em relação ao 2º avião que transportava o PM e outros convidados.
Impressionante o sobrevoo e a aterragem de 2 A340-300 no espaço de 2 minutos, após atravessarem meio mundo.
Depois disso, e durante os 30 meses que durou a rota fiz, em missão oficial, 21 voos Lisboa-Macau-Lisboa.
Pena não haver 1ª classe, o que era prática corrente nos voos da Europa para HK, o que levava alguns passageiros a preferir outras companhias a partir de HK.
« Última modificação: 12 de Junho 2019, 10:42:10 por ZG »


ClearedForTakeOff

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https://pontofinalmacau.wordpress.com/2011/04/04/um-desastre-aereo-chamado-macau/

Para quem se queira esclarecer, junto um artigo muito interessante que analisa a questão em causa.
Em cerca de 500 voos foram transportados mais de 120.000 passageiros. Atendendo a que em Macau residiam pouco mais de 1.000 portugueses expatriados, nada mal.
A tripulação ficava alojada em Macau 2 dias e meios, até render o avião seguinte, no Mandarim Oriental. Eram cerca de 15/16 tripulantes (2 pilotos, supervisor, 2 chefes de cabine e 9/10 FA, incluindo um FA/intérprete).
Assisti várias vezes ao embarque da carga, e não será exagero dizer que 25 a 30% da capacidade de carga era ocupada pelos móveis comprados pela tripulação, que nesses anos eram muito procurados em Lisboa...
Voei no voo que transportava os convidados para a inauguração do Aeroporto da taipa, em novembro de 1995, no avião presidencial (Mário Soares).
Aterrou na Taipa depois de sobrevoar Macau, com um delay de 2 minutos em relação ao 2º avião que transportava o PM e outros convidados.
Impressionante o sobrevoo e a aterragem de 2 A340-300 no espaço de 2 minutos, após atravessarem meio mundo.
Depois disso, e durante os 30 meses que durou a rota fiz, em missão oficial, 21 voos Lisboa-Macau-Lisboa.
Pena não haver 1ª classe, o que era prática corrente nos voos da Europa para HK, o que levava alguns passageiros a preferir outras companhias a partir de HK.

Ouvi dizer que a carga era tanta que se chegou a fretar um cargueiro para seguir o A340 (mula extra).

TAP153

  • Mensagens: 1061
Nos 30 meses de operação a rota gerou 5 milhões de prejuízo.

BKK abriu como escala para o voo de MFM, nunca operou em separado e eram 2 voos semanais, tanto via BRU como BKK.

A TAP vendia HKG via jetfoil quando a escala de BRU existia, numa tentativa de captar pax mas a parceria com a SABENA foi um desastre e daí a abertura de BKK.

Abracos

ma_lppt

  • Mensagens: 174
Esclarecido o assunto "Macau" temos então para o "Guiness"

- LIS SFO é um voo comercial regular non stop mais longo da TAP com partida de Lisboa actualmente em operação
- Bruxelas Macau  continua a ser históricamente o voo comercial regular non stop mais longo efectuado em equipamento TAP
« Última modificação: 12 de Junho 2019, 13:53:09 por ma_lppt »


aviationlover

  • Mensagens: 929
Nos 30 meses de operação a rota gerou 5 milhões de prejuízo.

BKK abriu como escala para o voo de MFM, nunca operou em separado e eram 2 voos semanais, tanto via BRU como BKK.

A TAP vendia HKG via jetfoil quando a escala de BRU existia, numa tentativa de captar pax mas a parceria com a SABENA foi um desastre e daí a abertura de BKK.

Abracos

Ainda há quem aqui venha defender essa rota que a TAP tinha no passado...
« Última modificação: 12 de Junho 2019, 14:22:02 por aviationlover »


Rex

  • Mensagens: 1220
Penso que não eram apenas 1000 portugueses expatriados, mas mais alguns bons milhares em Macau. Além dos mais de 120 mil com passaporte português.
Outro dos problemas que ouvi falar dessa rota é que muitos passageiros estavam ligados à administração portuguesa e que não pagavam na TAP...
De qualquer forma é preciso também relativizar as coisas um pouco (apenas um pouco, claro) com o contexto da época, na véspera da transferência da soberania de Macau interessava a Portugal deixar marcas (como o aeroporto) e ligações ao território por motivos políticos/ geoestratégicos/ culturais e isso teve elevados custos que depois acabavam trespassados para as empresas públicas em vez de assumidos pelo Estado central. Uma realidade infelizmente ainda existente hoje, a nível dos transportes públicos por exemplo.

Onurb

  • Mensagens: 165
Esclarecido o assunto "Macau" temos então para o "Guiness"

- LIS SFO é um voo comercial regular non stop mais longo da TAP com partida de Lisboa actualmente em operação
- Bruxelas Macau  continua a ser históricamente o voo comercial regular non stop mais longo efectuado em equipamento TAP

Lisboa-Bangkok é consideravelmente mais longo que Bruxelas-Macau

Angelo Rosa

  • Mensagens: 1578
Distancia via great circle mapper:


BRU   MFM - 9,377 km
LIS   BKK - 10,721 km

toto1100

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ZG

  • Mensagens: 354
Distancia via great circle mapper:


BRU   MFM - 9,377 km
LIS   BKK - 10,721 km

Quando a rota passou a Macau-BKK-Lisboa, passou a haver escala em Istambul

ZG

  • Mensagens: 354
Penso que não eram apenas 1000 portugueses expatriados, mas mais alguns bons milhares em Macau. Além dos mais de 120 mil com passaporte português.
Outro dos problemas que ouvi falar dessa rota é que muitos passageiros estavam ligados à administração portuguesa e que não pagavam na TAP...
De qualquer forma é preciso também relativizar as coisas um pouco (apenas um pouco, claro) com o contexto da época, na véspera da transferência da soberania de Macau interessava a Portugal deixar marcas (como o aeroporto) e ligações ao território por motivos políticos/ geoestratégicos/ culturais e isso teve elevados custos que depois acabavam trespassados para as empresas públicas em vez de assumidos pelo Estado central. Uma realidade infelizmente ainda existente hoje, a nível dos transportes públicos por exemplo.

Na TAP só não pagavam bilhete os membros do Governo e meia dúzia de outras altas entidades (AE).
Os 120 mil detentores de passaporte são chineses... nascidos em Macau. Os chineses nascidos fora de Macau não têm passaporte português.
Falei em cerca de 1000 expatriados. Obviamente que não estão incluídos os 2 ou 3000 macaenses!
Nas dezenas de voos que fiz, em serviço oficial, os 2 Governos sempre pagaram os meus bilhetes.

aviationlover

  • Mensagens: 929
TAP nails most of the business class details on A330neo Chicago debut: https://runwaygirlnetwork.com/2019/06/12/tap-nails-the-executive-class-details-with-a330neo-chicago-debut/

Uma review positiva, principlamente a executiva muito importante no mercado americano, de certeza que a economica também não seja má.
Uma pergunta a quem souber responder, sempre há nos 339, a economy premium ou plus como como foi falado há tempos atrás?

New Engine Option

  • Mensagens: 2281
TAP nails most of the business class details on A330neo Chicago debut: https://runwaygirlnetwork.com/2019/06/12/tap-nails-the-executive-class-details-with-a330neo-chicago-debut/

Uma review positiva, principlamente a executiva muito importante no mercado americano, de certeza que a economica também não seja má.
Uma pergunta a quem souber responder, sempre há nos 339, a economy premium ou plus como como foi falado há tempos atrás?

Sim, mas que se resume a lugares com maior pitch e ângulo de reclinação. São as cadeiras vermelhas da econômica.

FLopes

  • Mensagens: 549
Bye Bye lounges de terceiros. A partir de agora os passageiros da TAP apenas podem frequentar lounges Star Alliance ou de companhias membros desta Aliança.
Podiam era ter avisado.

Prezado Sr. XX,
 
Em resposta ao seu e-mail, agradecemos a sua preferência e reiteramos o nosso empenho em manter elevados padrões de qualidade no serviço prestado.  Apresentamos desde já as nossas desculpas por alguma experiência menos positiva bem como pela falta de comunicação atempada.
 
Relativamente aos lounges, a TAP encontra-se em processo de reavaliação dos contratos com os Lounges de diversos aeroportos, entre os quais o de Bolonha. Deste modo, nos aeroportos onde não existe um lounge da Star Alliance ou um lounge de uma companhia membro da Star Alliance, o acesso a lounges de terceiros deixa de estar disponível.

Os lounges da Star Alliance e de companhias (membro) desta aliança continuam disponíveis, os quais partilham o objetivo de fornecer o melhor serviço ao cliente, mantendo sempre os mais elevados padrões de segurança.
 
A TAP Air Portugal agradece a sua preferência.
 
Ao seu inteiro dispor para qualquer esclarecimento adicional, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

Airliner

  • Mensagens: 880
A TAP continua a não a entender a importância dos lounges para um determinado nicho.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

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