Byte Boador

Ainda temos muito que esperar pelos aviões eléctricos o que eu estou curioso é para ver como é que as coisas vão evoluir até lá com os turbofans. E também estou para ver quando é que o grande público em geral se começa a lembrar do impacto ambiental de voar. Porque até agora toda a gente tem andado muito ocupada com os popós porque são as primeiras coisas que vêem a deitar fumo, mas ainda não se lembraram à séria dos aviões... Basta contar às pessoas que o combustível nos aviões se mede em toneladas para as por a pensar...

Antes de pensarem nos aviões, que se virem para os barcos. Esses sim, grande poluidores
Have no fear of perfection - you'll never reach it.

Salvador Dali

brunodias

Pessoalmente acho que a nivel de motores isto nem esta muito avançado, e digo isto porque vejam 1 cessna consume na casa dos 25 a 30 litros, um ultraleve pode consumir 12 litros, tudo isto hora, e isso não me parece valores assim tão baixos quanto isso, tantos anos de evolução mas será que um cessna 172 de 1970 ou 80 consumia muito mais que um actual???

Secalhar pode ter melhorado a nivel dos comerciais mas........
Nos comerciais é facil dizer que consume menos, depois há que ver em relação ao que, se for ao passageiro, basta aumentar o numero de passageiros e já consome menos etc

aviationlover

Ainda temos muito que esperar pelos aviões eléctricos o que eu estou curioso é para ver como é que as coisas vão evoluir até lá com os turbofans. E também estou para ver quando é que o grande público em geral se começa a lembrar do impacto ambiental de voar. Porque até agora toda a gente tem andado muito ocupada com os popós porque são as primeiras coisas que vêem a deitar fumo, mas ainda não se lembraram à séria dos aviões... Basta contar às pessoas que o combustível nos aviões se mede em toneladas para as por a pensar...

Mas Tomás eu acho que isso é um bocado falso, vá digamos assim, falso no sentido de dizerem que os aviões poluem bastante e até diziam que o buraco do ozono era provocado pelas aeronaves, mas depois a comunidade cientifica disse que não foram nem são as aeronaves que provocam o buraco no ozono mas sim outras causas naturais, por isso é que digo, o impacto ambiental é relativo.

Tomás Ribeiro

E de facto é aviationlover, mas não confio no público em geral para chegar a essa conclusão... Não sei se me faço entender... Para o comum dos mortais, os aviões poluem. Ponto final. tentar explicar a impossibilidade de um avião eléctrico com a tecnologia atual não é fácil a certos ambientalistas mais ferozes.

aviationlover

Mas o publico em geral depois pensa antes falar, então depois como é que viajamos?

Rex

nunopinheiro

Rex tem piada mas no outro coiso estava a falar nisso.
https://pubs.rsc.org/en/content/articlelanding/2019/ee/c8ee02499e#!divAbstract
https://www.kubagen.co.uk/

pelas minhas contas eles atingem um valor energético por litro*kg util de 12,3 vs 17,2 do jet fuel... já é muito interessante.

o coiso deles num m³ consegue guardar de forma util a 90% 25.534,8 MJ de energia com um peso de 2080 kg
VS 14000 MJ  de energia util a 40% com um peso de 814 kg no caso do jet fuel.

Brutal vantagem do hidrogeno é que o tempo de carga é semelhante ao de qq outro combustível.
« Última modificação: 22 de Maio 2019, 13:03:37 por nunopinheiro »

Rex

Pois, há vários tópicos que andam a abordar coisas semelhantes e não sabia aonde meter.
Sempre tive curiosidade de saber uma métrica comparativa dum NB ou WB puramente eléctrico e parece que alguém fez as contas para saber quanto longe estamos disso. Durante muito tempo os progressos terão que ser soluções híbridas.

Tem estado a decorrer o evento Airbus Innovation Days 2019 aonde se tem falado de muita coisa desta área

https://twitter.com/hashtag/airbusid?f=tweets&vertical=default&src=unkn
https://www.airbus.com/newsroom/events/airbus-innovation-days-2019.html
« Última modificação: 22 de Maio 2019, 13:20:12 por Rex »

Byte Boador

As baterias elétricas estão cá para dar tempo ao hidrogénio, (leia-se tecnologia),  ser devidamente desenvolvido
Have no fear of perfection - you'll never reach it.

Salvador Dali

nunopinheiro

Há áreas onde as baterias eletrificas continuaram a fazer muito sentido. QQ situação é que possamos carregar e descarregar localmente, mesmo nos automóveis para quem usar pouco um automóvel em trajetos curtos a bateria provavelmente é a melhor solução sem ter de carregar uma fuel cell e um deposito de hidrogeno.
os carros a hidrogeneo Tem eles próprios baterias de dimensão muito considerável.

toto1100

Que ha para desenvolver no hidrogenio sequer?
Ha muito mais para desenvolver nas baterias.

toto1100

A Airbus diz que quer ter avioes hibridos á venda em 2035: https://www.apnews.com/d8d911a9f1844df1a314a42c346e74a4

toto1100

Opiniao de um tecnico da DLR (para quem nao conhece é possivelmente o mais importante centro de investigacao em aeronautica na Europa): https://www.flightglobal.com/news/articles/viable-electric-aircraft-remain-decades-away-dlr-462513/

Citação
Viable electric aircraft remain decades away: DLR

Airline chief executives hoping that the development of electric aircraft will boost the industry's environmental credentials will have to wait many years yet, an expert has warned.

Andreas Kloeckner from German aerospace research centre DLR outlined the current state of electric aircraft development at IATA's Wings of Change conference in Berlin on 19 November.

He notes that current research is focusing on small commuter-sized electric aircraft of around 19 seats, but that transports such as these are unlikely to fly before the late 2020s.

Larger aircraft that could match the capacity of an Airbus A320 or a Boeing 737 will require new technologies such a fuel cells or hydrogen power, probably working alongside batteries, and will not be ready until around 2040, Kloeckner estimates.

"The solution that we believe we can do is build a hybrid electric aircraft where there will be a system of hydrogen combustion generator plus battery, or fuel cells plus battery,” Kloeckner says.

Under current technology, powering an A320-size jet for just 1h would require a battery roughly the same size as the aircraft.

Despite the technological challenges of creating electric aircraft, doing so would bring numerous benefits.

As well as reducing carbon emissions and other pollutants, electric aircraft would produce significantly less noise and be easier and cheaper to maintain, on account of the reduced complexity of engines that have fewer moving parts. Electric motors can also be easily scaled, meaning that small engines can be as efficient as large ones. This offers the opportunity to alter the configurations of aircraft design.

However, developing electric aircraft will also require huge investments in the infrastructure for hydrogen or fuel cells, which would need to be the same globally. Batteries are also only environmentally friendly if they are charged with electricity from sustainable sources, Kloeckner notes.

nunopinheiro

Citação
fuel cells or hydrogen power
, Yeap. Em termos de densidade energética é das únicas soluções.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
1450 Visualizações
Última mensagem 10 de Fevereiro 2014, 16:34:37
por ClearedForTakeOff
10 Respostas
2938 Visualizações
Última mensagem 02 de Setembro 2017, 04:00:16
por iloper