toto1100

  • Mensagens: 3943
Como se falou disso outro dia no topico do novo aeroporto de Lisboa, aqui fica uma noticia sobre os planos da Easyjet. Notar as aspas no titulo.


EasyJet outlines 'progress' on electric jet


Citação
"Progress has been made" by EasyJet's US partner Wright Electric toward developing an electric passenger airliner capable of flying up to 270nm (500km), the UK budget carrier has declared.

Wright Electric has applied for a patent of a "novel motor design" to power an "EasyJet-sized" electric airliner, says the airline, without providing detail of the architecture being proposed.

"[The] development suggests that the transition towards an all-electric commercial passenger jet capable of flying passengers across EasyJet's UK and European network is in sight," it adds.

The aircraft will be designed by Darold Cummings, an engineer and consultant who has previously worked for Boeing and the US Department of Defense.

Wright Electric is making preparations to perform a first flight of a nine-seat electric aircraft in 2019.

Previously, the Los Angeles-based start-up completed flight tests with a two-seat electric aircraft, built in co-operation with Spain's Axter Aerospace, a specialist in hybrid-powered light aircraft.

Noting that a range of 270nm is targeted for the electric airliner, EasyJet chief executive Johan Lundgren states that the airline's route between London and Amsterdam "could become the first electric flyway".

Lundgren believes "it is important to our customers that we operate sustainably", and that "technological advancements in electric flying are truly exciting, and it is moving fast".

He adds: "We can now foresee a future that is not exclusively dependent on jet fuel."

EasyJet became a partner with Wright Electric in 2017. The US company's chief executive Jeffrey Engler said during an EasyJet-hosted innovation event last year that the electric airliner would fly by 2027.

Daqui: https://www.flightglobal.com/news/articles/easyjet-outlines-progress-on-electric-jet-453088/

nunopinheiro

  • Mensagens: 4367
270nm e nem isso acredito honestamente, mesmo com enormes poupanças no peso, os motores elétricos ajudam bastante, o velho problema de densidade energética não tem solução a vista.
será que vão andar a hidrogeno com uma fuel cell ? Problema é o tramado do hidrogeno querer fugir pelos buracos entra as moléculas do seu recipiente. E o seu volume ser elevado. Mas é fazer as contas.


para interessados, mas daqui ate realidade ainda falta muito muito tempo, e por certo pelo meio teremos soluções hibridas

e mais informação sobre os problemas do hidrogeno.
« Última modificação: 30 de Outubro 2018, 11:07:44 por nunopinheiro »


toto1100

  • Mensagens: 3943
Pensei que a questao da fuga de hidrogenio fosse uma nao-questao nos tanques que se usam atualmente.

nunopinheiro

  • Mensagens: 4367
toto é sempre um problema, por isso é que nos foguetões não se usa hidrogeno para sitemas que tenham de funcionar passado muito tempo depois do lançamento apesar de ser o combustível de longe mais eficiente em termos de impulso especifico.
« Última modificação: 30 de Outubro 2018, 11:11:31 por nunopinheiro »


toto1100

  • Mensagens: 3943
Harbour Air to convert all its seaplanes to electric for first all-electric airline: https://electrek.co/2019/03/26/harbour-seaplanes-electric-airline/

Rex

  • Mensagens: 1259

aviationlover

  • Mensagens: 1206
Não mostrem isto ao Acacio, se não, não se cala ;D

Mas eu sou bastante céptico em relação a aviões 100% elétricos, mas se alguma dia aparecerem dou o meu braço a torçer.
« Última modificação: 29 de Março 2019, 14:52:34 por aviationlover »


toto1100

  • Mensagens: 3943
Para alem destes usos de nicho para viagens curtas (onde o factor primodial é o custo, nao tanto a tecnologia), tera que haver uma revolucao ao nivel das baterias para que tal possa acontecer. Nao ha volta a dar, é fisica, e a fisica das baterias atuais nao permite isso.

Mas a criacao deste topico foi precisamente para ver se ele se calava com isso no topico do aeroporto e falava disso aqui. Mas como ele aparentemente desconhece o conceito de topicos diferentes para temas diferentes nao resultou.

Rex

  • Mensagens: 1259
Sim, estamos mesmo muito longe de conseguir meter um eléctrico com 200 ou 300 toneladas no ar a voar a Mach 0,85 durante horas a fio.
São nichos como referes. Ao contrário de outras tecnologias, não tem havido uma evolução propriamente revolucionária/exponencial, as baterias não são circuitos integrados. É uma evolução (infelizmente) lenta.

Icterio

  • Mensagens: 428
    • Melhor ter sorte do que perícia.
"Heavier-than-air flying machines are impossible"

Lord Kelvin (Físico matemático e engenheiro), 1895

Rex

  • Mensagens: 1259
Icterio, nós (humanidade) somos terrivelmente maus a prever o futuro, é verdade.
Mas vê também o o oposto, nos anos 70 se pedissem uma previsão do futuro em 2020 praticamente toda a gente diria que hoje andaríamos todos numa espécie de carros voadores :)
A evolução das baterias tem sido a grande limitação, mesmo assim tem havido progressos notáveis, daqui a 15 anos acredito que pelo menos nas cidades para trajectos curtos haja uma grande disseminação de carros eléctricos.
Na aviação contudo vai levar mais tempo, pelo menos no longo curso, a não ser que apareça alguma tecnologia disruptiva que tarda em aparecer.

nunopinheiro

  • Mensagens: 4367
Hibridos sim fazem sentido é no fundo aumentar ainda mais a fan em vez de se transmitir o movimento por meio mecânico (eixo/caixa de velocidades) usamos eletricidade. Com a possibilidade de guardar parte desta.

Assim o turbina/gerador estará otimizada para essa função, e as fan's  para levantar consomem carga da bateria mais gerador, a carga é reposta na fase de cruising.

Não me admiraria muito que daqui a alguns anos aparecesse alguns aviões com uma ou duas fan's elétricas adjuvantes.

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 1855
Não mostrem isto ao Acacio, se não, não se cala ;D

Mas eu sou bastante céptico em relação a aviões 100% elétricos, mas se alguma dia aparecerem dou o meu braço a torçer.
Ele não se atrevia a ir a mais nenhum tópico porque lá no fundo todos sabemos, de aviação ele percebia 0.

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 1855
Ainda temos muito que esperar pelos aviões eléctricos o que eu estou curioso é para ver como é que as coisas vão evoluir até lá com os turbofans. E também estou para ver quando é que o grande público em geral se começa a lembrar do impacto ambiental de voar. Porque até agora toda a gente tem andado muito ocupada com os popós porque são as primeiras coisas que vêem a deitar fumo, mas ainda não se lembraram à séria dos aviões... Basta contar às pessoas que o combustível nos aviões se mede em toneladas para as por a pensar...

António Costa

  • Mensagens: 1002
Não mostrem isto ao Acacio, se não, não se cala ;D

Mas eu sou bastante céptico em relação a aviões 100% elétricos, mas se alguma dia aparecerem dou o meu braço a torçer.
Ele não se atrevia a ir a mais nenhum tópico porque lá no fundo todos sabemos, de aviação ele percebia 0.

Quase me atreveria a dizer que o "dito cujo" fez um qualquer Mestrado em Ambiente ou numa variante qualquer à custa dos nossos estimados foristas dado que o material que lhe foi fornecido foi imenso e de qualidade.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
1343 Visualizações
Última mensagem 10 de Fevereiro 2014, 16:34:37
por ClearedForTakeOff
10 Respostas
2697 Visualizações
Última mensagem 02 de Setembro 2017, 04:00:16
por iloper
672 Respostas
104401 Visualizações
Última mensagem 17 de Setembro 2019, 00:36:20
por MiguelRei
18 Respostas
17424 Visualizações
Última mensagem 12 de Abril 2014, 23:13:15
por superpiloto
4 Respostas
1831 Visualizações
Última mensagem 19 de Março 2014, 13:57:21
por Tiago Maia

Total 94+0=94 ms, db 0 ms, php 94 ms