MORGASPT

  • Mensagens: 103
    • WELCOME
Budget airline WOW Air has been completely bought out by Icelandair Group, Viðskiptablaðið reports. The board of Icelandair Group bought every share in WOW Air, pending approval from Icelandair shareholders and the Icelandic Competition Authority.

“WOW Air has built up a strong brand over the years, and accomplished a lot under that brand, to and from Iceland over the Atlantic Ocean,” acting director of Icelandair Group Bogi Nils Bogason said in a statement. “It’s a great opportunity for earnings, but the airline will continue to operate under its own initiative and under its own brand.”

MBL reports that WOW Air’s value is currently at 2.1 billion ISK; roughly just over 17 million USD. With this buyout, WOW Air owners will now own a 5.4% share of Icelandair Group, as WOW Air was bought entirely with shares in Icelandair Group. The buyers are obliged to hold onto some of these shares for at least six months, and the rest for 12 months total.

Skúli Mogensen, the director and founder of WOW Air, said he was “very proud of our accomplishments and what we have built in recent years,” saying that the buyout represents a “new chapter” for the airline to grow and expand its reach.

Indeed, their combined share of air traffic to and from Iceland is nearly 80%, with the buyout giving Icelandair Group control of the vast majority of flights to and from Iceland.

DV has published an e-mail which Skúli sent out to WOW Air employees. In it, he says that the entire process should take about three weeks, and still depends on ultimate approval from Icelandair shareholders and the Icelandic Competition Authority.

“There will be no changes in our daily operations and we will continue to service our passengers and destinations as before with the mission to continue to offer the lowest fares to and from Iceland and across the Atlantic,” the e-mail reads in part. “I realize this will come as a shock to many of you and obviously it was not part of the original game plan. However, given the circumstances I think this is the best solution for our team, our passengers, the continuity of WOW air as a low-cost carrier and not least for the travel industry in Iceland. I encourage you to look at this as an opportunity to continue our journey now as a part of a much stronger group that can enable us to succeed long term.”

WOW Air has struggled with significant financial losses, even while growing its market share. With the combination of the two airlines, WOW Air may add more destinations to its roster, with the help of Icelandair’s resources

Posted on November 6, 2018, 16:16
« Última modificação: 06 de Novembro 2018, 15:27:47 por MORGASPT »


toto1100

  • Mensagens: 3398
Ja foi cancelada a compra: https://www.flightglobal.com/news/articles/icelandair-group-scraps-wow-air-takeover-454008/
A ver quanto tempo dura agora a WOW ate ir á falencia.

TAP153

  • Mensagens: 1041
Quanto tempo durará a própria Icelandair???
« Última modificação: 29 de Novembro 2018, 11:12:12 por TAP153 »


MightyMouse

  • Mensagens: 225
2 A320 TF-BRO e TF-SIS voaram para Shannon.
Poderá ser já uma devolução não voluntaria dos aparelhos ao lessors.

toto1100

  • Mensagens: 3398

aviationlover

  • Mensagens: 849
O que se está a passar com as LC? já foi chão que deu uvas ao que parece.

toto1100

  • Mensagens: 3398
Haver empresas sempre a sair do mercado sempre foi o normal na aviacao. Ultimamente tem sido mais low-cost porque esse é o modelo predominante agora. Mas nem todas com dificuldades o sao: a Monarch era charter, a Alitalia é legacy, a Flybe tambem nao anda bem e é regional, etc.

pedferre

  • Mensagens: 365
A Alitalia sempre teve problemas e sempre terá... Itália é Itália... e função publica em Itália então... :)
Não é uma companhia que possa ser comparada com companhias normais... talvez com a Tap antes da privatização (que também era uma estatal de um país latino)...
« Última modificação: 29 de Novembro 2018, 14:42:24 por pedferre »


toto1100

  • Mensagens: 3398
A Alitalia ja era uma empresa privada desde 2008.
Nao me parece que a FCA ou a Generali se safem muito mal, la porque sao italianas.

pedferre

  • Mensagens: 365
A Alitalia ja era uma empresa privada desde 2008.
Nao me parece que a FCA ou a Generali se safem muito mal, la porque sao italianas.
Acho que a Ethiad só tinha 49% do capital não? A ideia que tinha de ler algumas coisas é que a companhia era muito mal gerida, depois tem os sindicatos que complicam.
Bem basta ver como está a Itália agora (e Roma e o Sul em particular) para perceber que a Itália não anda bem, nunca vai fazer reformas e nunca vai sair da cepa torta.
« Última modificação: 29 de Novembro 2018, 15:01:26 por pedferre »


toto1100

  • Mensagens: 3398
A Etihad so entrou em 2014 e nem podia ter mais de 49% por causa das regras europeias.
Mas a empresa ja era privada antes disso.

pedferre

  • Mensagens: 365
Bem lá vai andando, talvez alguem lhe pegue, se ninguem lhe pegar (como parece que vai acontecer porque pelos vistos ninguem acha aquilo bom), o estado pega mais cedo ou mais tarde, e lá mete mais dinheiro na máquina trituradora. :)

P.S: A Tap também era assim, ainda bem que já não é.

toto1100

  • Mensagens: 3398
A Easyjet e a Delta fizeram propostas para a comprar, por isso parece que ha gente que lhe quer pegar (a Delta nao se sabe com quem, que eles sozinhos tambem nao podiam comprar mais de 49%).
O governo ja esta metido ao barulho, que uma das proposas é da Trenitalia, que é detida pelo governo. Tambem andam a fornecer emprestimos de emergencia desde que a Etihad saiu, o que tambem esta a ser avaliado pela Comissao Europeia para determinarem se nao sao ajudas ilegais.
« Última modificação: 29 de Novembro 2018, 15:28:08 por toto1100 »


pedferre

  • Mensagens: 365
A Easyjet e a Delta fizeram propostas para a comprar, por isso parece que ha gente que lhe quer pegar (a Delta nao se sabe com quem, que eles sozinhos tambem nao podiam comprar mais de 49%).
O governo ja esta metido ao barulho, que uma das proposas é da Trenitalia, que é detida pelo governo. Tambem andam a fornecer emprestimos de emergencia desde que a Etihad saiu, o que tambem esta a ser avaliado pela Comissao Europeia para determinarem se nao sao ajudas ilegais.
Ai está o cerne da questão "o governo já está metido ao barulho"... se calhar sempre esteve...

aviationlover

  • Mensagens: 849
Como é que o Estado está metido ao barulho se pelas regras da União Europeia estão proibidos de meter dinheiro? ou são especiais?

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
8 Respostas
1283 Visualizações
Última mensagem 18 de Setembro 2015, 08:56:25
por CSTTI
0 Respostas
265 Visualizações
Última mensagem 03 de Novembro 2015, 19:07:56
por jopeg
8 Respostas
999 Visualizações
Última mensagem 26 de Novembro 2015, 09:56:13
por Spak
0 Respostas
711 Visualizações
Última mensagem 08 de Novembro 2017, 14:24:25
por ClearedForTakeOff
52 Respostas
2981 Visualizações
Última mensagem 05 de Abril 2019, 17:50:33
por Cebola

Total 107+0=107 ms, db 0 ms, php 107 ms