CK

Nao sei se este tópico já foi criado, mas não encontro.

A Ryanair acabou por despedir os tripulantes que forjaram a foto em Málaga.

https://www.aviation24.be/airlines/ryanair/sacks-six-flight-attendants-pictured-sleeping-malaga-airport-floor/

gio

Penso que este caso vai dar bastante trabalho aos tribunais.

Já foi bastante debatido, mas quanto à Ryanair, acresenta-se que eles violaram o GDPR ao publicarem o vídeo das ações da tripulação no Twitter (imagens de segurança do aeroporto de Málaga) sem o consentimento das pessoas filmadas: https://mobile.twitter.com/Ryanair/status/1052559295718539264
« Última modificação: 07 de Novembro 2018, 12:49:56 por gio »

Travel is the cure for racism, bigotry and prejudice.

toto1100

Cheira-me que vai ser um muito interessante caso para analisar a interpretacao que os tribunais fazem do RGPD.

Icterio

• Melhor ter sorte do que perícia.
Sim, gostava de saber o "resultado final".  A argumentação da Ryanair é que a divulgação do vídeo foi necessária para se defender dos danos de reputação que a foto encenada provocou.  Tem alguma lógica, vamos aguardar pela decisão do tribunal.

toto1100

Eu ate acho que divulgar o video por si so nao sera ilegal face ao RGPD (nao face ideia face á legislacao espanhola), porque desde que as pessoas nao sejam identificaveis em principio RGPD nao se aplica. Mas eu, para alem das accoes de formaca que tive que aturar por causa do RGPD, nao percebo nada do assunto.

Mas eles usarem as imagens para identificarem as pessoas sem autorizacao de um tribunal ja me parece bastante mais duvidoso. Somado a isso terem-nas despedido com base nisso é qualquer coisa.
O "natural" a seguir num caso destes seria ter interposto um process de difamacao, o tribunal entao dava (ou nao) autorizacao para as pessoas serem identificadas, e entao depois a Ryanair dava seguimento ao processo disciplinar e despedia as pessoas - embora o tribunal ate podia dizer que autorizava a identificacao para o caso de difamacao e podia proibir a Ryanair de usar isso na sua relacao contratual com os trabalhadores.

Spak

Mas as pessoas são identificáveis porque sabes quem são pela tal fotografia forjada, portanto IMHO, foi violado o RGPD. Se a Ryanair se queria defender tinha outras soluções que não esta.

toto1100

Sabes da fotografia como? Eles aí fizeram bem questão de não ser identificáveis. E acho que as pessoas tem que ser identificáveis por si só,  se nao nao fazia sentido.

Spak

Hum... sou obrigado a concordar.

Mas se a Ryanair sabe quem eles são (sabendo que tripulações ficaram em Málaga naquela noite) de alguma forma são "identificáveis", não?

toto1100

A nao ser que o sistema de vigilancia fosse muito mau, a Ryanair facilmente os identificara (nao eram assim tantos tripulantes que estavam la), nunca isso esteve em causa.
A questao é se tem autoridade legal para os identificar. E depois em cima disso usar essa identificacao para os despedir (mas isso é outra questao completamente diferente; acho que a Ryanair tem mais do que motivos para os despedir; mas nao pode cometer uma ilegalidade pelo meio).

Uma coisa é tu pores publicamente a dizer "a minha empresao sao filhos da coisa". Se isso for publico, a tua empresa, em principio, pode usar essa informacao á vontade para te mover um processo disciplinar. Outra coisa é tu pores isso de forma anonima e a empresa "hackear" o computador de todos os seus empregados a ver quem pos aquilo online e entao comecar o processo disciplinar. O que acontece no fim é o mesmo, mas pelo meio a empresa cometeu uma ilegalidade.
« Última modificação: 08 de Novembro 2018, 09:48:50 por toto1100 »

António Costa

Pelo que se sabe, ficou lá mais do que uma tripulação. Basta alguém ter sido coagido para ter estragado toda a encenação e se ter sabido os nomes. Estamos a falar numa empresa em que os ordenadas não são nada de especial propiciando a que certos trabalhadores cedam à tentação da delação, com os incentivos/ameaças adequados.

aviationlover

Nesta questão ambas as partes ficaram mal na fotografia, tanto a empresa como os tripulantes, podiam ter resolvido este problema internamente e não na praça publica.

Byte Boador

Nesta questão ambas as partes ficaram mal na fotografia, tanto a empresa como os tripulantes, podiam ter resolvido este problema internamente e não na praça publica.

A Ryanair é sobejamente conhecida pelo diálogo com os seus funcionários...
“Success is not final, failure is not fatal.
It is the courage to continue that counts“

Winston Churchill

LAMPUKA

O essencial da história foi que forjaram a fotografia com intenção clara de manipularem a opinião pública, sendo por isso aldrabões.
Com essa atitude acabaram por prejudicar a imagem dos colegas da classe que, provavelmente, até têm razão nas suas reivindicações.
Depois de desmascarados, serem despedidos era o mínimo que se esperaria.
O resto são tretas. Quero lá saber se podiam ou não divulgar as imagens. Por mim até foi um favor que fizeram porque, também eu, tinha sido iludido com a situação.
Em Portugal dá-se demasiada importância aos pormenores, principalmente quando toca a defender quem age/agiu erradamente.

toto1100

Isto nao tem nada a ver com Portugal. Passou se em Espanha com trabalhadores com contrato Irlandes.
E o RGPD aplica-se em toda a UE de qualquer das formas.

toto1100

Pouco tem a ver. :) nao consigo editar

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
733 Visualizações
Última mensagem 09 de Março 2014, 22:39:02
por jopeg
7 Respostas
1980 Visualizações
Última mensagem 16 de Agosto 2014, 16:18:56
por Jetstream