scxrface

• Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat. Sun Tzu
Boas! Sou novo neste forum e desde já parabéns a todos os envolvidos, isto está qualquer coisa de interessante.

Sou estudante de secundário na área de ciências económicas mas, apesar de gostar de números e mercados financeiros outro sonho meu seria obter a licença e tal como todos por estas bandas um dia poder voar. Aqui apresento as seguintes questões:

1º- Nunca tinha prestado grande atenção ao tópico da formação até ver os preços das escolas portuguesas e dai até tenha tido algum espanto apesar de entender os valores e custos. A partir daqui surge uma questão que para mim tem alguma importância, em primeiro lugar o que escolher? Academia da Força Aérea, tirar ciências aeronáuticas e militares com a especialidade de piloto ou entrar numa escola de aviação??
Sei que ambas tem as suas vantagens e desvantagens, na força aérea tenho um ensino sem custos mas ao mesmo tempo necessito de permanecer dentro(coisa que espero que se o fizer pelo menos gostar das actividades lá desempenhadas) já numa escola necessitava de um bocado de dinheiro(spoiler alert, não sou menino de mãos beijadas por isso a quantia aqui pedida é difícil de engolir especialmente para um jovem).

2º- Quanto á opção da escola de aviação já estive a ver a oferta disponível e continuo a perguntar-me se as escolas facilitam as mensalidades(aposto que não) e se alguém por aqui já pediu um empréstimo para pagar estas despesas que, junto com estadia e alimentação não ficam nada baratas.

Já na Força Aérea, a probabilidade de entrar seria bastante menor mas se conseguisse e completasse o curso pergunto se o dia a dia de um piloto militar seria melhor que um civil. Funções distintas mas que continuo sem saber qual prefiro. E uma vez dentro e após o período obrigatório, as empresas civis tendem a empregar estes pilotos? Ou têm preferência por pilotos de escolas?

Sei que existe demanda por pilotos mas as duvidas entre o que fazer persistem.
Espero que este questionamento esteja perceptível perante tantas duvidas. Abraço!

lrad

Boas scxrface
Antes de mais bem vindo ao forum.
Eu estive na mesma situação e tive as mesmas duvidas que tu durante algum tempo. Acontece que todos os caminhos que expuseste podem levar te a um dia seres piloto de aviação civil, uns mais ou menos dispendiosos e uns mais rapidos que outros. Mas analisa se é correto entrares na FAP com os tugas a pagar a tua formação com a ideia de sair la o mais rápido possível para ir para a aviação civil. (Quanto a preferires militar ou não neste momento só te resta afinar os gostos explorando os dois campos).
Pessoalmente optei por entrar no ensino superior em Engenharia Mecanica, eu gosto e é uma mais valia que levo comigo para onde for. Quando acabar o curso pondero entrar numa escola com recurso a financiamentos, tal como referiste não é para qualquer bolso.  Relativamente à empregabilidade neste momento não parece que seja problema mas nunca sei o dia de amanhã e caso alguma coisa mude continuo a ser sempre engenheiro :)

Boa sorte

Byte Boador

Se o custo de formação é incomportável (o que se entende) então não há dúvida senão frequentar a melhor escola de pilotos. A Força Aérea Portuguesa
“Success is not final, failure is not fatal.
It is the courage to continue that counts“

Winston Churchill

scxrface

• Strategy without tactics is the slowest route to victory. Tactics without strategy is the noise before defeat. Sun Tzu
Obrigado pelas respostas Irad e Byte Boador, sim o objectivo é um dia conseguir ser piloto mas ao mesmo tempo piloto militar também parece interessante. Só tenho medo de se não conseguir entrar na Academia e seguir a especialidade que acabe por não estudar numa escola de aviação ao mesmo tempo que trabalho, ainda por cima numa área diferente, economia e gestão.

Cumprimentos, scxrface
« Última modificação: 09 de Novembro 2018, 17:13:18 por scxrface »

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
282 Visualizações
Última mensagem 10 de Julho 2015, 22:07:22
por iloper
0 Respostas
431 Visualizações
Última mensagem 03 de Setembro 2015, 14:42:38
por Flyz