PedroFaria

Ola companheiros,
Vou começar o ATPL em Janeiro, e queria saber se algum de voces começou agora em Setembro ou ja esta ha mais tempo em alguma destas escolas, IFA Omni ou AWA.
A Omni é a melhor escolha pela facilidade de se ir logo para os ATR e o IFA tem um programa directo para o ATR tambem. Com a AWA já li algumas reviews em foruns que nao parece estar a ir no bom caminho, e a Leavia esta cheia de alunos e nao estao a aceitar mais.
Qualquer opiniao é bem vinda, como é muito dinheiro para entrar nesta vida, tudo ajuda.

Mborges

Boas Pedro,

Em 1 lugar, qualquer escola actualmente tem uma procura elevada de alunos, e portanto, poderão ter uma situação potencial de falta de instrutores e aviões para o voo.

Em 2 lugar, aconselho te a visitar cada uma das escolas e perceberes o ambiente em cada uma delas, bem como o que te oferecem vs valor a pagar.

Em 3 lugar, eu estou a frequentar na Awa e estou a gostar. Mas ainda não cheguei ao voo.

Cumprimentos,

MB

PedroFaria

Obrigado pela resposta, Borges boa sorte para o teu curso! Sim é verdade, parece que estao todas cheias com alunos, ja visitei algumas so falta a gair, gostei da 7Air disseram que tambem tem problemas, mas ate agora é a que parece mais equilibrada e tem mais instrutores e avioes a voar. A awa pelo que ja li aqui e por colegas lá estao, nao voam há meses e ninguem lhes dá satisfaçoes, isso assusta um bocado ate porque nao parecia nada quando la fui visitar. O Ifa oferece muita coisa e parece bem para o preço, mas nao se vê a voar tambem e nao conheci nenhum aluno de lá ainda.

Bernsilva

Boas, sou novo aqui no forum, descobri por acaso agora que ando a pesquisar para o curso e digo-te que tens aqui algumas opinioes que valem a pena.

Quero ver se consigo começar agora em janeiro, ainda nao decidi a escola. Ja acompanho ha uns anos este tema, e realmente entre altos e baixos é desta que vou arriscar tambem. Tal como diz o Borges, acomselho a ires visitar as escolas e tenta falar com alguem que la esteja ja a frequentar que sao quem melhor sabe, eu é o que estou a fazer.

abraço e boa sorte

Mfgfr

Boa noite, das escolas que mencionas-te a omni é a que tem o menor número de aviões.
A sevenair está a investir nos tecnam e parece que planeia reduzir os c152.
A awa está a adquirir mais aviões e parece que conseguiram solucionar o problema de falta de instrutores com mais experiência.
Para mim enquanto piloto não consigo compreender que se escolha uma escola por “acesso aos atr”. O type rating é pago pelo aluno, o acesso a esse mesmo trabalho não é garantido pois tem de ser demonstrada a proficiencia e esperar por uma “possível” oportunidade de colocação, o ordenado oferecido para uma operação comercial é extremamente baixo, no caso do ifa é um contrato de 6meses em treino.
Já pararam para pensar no depois? Um type de ATR não é igual a um type de Boeing ou Airbus e não abre as mesmas portas. Apenas o mercado africano e algumas companhias charter buscam este tipo de pilotos e maioritariamente com elevada experiência.
Actualmente existem opções bastante melhores para gastar esses 15000/20000eur.

Byte Boador

A lei da oferta e da procura contraría tudo o que diz. Você da um pontapé numa pedra e acerta num piloto qualificado em 320/737 desempregado. Há muito menos pilotos de ATR no mercado e por algum motivo, em alguns mercados os mesmos são bem pagos. Vejo anúncios para os voar na Ásia com bastante regularidade. Há mais vida para além do jacto. Começar a carreira a voar Turboprop não é vergonha nenhuma e até correm o risco de ser a melhor decisão que alguma vez tomaram. Não estou a defender esta ou outra escola, falo da escolha que terão de tomar depois de terem a cartolina azul no bolso.
“Success is not final, failure is not fatal.
It is the courage to continue that counts“

Winston Churchill

Mfgfr

Byte penso que se refere a pilotos apenas com type de boeing ou airbus. Eu estou a falar de pilotos com type e com alguma experiência.
Se quiser falar do mercado asiático existem propostas de 15000 a 25000 eur por mês liquidos para pilotos de boeong ou airbus.
No meu comentário não estou de maneira alguma a depreciar o turbo prop mas se puder escolher entre os dois e sabendo que o investimento é inferior não existem dúvidas do caminho a seguir.
Actualmente considero um grande problema existirem escolas a dizerem aos alunos que fazem o atpl, têm protocolos com empresas, pagam mais x pelo type de um atr e têm emprego garantido. Na realidade não é bem assim, gair diz que tem protocolos mas és colocado na admissão da mesma em pé de igualdade com outros pilotos que queiram fazer parte da Ryanair ou da Easyjet. Na omni existe uma fila de espera para quem pagou o type e só uma minoria alcança o emprego na tap express.
Não sei se és piloto comercial, privado ou apenas um amante da aviação mas para uma pessoa que planeia começar um atpl e com pouco conhecimento do mercado facilmente se vai atrás destas falsas promessas.

Byte Boador

Eu refiro-me a pessoas que ainda nem sequer têm a cartolina azul na mão mas a cabeça já está cheia de certezas sobre o que querem fazer ou que type querem pagar.
Há uma rapariga que decidiu ignorar os sábios conselhos de muitos e resolveu tirar o curso do saab 300.
Ainda não tinha terminado o TR e já tinha recebido ofertas de emprego.
Hoje voa 747 na cargolux.

Se tivesse optado pela via (desculpem a expressão) da carneirada, se calhar hoje só tinha dividas e emprego zero!

O que vos recomendo é que alarguem os vossos horizontes, pensem um pouco fora do quadrado
“Success is not final, failure is not fatal.
It is the courage to continue that counts“

Winston Churchill

Mfgfr

Não se trata de seguir a “carneirada”. Alguém que ainda nem piloto é pagar o valor elevado que é pedido sem uma real garantia de emprego não faz sentido.
Eu paguei o meu type mas apenas após o meu futuro empregador me garantir o contrato efectivo após o line training. Isso é uma certeza ao contrário das falsas promessas de algumas escolas.
A título de exemplo actualmente a Ryanair pede 5000eur pelo type com um bond e os ordenados iniciais são aproximadamente o triplo dos oferecidos pela tap express nos atr.

NBarros

• A sonhar em pilotar desde 1998
Boas,
Também conto iniciar o curso ATPL, num futuro relativamente próximo, antes estou a tirar um curso superior (mestrado em engenharia mecânica).
Na altura, quando acabei o 12º ano (2016), andei a ver o que Portugal tinha para oferecer e a minha escolha iria ser a OMNI. Falei com alguns pilotos, inclusive alunos que frequentaram a GAIR, e todos me recomendaram a OMNI.
Sei que o paradigma mudou um bocadinho, ainda assim não me parece que a OMNI seja má escolha.
Boa sorte para e não te esqueças de partilhar a tua decisão final!

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
1 Respostas
1629 Visualizações
Última mensagem 12 de Outubro 2015, 20:47:43
por brunodias
Formação na OMNI - Ajuda

Iniciado por AFportugal « 1 2 » Formação

16 Respostas
4190 Visualizações