japenunes

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eascensao

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Os ailerons são a única superfície de controlo (naquele modelo de avião) que utiliza cabos e roldanas. Tudo o resto é fbw. Como é que fazemos o teste aos comandos, verificando a página sinóptica referente às superfícies de controlo, concluindo que tudo está bem e depois por milagre, os comandos ficam cruzados? Acho isso muito Sci-fi

A questão, aqui, é que em (quase) todas as vezes o teste é efectuado com o pensamento ou objectivo de confirmar a reactividade dos comandos i.e. ao fazer o teste observa-se a página referente às superficies de controlo confirmando que existe reacção ou resposta mas não é, se calhar, dada a importância necessária à resposta em si.

Só que é diferente efectuar o teste para despistar uma eventual falha nos comandos durante uma breve paragem entre voos ou efectuá-lo após uma grande intervenção de manutenção ... isto para não falar de que este teste podia e devia ter sido (também) efectuado pela manutenção antes da 'entrega' do avião.

"A pressa é inimiga da perfeição" e o trabalho em simultaneo de duas equipas de manutenção, a da OGMA/EMBRAER e a da ASTANA que veio propositadamente para acelerar os trabalhos decerto não ajudou ...

CS-TMT

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Excelente ponto de vista, Eduardo!
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Byte Boador

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Até na escolinha se faz o teste a “cantar” o que está a acontecer (roll to the right, right aileron up left aileron down) e nestes aviões isto tem de ser feito da mesma forma com uso da página sinóptica. Agora, com ou sem pressas, o que se passou aqui foi grave pois dar um avião RTS com os comandos trocados é grave (e pelo que me constou, já não é a primeira vez que isso acontece naquela casa). A tripulação não fazer os testes com 30 olhos depois de tirar um avião da manutenção também é muito mau!
Se invés de descolar de Alverca, tivessem descolado de um outro aeródromo com uma volta imediata após descolagem, se calhar o desfecho teria sido outro... Serve de exemplo para todos...
“Success is not final, failure is not fatal.
It is the courage to continue that counts“

Winston Churchill

brunodias

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Na instrução fazemos o checklist, mas por vezes as rotinas podem prejudicar e secalhar eles viram o que diziam e não o que la estava

E deve ser muito diferente eu olhar( voo nos ultraleves) para o aileron, e para eles verem aquilo num monitor

japenunes

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Sim, isso é verdade! Muitas vezes a rotina faz com que se digam coisas por hábito sem se ir verificar se estão devidamente configuradas. Lembro-me de um exemplo destes, com um MD-80 e tal, creio que foi um Spanair, leu-se a checklist, e na altura dos flaps a resposta foi "flaps set, x degrees", quando na verdade os flaps estavam completamente recolhidos...

ClearedForTakeOff

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Sim, isso é verdade! Muitas vezes a rotina faz com que se digam coisas por hábito sem se ir verificar se estão devidamente configuradas. Lembro-me de um exemplo destes, com um MD-80 e tal, creio que foi um Spanair, leu-se a checklist, e na altura dos flaps a resposta foi "flaps set, x degrees", quando na verdade os flaps estavam completamente recolhidos...
E num dia em que o sistema que avisa flaps up na descolagem estava INOP :(

Faro1910

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Há novidades desta investigação/aeronave?  :o

filipebteixeira

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Citação
Avião que voou descontrolado sobre Lisboa teve falhas e erros na manutenção
Investigação encontrou falhas nos controlos do avião do Cazaquistão que tinha acabado de ser sujeito a uma manutenção profunda na OGMA - Indústria Aeronáutica de Portugal.

in https://www.tsf.pt/portugal/sociedade/interior/aviao-que-voou-descontrolado-sobre-lisboa-teve-falhas-e-erros-na-manutencao-10964864.html

Hoje houve um update à nota informativa do GPIAAF http://www.gpiaa.gov.pt/, está classificado agora como acidente.

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