jeropiga

  • Mensagens: 272
Falha de controlo...varições brutas de altitude...será que estavam a tentar controlar o avião com thrust assimetrico?

Nyctalus

  • Mensagens: 330
O stress na voz do piloto é bem exemplo do problema sério de controlo que o tracking do avião parece mostrar. Tudo correu bem no final, isso é de salutar.
Mas é preocupante, o avião tinha acabado de sair de manutenção e parece que estava já a caminho do Minsk. Algo correu muito mal durante a manutenção do avião.
« Última modificação: 11 de Novembro 2018, 17:12:21 por Nyctalus »


jeropiga

  • Mensagens: 272
Fonix. Ainda bem que já aterrou bem. Ao ouvir a comunicaçào, a pedir ditching, JESUS! De arrepiar! O que iria naquele avião e na cabeça daquela gente. E a sra do ATC com um profissionalismo e clareza nas comunicacoes... tb deve ter ficado bem emocionada com o feliz final. Uffffffffff!

Nyctalus

  • Mensagens: 330
A senhora do ATC foi mesmo super profissional, não poderia ter feito muito mais... manteve a calma, foi clara e solicita. Não se pede mais do que isso. À excepção de ao inicio ter confundido ditching com jettison (o piloto não foi muito claro), tudo o resto foi 5 estrelas, mesmo!
« Última modificação: 11 de Novembro 2018, 17:44:53 por Nyctalus »


Nyctalus

  • Mensagens: 330
My 50 cents: Penso que os F16 podem ter desempenhado um papel fundamental nesta questão. Deverão ter informado o ATC de tudo o que se estava a passar e, provavelmente, devem ter dado algumas ajudas preciosas aos pilotos. Amarar no mar é medonho, muito mais difícil do que num rio - até para questão de salvamento.

A trajetória para Beja faz-me pensar no Alqueva, se preciso fosse mesmo amarar, não haveria melhor massa de água doce - e sem ondas...

sdo

  • Moderador
  • Mensagens: 684
A senhora do ATC foi mesmo super profissional, não poderia ter feito muito mais... manteve a calma, foi clara e solicita. Não se pede mais do que isso. À excepção de ao inicio ter confundido ditching com jettison (o piloto não foi muito claro), tudo o resto foi 5 estrelas, mesmo!

Por acaso acho que o piloto foi claro (dentro do nervosismo e das dificuldades de comunicação), mas é perfeitamente normal o ATC não ter compreendido isso. Sabiam que o avião estava com dificuldades, mas convenhamos.. ter uma tripulação a 40NM do mar a pedir vectores para amarar não é uma coisa normal.

jeropiga

  • Mensagens: 272
Tb pensei no alqueva. Mas nao sei se há SAR em alqueva para esta situaçoes. Os F16 foram concerteza uma ajuda preciosa... olhos, bussola, companhia. Se eles tivessem de amarar mesmo, concerteza dariam uma ajuda na localização dos destroços. Isto pode facilmente dar um mayday desastres aereos. Fico com a percepção que eles sempre quizeram o mar para evitar cair em terra, no meio de tanto descontrolo, ainda caiam em cima de uma localidade.

jeropiga

  • Mensagens: 272
Sdo, eu já reparei, ou pelo menos tenho a impressão que o receptor lppt apch do live atc está a norte de Lisboa. Ou seja, apanharia melhor aquela zona, com um avião a voar tão baixinho.
« Última modificação: 11 de Novembro 2018, 17:55:49 por jeropiga »


Nyctalus

  • Mensagens: 330
A senhora do ATC foi mesmo super profissional, não poderia ter feito muito mais... manteve a calma, foi clara e solicita. Não se pede mais do que isso. À excepção de ao inicio ter confundido ditching com jettison (o piloto não foi muito claro), tudo o resto foi 5 estrelas, mesmo!

Por acaso acho que o piloto foi claro (dentro do nervosismo e das dificuldades de comunicação), mas é perfeitamente normal o ATC não ter compreendido isso. Sabiam que o avião estava com dificuldades, mas convenhamos.. ter uma tripulação a 40NM do mar a pedir vectores para amarar não é uma coisa normal.

Eu quando ouvi o audio pela primeira vez, entendi logo o ditching. Mas também posso ter sido influenciado por ter lido noticias de que o avião ia amarar na comporta, pelo que acho que se ele dissesse "ditching in the water" ajudaria a uma compreensão rápida... De resto, não poderia estar mais de acordo contigo.

jeropiga

  • Mensagens: 272
Os mp3 continuam é só substituir o 1330 por 1400

picarote

  • Mensagens: 114
Os dados ADSB podem não ser reais... A avaria pode ter origem aí.
Há ali variações de altitude, velocidade e rumo, quase impossíveis.

Nyctalus

  • Mensagens: 330

Rex

  • Mensagens: 1256
Os dados ADSB podem não ser reais... A avaria pode ter origem aí.
Há ali variações de altitude, velocidade e rumo, quase impossíveis.

E não só, eles fartam-se de alertar para isso sempre que há um acidente/incidente, não só pode haver erros na informação transmitida como o que aparece no site são apenas uns "frames" e o site/app faz uma previsão/tendência do voo, é necessário o raw data para ver os dados sem ser tratados algoritmos, etc

Além disso eles já informaram que este voo estava a ser seguido por MLAT e não ADS-B https://twitter.com/flightradar24/status/1061643410984054785

picarote

  • Mensagens: 114

Nyctalus

  • Mensagens: 330
Claro que devemos ter isso em mente. Mas em algumas das voltas do avião, as diferenças de leitura de altitude são grandes demais para serem apenas um erro de leitura do sistema de tracking.


Edit: Estava aqui a ler e, teoricamente, segundo o Flightradar24, o MLAT é semelhante ao ADS-B em termos de posição. Apenas tem um lag maior, e os dados de velocidade não é tão preciso, principalmente durante as curvas.
« Última modificação: 11 de Novembro 2018, 18:33:42 por Nyctalus »


Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
754 Visualizações
Última mensagem 18 de Novembro 2015, 19:31:11
por Nyctalus
0 Respostas
531 Visualizações
Última mensagem 06 de Maio 2016, 16:59:06
por blabla
8 Respostas
1350 Visualizações
Última mensagem 13 de Fevereiro 2017, 07:14:11
por Caravelle
0 Respostas
504 Visualizações
Última mensagem 24 de Março 2017, 19:59:33
por Flyz
1 Respostas
839 Visualizações
Última mensagem 02 de Março 2018, 18:01:35
por Jorge78

Total 105+0=105 ms, db 0 ms, php 105 ms