picarote

  • Mensagens: 100
Um exemplo melhor.

https://youtu.be/7UrTORv9i9Y?t=606

Parece que os ailerons estavam com comando invertido. Os spoilers estariam normais.

Byte Boador

  • Mensagens: 132
No embraer só os ailerons usam cabos, as restantes superfícies são FBW
“Success is not final, failure is not fatal.
It is the courage to continue that counts“

Winston Churchill

picarote

  • Mensagens: 100
No AVH
http://avherald.com/h?article=4c04438e&opt=0

Parece que o Simon fez um esforço e conseguiu cobrir este incidente.

Reduced Service
By Simon Hradecky on Monday, Nov 12th 2018 12:07Z

Folks,

considering my initial reaction of total overload and overstress, throwing a fit, when the news of the PIA overrun arrived here as well as the piss poor performance in analysing the photos (which showed all too clearly that I was not operating normally anymore) I decided to stand on the emergency brakes to protect my health.

I am aware of the Air Astana emergency yesterday, and although highly interesting it remains a test flight and as such is outside our coverage (see our FAQ). I shall not cover this (mainly as I can't bear the pressure anymore and need to recover first).

In the following weeks all communication non-essential to AVH coverage will be completely ignored, and occurrences requiring extensive resources from my side will not be followed up until I feel completely recover in a state before the LionAir Crash. The following 3 accidents requiring breaking news coverages pushed me over the edge, simple as that.

Spak

  • Mensagens: 5519
Parece que o Simon fez um esforço e conseguiu cobrir este incidente.

E foste lá dar uma força, certo?  ;D

Citação
Best Regards ,
By Picarote on Wednesday, Nov 14th 2018 12:22Z

Really appreciate your effort, on covering this incident!!

picarote

  • Mensagens: 100

eascensao

  • Mensagens: 215
Estava ausente e só me apercebi deste acidente por algumas notas no Facebook e pelo que, entretanto, aqui li.

Estes relatos lembraram-me, de repente e por motivos distintos, dois outros acidentes em território nacional num passado não muito distante.

O primeiro, com o dirigivel da Goodyear (?) quando a piloto comandante face à inesperada ocupação da área prevista de aterragem do mesmo acabou por 'apontá-lo' ao mar onde a aeronave se destruiu totalmente mas sem a perda de vidas estranhas á condução do voo ... semelhante a atitude e decisão do piloto.

O segundo, com o piloto de uma aeronave ligeira que se supõe tenha sofrido um ataque cardíaco e em que a Força Aérea interceptou a aeronave, a acompanhou, os interceptores foram rendidos, e a aeronave foi acompanhada 'mar dentro' até ao limite da autonomia dos F-16 tendo prosseguido até desaparecer da cobertura radar ... semelhante a prontidão e resposta da Força Aérea Portuguesa.


Duas  outras notas, mais pessoais,
- é também por isto que os Controladores de Tráfego Aéreo têm formação e treino em simulador para lidar com situações anómalas e poder responder a situações destas;
- é admirável e louvável a capacidade de coordenação civil/militar no Espaço Aéreo nacional em situações deste tipo, com particular ressalva para a presença da Esquadra Independente de Tráfego Aéreo da Força Aérea Portuguesa no Centro de Controlo de Tráfego A+ereo de Lisboa na NAV Portugal.

VNE

  • Mensagens: 1046
No AVH
http://avherald.com/h?article=4c04438e&opt=0

Parece que o Simon fez um esforço e conseguiu cobrir este incidente.

Reduced Service
By Simon Hradecky on Monday, Nov 12th 2018 12:07Z

Folks,

considering my initial reaction of total overload and overstress, throwing a fit, when the news of the PIA overrun arrived here as well as the piss poor performance in analysing the photos (which showed all too clearly that I was not operating normally anymore) I decided to stand on the emergency brakes to protect my health.

I am aware of the Air Astana emergency yesterday, and although highly interesting it remains a test flight and as such is outside our coverage (see our FAQ). I shall not cover this (mainly as I can't bear the pressure anymore and need to recover first).

In the following weeks all communication non-essential to AVH coverage will be completely ignored, and occurrences requiring extensive resources from my side will not be followed up until I feel completely recover in a state before the LionAir Crash. The following 3 accidents requiring breaking news coverages pushed me over the edge, simple as that.


Afinal não cobre apenas voos comerciais...

toto1100

  • Mensagens: 2558
Qual a dificuldade de perceber que ele achou o caso interessante e por isso decidiu cobrir mesmo que nao seja o ambito do site? Quando se falou no avherald isso foi discutido logo.

ruijacome

  • Mensagens: 97
Estava ausente e só me apercebi deste acidente por algumas notas no Facebook e pelo que, entretanto, aqui li.

Estes relatos lembraram-me, de repente e por motivos distintos, dois outros acidentes em território nacional num passado não muito distante.

O primeiro, com o dirigivel da Goodyear (?) quando a piloto comandante face à inesperada ocupação da área prevista de aterragem do mesmo acabou por 'apontá-lo' ao mar onde a aeronave se destruiu totalmente mas sem a perda de vidas estranhas á condução do voo ... semelhante a atitude e decisão do piloto.

O segundo, com o piloto de uma aeronave ligeira que se supõe tenha sofrido um ataque cardíaco e em que a Força Aérea interceptou a aeronave, a acompanhou, os interceptores foram rendidos, e a aeronave foi acompanhada 'mar dentro' até ao limite da autonomia dos F-16 tendo prosseguido até desaparecer da cobertura radar ... semelhante a prontidão e resposta da Força Aérea Portuguesa.


Duas  outras notas, mais pessoais,
- é também por isto que os Controladores de Tráfego Aéreo têm formação e treino em simulador para lidar com situações anómalas e poder responder a situações destas;
- é admirável e louvável a capacidade de coordenação civil/militar no Espaço Aéreo nacional em situações deste tipo, com particular ressalva para a presença da Esquadra Independente de Tráfego Aéreo da Força Aérea Portuguesa no Centro de Controlo de Tráfego A+ereo de Lisboa na NAV Portugal.

Epa esta do Goodyear nunca tinha ouvido falar e as pesquisas feitas nao encontro nada... Podes elaborar mais Eduardo? Quando foi isto ?
Com os melhores cumprimentos,

Rui Jácome

ClearedForTakeOff

  • Moderador
  • Mensagens: 1238
    • Aviation Blog
Estava ausente e só me apercebi deste acidente por algumas notas no Facebook e pelo que, entretanto, aqui li.

Estes relatos lembraram-me, de repente e por motivos distintos, dois outros acidentes em território nacional num passado não muito distante.

O primeiro, com o dirigivel da Goodyear (?) quando a piloto comandante face à inesperada ocupação da área prevista de aterragem do mesmo acabou por 'apontá-lo' ao mar onde a aeronave se destruiu totalmente mas sem a perda de vidas estranhas á condução do voo ... semelhante a atitude e decisão do piloto.

O segundo, com o piloto de uma aeronave ligeira que se supõe tenha sofrido um ataque cardíaco e em que a Força Aérea interceptou a aeronave, a acompanhou, os interceptores foram rendidos, e a aeronave foi acompanhada 'mar dentro' até ao limite da autonomia dos F-16 tendo prosseguido até desaparecer da cobertura radar ... semelhante a prontidão e resposta da Força Aérea Portuguesa.


Duas  outras notas, mais pessoais,
- é também por isto que os Controladores de Tráfego Aéreo têm formação e treino em simulador para lidar com situações anómalas e poder responder a situações destas;
- é admirável e louvável a capacidade de coordenação civil/militar no Espaço Aéreo nacional em situações deste tipo, com particular ressalva para a presença da Esquadra Independente de Tráfego Aéreo da Força Aérea Portuguesa no Centro de Controlo de Tráfego A+ereo de Lisboa na NAV Portugal.

Lembro-me também de uma aluna piloto que se perdeu num voo de navegação, algures a norte de Lisboa, e a FAL a ajudou a regressar a Tires (never mind que Portugal tem costa Norte-Sul e que rumo 270 levava à praia, e era só descer até ver Cabo da Roca...).

eascensao

  • Mensagens: 215
Epa esta do Goodyear nunca tinha ouvido falar e as pesquisas feitas nao encontro nada... Podes elaborar mais Eduardo? Quando foi isto ?

Euro 2004
não era GoodYear era Mastercard (confusão com o outro que cá esteve)
e o relatório está em http://www.gpiaa.gov.pt?cr=9691
« Última modificação: 15 de Novembro 2018, 10:35:27 por eascensao »


mafonso

  • Mensagens: 55
O blog do FR24 dedicou um artigo a este caso.

O mesmo inclui um plot 3D da informação MLAT colhida.


jeropiga

  • Mensagens: 231
Um exemplo melhor.

https://youtu.be/7UrTORv9i9Y?t=606

Parece que os ailerons estavam com comando invertido. Os spoilers estariam normais.

Analisando o video com atenção, o minuto 10:20 e seguintes, remete para o tal teste de ailerons e spoilers.

Ora, neste ponto havia aqui espaço para se detectar o eventual problema de manutenção ( isto numa perspectiva/suspeita que algo ficou trocado, tbd). Mas se assim for, no meu entender, haveria aqui espaço para haver um "watchdog" que perante uma obvia discrepancia deveria alertar para um problema de configuração das superficies.
Aquele sistema da bolinha, e se der tudo a verde, parece muito sucinto e um tecnico pode facilmente apoiar-se "ah as bolinhas estavam todas verdes" e pensar que estava tudo ok.

Não tenho acesso a manuais embraer. Há alguém que possa opiniar sobre o tema?


Este video é muito revelador, obrigado pela partilha.

Faro1910

  • Mensagens: 141
    • És de Faro, és Farense
Alguém tem alguma novidade da aeronave?

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
641 Visualizações
Última mensagem 18 de Novembro 2015, 19:31:11
por Nyctalus
0 Respostas
413 Visualizações
Última mensagem 06 de Maio 2016, 16:59:06
por blabla
8 Respostas
1123 Visualizações
Última mensagem 13 de Fevereiro 2017, 07:14:11
por Caravelle
0 Respostas
364 Visualizações
Última mensagem 24 de Março 2017, 19:59:33
por Flyz
1 Respostas
635 Visualizações
Última mensagem 02 de Março 2018, 18:01:35
por Jorge78

Total 95+0=95 ms, db 0 ms, php 95 ms