Cebola

Tomás Ribeiro

Era outra que já se sabia que andava nas ruas da amargura. Acredito que ainda vamos ver cair mais umas quantas até isto acalmar.
Alguém tem palpites sobre quem é a seguir? (eu sei que é uma pergunta mazinha de se fazer mas é a dura realidade)

Cebola

Tenho andado a trabalhar nos Bálcãs e é sabido que face à situação económica da Croácia, a Croatian Airlines está em situação complicada. Precisa renovar e incrementar frota e o proprio estado está renitente. Deve avançar para privatização o que nao deve ser dificil.

Airliner

O problemas destas companhias de leste é que estão sediadas em países e mercados onde o foco é o charter para "países de sol". Torna-se complicado.
Fala-se que a próxima a fechar é a Ethiad. Ainda assim, se repararmos bem, existe dentro do nosso território, uma companhia aérea que está em graves problemas. Quem sabe...

Tomás Ribeiro

O problemas destas companhias de leste é que estão sediadas em países e mercados onde o foco é o charter para "países de sol". Torna-se complicado.
Fala-se que a próxima a fechar é a Ethiad. Ainda assim, se repararmos bem, existe dentro do nosso território, uma companhia aérea que está em graves problemas. Quem sabe...
A Etihad está muito mal mas é too big to fail. Nem que seja mesmo um resgate do governo de Abu Dhabi mas não acredito que deixem aquilo cair.

Cebola

Sim, a Ethiad está a passar um mau bocado mas não deve cair. Quanto muito fazem uma reestruturação com algum downsize.

Cebola

Mas se o fosse de um pais com economia frágil, poderia cair sim.

Airliner

Não sei, não...
A Sata corre sérios riscos e essa não tem ninguém que a salve.

Cebola

A Sata precisaria de ter mais rotas, independentemente de serem com hub nos Açores, de forma a diluir a estrutura fixa.
Em tempos houve intenção de conjugar capital de ambas as regiões autonomas pois na Madeira poderiam ter mais voos como reforço ao turismo local.
Ainda assim nao sei se seria suficiente pois o grande problema, também, da Sata é ser gerida por pessoas não ligadas ao sector e com grande influência política local.

Airliner

A Sata para além de mal gerida nos últimos anos, teve apostas em mercados que estavam marcados à partida como fracassos certos, casos de Barcelona, Brasil ou mesmo Cabo Verde. A companhia sendo restruturada teria que cortar as ligações à Europa, tal como a Cabo Verde. Ficavam com as ligações ao continente desde as ilhas e aos EUA e Canadá, abandonando mesmo assim Providence e Oakland, tal como a rota do Porto para as Lajes. Sendo mais rigoroso, a rota de Lisboa para a Terceira também teria fim marcado. Seria um vendaval político? Sim, sem dúvida. Mas é necessário mexer no que está mal e retirar as gorduras mais visíveis. Por aqui termino o off topic.

AvGeekDiogo

• LHR/EGLL
    • Instagram das minhas fotos de Plane Spotting
O Grupo caiu como um baralho de cartas..

Small Planet Airlines Germany - Ceased Operations: 31 October 2018
Small Planet Airlines Poland - Ceased Operations: 9 November 2018
Small Planet Airlines Cambodia - Ceased Operations: 9 November 2018
Small Planet Airlines (Lithuania) - Ceased Operations: 28 November 2018
Small Planet Airlines Group - Ceased Operations: 29 November 2018

CS-TUK

...Mais uma realmente...

...Há várias que se diz há muito que podem cair. Etihad realmente too big to fail... Norweigian, já se falou nisso... Espero que não!... As do leste, pois é complicado!...

...E a nossa SATA... Eu espero que não... Mas, aquilo de que a SATA precisava francamente era de um ambiente regulatório que lhe permitisse ser "apenas" uma companhia de serviço público a uma região isolada devidamente financiada pelo respetivo Estado Membro da UE; com suporte técnico e operacional cooperado com a Força Aérea e com um "caderno de encargos" específico... Permitam-me o desabafo, mas infelizmente a Alemanha não tem uma região destas no seu território... Talvez isso facilitasse as coisas atendendo a quem realmente manda na UE... Assim o governo regional pode fazer alguma coisa, mas mesmo que queira não pode salvar aquilo!... Tenham uma boa noite!... :)
« Última modificação: 02 de Dezembro 2018, 23:15:17 por CS-TUK »

Tomás Ribeiro

Mas a Sata está assim tão mal? Admito que sou um cromo que sabe tudo da aviação mas que estou mal informado em relação à sata :P

António Costa

A SATA, enquanto companhia aérea, desempenha um serviço público de enaltecer. O problema está mais na Azores Airlines, do mesmo grupo, que deu passos maiores do que as pernas, pelo que terá, obrigatoriamente, de repensar todo o seu modelo de transporte aéreo para fora do arquipélago. Existem claramente rotas subdimensionadas, claramente por exigencias politicas, que são constantemente deficitárias e que urge repensar de forma muito séria sob pena do colapso da propria empresa.
Outro aspeto, este muito, mas muito melindroso, que é a quantidade de funcionários de que a empresa dispõe que é uma enormidade. Este aspeto terá de ser tamb´+em resolvido mas com muito cuidado pois existe aqui um lado social que não pode deixar de ser equacionado.

FFPCRUZ

A SATA há muito que deveria ter encerrado portas. É uma empresa inviável que desempenha um serviço público que sai demasiado caro ao contribuinte.

Manter o serviço público sim mas não a qualquer preço. Estou seguro que se fosse lançado um concurso internacional haveria companhias capazes de efectuar o mesmo serviço por um preço francamente mais razoável do que o custo de manutenção de uma empresa falida.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
619 Visualizações
Última mensagem 09 de Maio 2014, 08:01:20
por ClearedForTakeOff
3 Respostas
1389 Visualizações
Última mensagem 05 de Setembro 2014, 10:20:53
por ClearedForTakeOff