ma_lppt

  • Mensagens: 241
A companhia de bandeira da Eslovénia, a Adria Airways está também em dificuldades, precisa rápidamente de capital "fresco"
Os voos com código Adria ocupam apenas metade da frota de CRJ's. Têm alugado a pequena frota de Airbus à Lufthansa.
Clara sobredimensão da frota, a concorrência cada vez maior da Wizzair em rotas Adria, e claro o aumento do fuel podem explicar esta situação.
Para já vai gerindo a sobrecapacidade com aluguer de aeronaves ás "irmãs" da Star alliance

Cebola

  • Mensagens: 423
Para alem dos combustíveis, os preços praticados são proibitivos.
A Wizz não pode ser a principal causa mas sim Zagreb, independentemente da companhia, pois está a cerca de 1h15m de carro e um voo para lá a partir de Lisboa, custa em média menos 200 euros que para Ljubljana o que dá para alugar um carro e sobra.
A causa apontada é a sua frota ser de baixa dimensão em termos de capacidade o que não permite melhores tarifas. Dai a renovação de frota com maior capacidade ser muito pertinente.
Não sei se bastará...  :-\

jopeg

  • Moderador
  • Mensagens: 1524
Caros,

Citação

Adria Airways perde aviões para credores e pode falir

Carlos Martins 20 de setembro de 2019 Empresas Aéreas

Mais uma aérea pode fechar as portas ainda este ano: é a eslovena Adria Airways, que já perdeu aeronaves para credores e pode falir.

Segundo divulgado pelo portal de notícias da Eslovênia, Siol.net, a empresa já perdeu sua primeira aeronave para o lessor (que aluga as aeronaves paras aéreas) devido a falta de pagamento.

A empresa que é membro da Star Alliance teve dois contratos de leasing suspensos. Um já teve a reintegração de posse concluída, o que causou cancelamentos de quatro voos para destinos como Zurique na Suíça.

Já a outra ação de reintegração deve ser feita hoje (20). Não foram reveladas as matrículas dos jatos e nem os donos (lessores), mas são dois aviões Bombardier CRJ-900LR. A empresa tenta negociar a retomada das aeronaves.

A situação só deve piorar já que a agência de aviação civil da Eslovênia iniciou um processo para cassação do certificado de operador aéreo da Adria.

O processo deve ser concluído até o final deste mês e obriga a companhia a ficar no chão. Atualmente a Adria Airways conta com 16 aviões na sua frota entre jatos Bombardier CRJ, Airbus A319 e os turboélices SAAB 2000.

Porém muita dessas aeronaves estão em wet-leasing (aluguel com tripulação e manutenção inclusas), para as empresas aérea do Grupo Lufthansa, como a Swiss, Luxair, Austrian além da própria Lufthansa.

 
Funcionários sem salários

Apesar das promessas, os funcionários da Adria Airways não receberam por completo o seu salário referente ao mês de Agosto.

Até agora foi pago apenas 50%, sendo que o restante seria pago ontem (19), o que não ocorreu. A expectativa é que 25% sejam pagos hoje (20) e os 25% restantes até a próxima segunda (23).

Fundada em 1958 com nome em alusão ao Mar Adriático, a Adria Airways é a única aérea da Eslovênia. Foi privatizada em 2016 e vendida para um fundo de Luxemburgo.

Em abril deste ano cancelou as encomendas do jato russo Sukhoi Superjet 100 e no último dia 17 entrou em acordo com sindicatos para evitar uma greve de pilotos.

Caso a empresa feche as portas será a quarta ou quinta no ano, a depender da situação da francesa XL Airways que suspendeu as vendas de passagem ontem e está cancelando voos.

Neste desfecho a Adria Airways seria a segunda membro da Star Alliance a quebrar em 2019, após a Avianca Brasil. Antes da brasileira a indiana Jet Airways fechou as portas e semanas atrás foi a francesa Aigle Azur, totalizando quatro aéreas falidas só neste ano.


https://www.aeroin.net/adria-airways-perde-avioes-credores-pode-falir/

Citação

Leaseholders seize third plane of Slovenia's troubled Adria Airways - report

Author Iskra Pavlova
PublishedSep 23, 2019 17:40 EEST



LJUBLJANA (Slovenia), September 23 (SeeNews) - US leasing firm AeroCenture has asked Slovenia's Civil Aviation Agency (CAA) to cancel the registration of a Bombardier CRJ900 plane used by troubled Adria Airways, local media reported on Monday.

AeroCenture submitted its request on Monday after the plane was transferred to Maastricht on Friday upon the request of its owner, news agency Siol.net reported.

According to the report, another plane owned by AeroCenture has been parked at the Ljubljana airport since Saturday and might follow the same fate.

The report comes after CAA banned last week Adria from using another two Bombardier type CRJ900 planes after their owner, Dublin-based Trident Aviation Leasing Service, unilaterally terminated its lease agreement with Adria Airways and the latter was deleted from Slovenia's aircraft registry as a user of these planes, CAA has said.

The decision led to delays and cancellations of a number of Adria Airways flights last week.

Adria Airways officials told state news agency STA on Monday that they have been in very intensive talks with an unnamed strategic partner on stabilising the company's operations.

Earlier this month, CAA began a check of Adria Airways' operations and financial performance causing fears that the airline's operational licence may be withdrawn. Its findings will be known by the end of October.

Adria's financial statements in the past three years might have been manipulated to cover up its loss and the growing need of fresh capital, according to earlier media reports.

German-owned fund 4K Invest via its wholly-owned subsidiary AA International Aviation Holding GmbH bought the airline in 2016 from Slovenian sovereign holding company SDH, which is coordinating the privatisation process in the country.

The new management has sold all Adria planes to leasing companies and then started using them via leasehold contracts. As a result, the company is now faced with losing its fleet over unpaid debts to leaseholders.


https://seenews.com/news/leaseholders-seize-third-plane-of-slovenias-troubled-adria-airways-report-670026

Jopeg

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 1930
Avianca Brasil
XL Airways (?)
Aigle Azur
Germania
Thomas Cook
Jet Airways
Wow (talvez volte dos mortos)
Agora a Adria...
Norwegian também no estado em que está...
Para juntar à festa, 737 max no chão...
Isto está a ser um ano daqueles
« Última modificação: 23 de Setembro 2019, 18:11:12 por Tomás Ribeiro »


Cebola

  • Mensagens: 423
Avianca Brasil
XL Airways (?)
Aigle Azur
Germania
Wow (talvez volte dos mortos)
Agora a Adria...
Para juntar à festa, 737 max no chão...
Isto está a ser um ano daqueles

Esqueces-te da Thomas Cook....
E julgo que a procissão ainda vai no adro...

TAP153

  • Mensagens: 1125
Jet airways
FlyBMI
Primera

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 1930
Jet airways
FlyBMI
Primera
Só não pus a primera porque foi no ano passado... Porque se fosse para por todas as dos últimos tempos, não saíamos daqui hoje... Primera, small planet, cobalt, monarch...

ma_lppt

  • Mensagens: 241
Com a subida do preço do fuel as pequenas/médias companhias menos robustas vão caindo umas atrás das outras. Começamos cada vez a ter mais 2 grandes blocos: I) as grandes companhias de bandeira e as ii) low costs.
Condições criadas para o aumento do preço médio da tarifa.
Pela caracteristicas do continente Europeu náo deverá haver condições favoráveis para grandes concentrações e aquisições, pois há muitas ligações ponto a ponto, e as companhias que saibam explorar nichos de mercado vão-se aguentando.
« Última modificação: 23 de Setembro 2019, 21:03:13 por ma_lppt »


tareias77

  • Mensagens: 4818
Alguém aqui no fórum falou que a bolha na aviação  estava para rebentar, e não é que tinha razão?
Companhias como a Adria, que operam em mercados com pouca procura, com estrutura de custos operacionais superiores ás receitas, e com gestão muito pouco profissional dá em falência.

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 1930
« Última modificação: 23 de Setembro 2019, 23:23:00 por Tomás Ribeiro »


Cebola

  • Mensagens: 423
Ouvi rumores de colegas dos Balcãs que a Croatia também estaria em dificuldades por não conseguir financiamentos por limitação da UE, tal como aconteceu com a Tap.
As dificuldades passam pelo fato dos leasing estar a chegar ao fim, com aviões com idade avançada, e que faltaria cash flow para poderem começar um processo de renovação. Também que pelo mesmo motivo a expansão de frota e rotas estaria congelada.
Alguém confirma?

ma_lppt

  • Mensagens: 241
O governo croata aprovou recentemente  um empréstimo para estabilizar a companhia, dada a sua relevância na economia (turismo tem peso relevante) enquanto a Croatia Airlines (CA)  não arranja um strategic partner.

Faz parte daquelas companhias que sentiu o aumento do preço do fuel e também a debandada de pilotos para outras companhias que oferecem melhores condições.

O aeroporto de Zagreb (o hub da companhia) teve recentemente avultados investimentos e aumentou a capacidade, a Croatia é um destino turístico cada vez mais aclamado, a CA terá de encontrar o seu "nicho".
« Última modificação: 24 de Setembro 2019, 13:43:31 por ma_lppt »


TAP-A343

  • Mensagens: 23

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
8 Respostas
885 Visualizações
Última mensagem 17 de Agosto 2015, 03:25:43
por david1990
8 Respostas
2321 Visualizações
Última mensagem 05 de Fevereiro 2018, 10:11:59
por jopeg
6 Respostas
2218 Visualizações
Última mensagem 03 de Dezembro 2018, 16:56:30
por New Engine Option
1 Respostas
709 Visualizações
Última mensagem 21 de Junho 2019, 21:21:19
por oliveco
15 Respostas
2189 Visualizações
Última mensagem 08 de Setembro 2019, 10:17:11
por efpmeneses

Total 102+0=102 ms, db 0 ms, php 102 ms