picarote

  • Mensagens: 114
Um acidente semelhante:

https://aviation-safety.net/database/record.php?id=19850219-1
https://www.baaa-acro.com/crash/crash-boeing-727-200-bilbao-148-killed

A estrutura, neste caso era uma torre auto-suportada e foi suficiente para arrancar uma das asas do 727-200
.
A torre de Sta. Justa é espiada. Deve ter partido um ou mais rotores da asa do helicóptero.

visitante01

um helicóptero não tem asas, como um avião, tem rotores, no caso, um rotor principal e um rotor de cauda.

cada rotor é constituído por PAS e não asas ou hélices como se tem dito.

o balanceamento de um rotor é feito através de pesos colocados nas pás, e na ordem das gramas.

um impacto forte numa pá, com subtração de material criará um desbalaceamento tão violento que facilmente leva a “desintegração” do sistema.

foi possível ver numa das imagens na televisão, uma pá do rotor principal, arrancada literalmente pela raiz junto ao “hub”(cebeça)

existem muitos vídeos na internet, onde se pode ver “pequenos” impactos das pás em objectos, e as respectivas consequências a juntar a velocidade horizontal que teriam no momento do impacto.

visitante01

a autónomia deste tipo de helicóptero, anda na casa das 2 e qualquer coisa (2:30), logo voos longos, só com abastecimento, antes, depois ou durante a missão.

sem entrar em cálculos, o facto de ter ainda combustível para voltar para o Porto caso não entrasse em Baltar (não considerando como seria esse regresso, VFR ou já IFR) não invalida que a entrada em Baltar tivesse que ser VFR, e com tectos baixos, será de prever que a viagem dentro da camada (IFR/IMC) poderia não permitir sequer tentar descer para Baltar.

Strangelesi

  • Mensagens: 61
    • ERM
É rotina abastecer em Baltar
Foi realmente decepado apenas um "pedacito" no topo da antena.

Segue imagem em anexo (fotos tiradas com distâncias diferentes) (desconheço autor)
Arrepia, saber que foi por tão pouco (independentemente  de poder haver erro ou não )
« Última modificação: 17 de Dezembro 2018, 17:37:08 por Strangelesi »


Icterio

  • Mensagens: 336
    • Melhor ter sorte do que perícia.
O helicóptero tem asas, só que são asas rotativas ou, por outras palavras, rotores.

O design e objectivo de ambas (asas fixas de aviões ou rotativas de helis) é o mesmo.  Sustentação.

Airlines17

  • Mensagens: 58
Alguém sabe porquê que não abastece em Massarelos?

Sempre ouvi dizer que o heliporto de Baltar está situado num péssimo local, um buraco, cheio de linha de alta tensão em redor.

picarote

  • Mensagens: 114
Correcto pode ter asa ou asas, não são é fixas como nos aviões, são rotativas.

Realmente, como tinha aqui referido,  parece faltar parte da estrutura superior (sistema anti-torção do espiamento, globos de iluminação anti-colisão e eventualmente um pára-raios). Estamos a falar de uma dimensão ainda menor... menos de 1 metro (a altura daqueles painéis reflectores, que se vêem nos dipolos). Impressionante.
Vai ser interessante saber onde parou esse material em falta na torre.
« Última modificação: 17 de Dezembro 2018, 18:30:06 por picarote »


jeropiga

  • Mensagens: 258
Os altimetros deste helicoptero tb tem ajuste do QNH?

picarote

  • Mensagens: 114
Os altimetros deste helicoptero tb tem ajuste do QNH?
É uma boa pergunta e já me tinha lembrado disso. Não sei, sendo a origem do voo ao nível do mar, se influenciaria o erro de altímetro e em que valores.

visitante01

Os altimetros deste helicoptero tb tem ajuste do QNH?

o que é que acha? não acha normal que tenha

visitante01

claro que tem ajuste de QNH, e mesmo que houvesse um erro na introdução do QNH, é pouco provável que alguém esteja a voar de noite, em condições merereolocias difíceis, a baixa altitude e “pendurado” numa altitude baseado em cartas pouco precisas e sem informação da maioria dos obstáculos.

visitante01

Correcto pode ter asa ou asas, não são é fixas como nos aviões, são rotativas.

Realmente, como tinha aqui referido,  parece faltar parte da estrutura superior (sistema anti-torção do espiamento, globos de iluminação anti-colisão e eventualmente um pára-raios). Estamos a falar de uma dimensão ainda menor... menos de 1 metro (a altura daqueles painéis reflectores, que se vêem nos dipolos). Impressionante.
Vai ser interessante saber onde parou esse material em falta na torre.

pelas imagens que passaram, alguns metros à frente, ainda no cimo do monte, aliás houve quem filmasse tão de perto a dita estrutura que até dava para ver a qualidade das soldaduras da treliça ;)

e chame rotor e pás...

visitante01

O helicóptero tem asas, só que são asas rotativas ou, por outras palavras, rotores.

O design e objectivo de ambas (asas fixas de aviões ou rotativas de helis) é o mesmo.  Sustentação.

sustentação, e não só... ou melhor, num avião, a sustentação suporta o peso e com sustentação diferencial (ailerons)  permite o movimento em torno do eixo longitudinal. No helicóptero, a sustentação pode ser “inclinada” em várias direções permitindo assim o movimento em todas as direções - excepto a guinada (yaw) que esse é com o rotor de cauda (mal comparado, como o leme de direção do avião).

jeropiga

  • Mensagens: 258
Os altimetros deste helicoptero tb tem ajuste do QNH?
É uma boa pergunta e já me tinha lembrado disso. Não sei, sendo a origem do voo ao nível do mar, se influenciaria o erro de altímetro e em que valores.
Bastava não terem ajustado o QNH e estava criado o cenario. 1500 pés de alt de voo é muito à pele...

Byte Boador

  • Mensagens: 258
Penso que o QNH usado naquela zona é o do Porto. Eles vinham com esse QNH de massarelos. Facilmente se confirma se houve alteração do mesmo com o histórico de metar
“Success is not final, failure is not fatal.
It is the courage to continue that counts“

Winston Churchill

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