nunopinheiro

Não se preocupem, rotas a perder dinheiro para servir de feed, só em Lisboa, pessoalmente até com essas acabava, para mim é tentar apagar fogos com jet fuel ;). Mas honestamente não as quero no Porto. o que vier se vier que seja lucrativo e para muitos anos.

No máximo dos máximos no Porto, ligações oportunisticas em rotas que só por si já são rentáveis, ou estrategicamente necessárias. Porque tenho para mim que a TAP goste de dinheiro e se alguém lho quiser dar ela não se importa de ficar com ele.
A TAP não terá as ligações intercontinentais no porto que tem porque goste de perder dinheiro certo? Algum motivo terá para la as ter.

Citação
Pelo que sei nao tem dinheiro para esbanjar em aventuras...

Depende da aventura, esta comparativamente falando é super barata...
A TAP neste momento vai-se meter em aventuras muito mais caras, se vão resultar ou não o tempo o dirá.

PS obrigado Faro
« Última modificação: 29 de Abril 2019, 13:16:11 por nunopinheiro »

Spark

• A internet nos dias de hoje são 2 veículos: o hypetrain e o hatewagon. ALL ABOARD!!!
ATR não é avião para a TAP.

Pois... mas então porque é que a TAP os adquiriu? Para fazer o frete à Azul?  :-\

toto1100

A TAP nao adquiriu nada.

CS-TTK

• Moderador
Na altura que os adquiriu, a meu ver nao foi de todo descabido. Inciar uma ponte aerea com as frequencias praticadas, de cabeca com E190 ou A319/320/321 era um golpe arriscado...
Com o tempo e com o aparente sucesso da ponte aerea, o upgrade foi natural..

New Engine Option

ATR não é avião para a TAP.

Pois... mas então porque é que a TAP os adquiriu? Para fazer o frete à Azul?  :-\

Não. Porque naquela altura o avião era o melhor na altura, mas as coisas mudam. O aeroporto de LIS está no limite e a única solução é aumentar capacidade para não perder quota. E substituir rotas por outras operadas com maiores equipamentos e que movam mais pax pelo hub. Fora, que no entretanto, a TAP cresceu e está a crescer bastante, acima até do projetado pela própria empresa. E, meu caro, fretes? Mas alguém ainda acha que se fazem fretes a alguém? Ainda o ano passado a TAP fechou a manutenção de Porto Alegre, porque não dava lucro... A lógica agora é privada, dar lucro. Simplesmente, os ATR não vão já embora porque há contratos a cumprir. Mas não duvide: assim que acabarem, vai ver se o 'frete' continua.
« Última modificação: 29 de Abril 2019, 14:45:42 por New Engine Option »

Rex

Seria preciso recuar a 2016 e saber que aviões alternativos a TAP na altura podia adquirir a brevíssimo prazo, a que custo e a que compromisso futuro para a ponte aérea e ocupar o maior numero de slots que podia numa altura em que a procura por slots no aeroporto de Lisboa era tremenda.
Apesar dos muitos opositores é um avião muito eficiente em rotas curtas. Queimar literalmente dinheiro foi o que a TAP andou a fazer em Janeiro, Fevereiro e Março deste ano na ponte aérea com A320 e até A321 com ocupações baixas e sem constrangimentos em Lisboa dada a época baixa. Nunca hei-de perceber, se entendo a nova estratégia dos "jatos" o normal seria a mesma começar no final de Março. Algum pormenor importante haverá que não é publico.
« Última modificação: 29 de Abril 2019, 14:58:23 por Rex »

AECM

Se as rotas actualmente servidas por ATR para Espanha tiverem uma "boa" percentagem de passageiros provenientes de OPO então pode haver mercado para tentar alocar ATR ao Porto. A rota OPO - FAO também podia ser uma possibilidade a ter em conta.

ZG

No seguimento de várias sugestões, fiz o seguinte exercício, utilizando 2 ATR:

Partidas de Faro: 7.00, 11.00, 15.00 e 19.00H
Partidas de Lisboa: 9.00, 13.00, 17.00 e 21.00H

Permitiria a que o primeiro voo partisse de Faro cedo, obrigando o avião a dormir aí.

Partidas do Porto: 8.00, 13.00 e 18.00H
Partidas de Faro: 10.30, 15.30 e 20.30H

Avião regressa ao Porto.

Faro1910

• És de Faro, és Farense

Permitiria a que o primeiro voo partisse de Faro cedo, obrigando o avião a dormir aí.

Avião regressa ao Porto.

Seria insuficiente 4 voos diários FAO-LIS em ATR, especialmente no Verão.
Demasiado ambiciosos, esses 3 voos diários FAO-OPO, não? Eu acho que 2 já seria excelente e ambicioso.

E FAO-FNC no intervalo do OPO-FAO?
E OPO-PDL em época baixa, seria possível? Segundo ouvi a rota correu muito mal neste inverno...

TAP153

A TAP precisa aviões "grandes" na rota LIS - FAO - LIS pelos passageiros em trânsito, não é uma rota que se sustente só com tráfego local.

Abraços

ZG

No que respeita ao Porto, as frequências no verão (3 voos dia) parecem-me ajustadas à eventual procura.
Há muito turismo senior do Norte e no sul da Galiza que prefere voar 90 minutos a fazer 6 ou 7 horas de auto-estrada.
« Última modificação: 29 de Abril 2019, 16:00:53 por ZG »

ZG

Se 4 voos Lisboa-Faro são insuficientes, então que se ponham 2 ATRs a trabalho, o que permite ter partidas a cada 90 minutos.
8 voos por dia em cada sentido, quase ao nível da antiga PA Porto Lisboa
« Última modificação: 29 de Abril 2019, 16:02:13 por ZG »

Hawks

Avião regressa ao Porto.

Seria insuficiente 4 voos diários FAO-LIS em ATR, especialmente no Verão.
Demasiado ambiciosos, esses 3 voos diários FAO-OPO, não? Eu acho que 2 já seria excelente e ambicioso.

E FAO-FNC no intervalo do OPO-FAO?
E OPO-PDL em época baixa, seria possível? Segundo ouvi a rota correu muito mal neste inverno...

Se não estou em erro, a Binter há tempos alegou problemas de autonomia para não fazer FAO-FNC (acho que chegou a mencionar que teria de voar com restrição de passageiros e bagagem o que retiraria rentabilidade à rota). Poderá estar relacionado com o facto de PXO não pode ser definido como único alternante a FNC, não sei.

De qualquer forma, seria sempre uma rota sazonal. A SATA fez essa ligação e, segundo sei, tinha boas ocupações. Se era rentável para a companhia, isso não sei.

Faro1910

• És de Faro, és Farense
Se 4 voos Lisboa-Faro são insuficientes, então que se ponham 2 ATRs a trabalho, o que permite ter partidas a cada 90 minutos.
8 voos por dia em cada sentido, quase ao nível da antiga PA Porto Lisboa

E slots em LIS para isso?

eascensao

O ATR72 era à partida um bom avião para a ponte aérea entre Lisboa e o Porto só que
a) a velocidade fez dele pouco atraente
b) a inexistência de duas classes para passageiros que vêm do longo curso (ou outras via Lisboa) em executiva também não agradou
c) a relativa pequena capacidade de carga, quer de porão quer de mão, sobretudo para os passageiros em trânsito, idem
d) o tempo de rotação nunca conseguia ser cumprido porquanto a carga e os passageiros com necessidade de assitência especial o contrariavam constantemente
e) as dificuldades acrescidas da/na operação com a não certificação CAT III foram a gota de água

Contrariamente a, por exemplo, uma ponte aérea Madrid-Barcelona (hoje em dia quase inexistente devido ao AVE), onde o tráfego era maioritáriamente e´ponto-a-ponto , a ponte aérea entre Lisboa e o Porto serve muito mais para alimentar e escoar o hub em Lisboa ... a grande maioria dos voos tem os passageiros alocados em função da ligação seguinte deixando pouca margem para a ponte aérea do passageioque quer chegar ao aeroporto e apanhar o primeiro disponível (como acontecia nos tempos idos da Portugália).

Implementar uma rota para Faro nos mesmos moldes iria ter sensivelmente os mesmos problemas.

Faro-Porto-Faro / Faro-Madrid-Faro / Faro-Porto-Faro ? Sim, podia ser uma ocupação para 1.
Carga para a Madeira e para os Açores, substituindo SwiftAir e iniciando uma operação Carga ? Sim, podia ser uma ocupação para 1 ou 2.
Concorrer à ligação Madeira-Porto Santo e Madeira-Açores ? Sim, podia ser uma ocupação para 1.
Isto pelo menos enquanto se mantiver o contrato com a White ...

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
Frota TAP Express

Iniciado por D-Zign « 1 2 ... 232 233 » TAP

3482 Respostas
520160 Visualizações
Última mensagem 14 de Setembro 2019, 23:26:38
por CS-TMT
1 Respostas
1077 Visualizações