FlyingOverLisbon

Bom dia,

Estou a analisar as várias escolas que existem na zona de Lisboa e já consegui ter uma boa ideia de cada uma com base em visitas e na opinião de alunos, tanto pessoalmente como aqui pelo fórum.

No entanto, há uma escola sobre a qual pouco consigo saber: o IFA. Tem o programa de ATPL mais barato em Tires e a oferecer mais horas de voo real. Parece demasiado bom para ser verdade... Alguém aqui é aluno do IFA que consiga dar o seu testemunho e opinião sobre a escola?

Obrigado!
Saudações Aeronáuticas

filipecoimbra91

Bom dia,

Estou a analisar as várias escolas que existem na zona de Lisboa e já consegui ter uma boa ideia de cada uma com base em visitas e na opinião de alunos, tanto pessoalmente como aqui pelo fórum.

No entanto, há uma escola sobre a qual pouco consigo saber: o IFA. Tem o programa de ATPL mais barato em Tires e a oferecer mais horas de voo real. Parece demasiado bom para ser verdade... Alguém aqui é aluno do IFA que consiga dar o seu testemunho e opinião sobre a escola?

Obrigado!
Saudações Aeronáuticas

Na minha opinião, IFA. Sem margem para duvidas. Comecei há 3 meses, já tenho 5 disciplinas feitas no ANAC, vou começar a voar no 4º mês e pelo que oiço de amigos nas restantes escolas do aerodromo, ou voam muito pouco ou não se sentem acompanhados e orientados pela escola. A única dúvida que existe é a seguinte: se o IFA conseguirá manter a qualidade do serviço à medida que for crescendo em numero de alunos.

brunodias

Mas isso é por disciplinas ou por cadernos?

CS-TOA

Estou neste momento a começar o meu PPL e gostava de perceber a tua opinião relativamente à app que usaste para estudar a base de dados do PPL da ANAC. Ficaste satisfeito?

Em janeiro estavas a começar o PPL e agora já estás há 3 meses e já fizeste 5 cadeiras. Hmmm...
Flown:
A310: TEI/X
A319: TTA/B/C/D/E/F/G/H/I/J/K/L/M/N/O/P/Q/R/S/U/V
A320: TMW/TNG/H/I/J/K/L/M/N/P/Q/R/S/T/U/V/W/X/TQD
A321: TJE/F/G/H
A330: TFZ/TOE/F/G/H/I/J/K/L/M/N/O/P/Q/R/U/V/W/X/TRA/TUB/C/D/E/F/G/H/I/K/M/O
A340: KBM/TFW/X/TOA/B/C/D/TQM

filipecoimbra91

Estou neste momento a começar o meu PPL e gostava de perceber a tua opinião relativamente à app que usaste para estudar a base de dados do PPL da ANAC. Ficaste satisfeito?

Em janeiro estavas a começar o PPL e agora já estás há 3 meses e já fizeste 5 cadeiras. Hmmm...

Aliás, 2 meses. Comecei dia 5 de Janeiro no IFA. Fui à ANAC dia 12 de Fevereiro. Fiz Principles of Flight, AGK/Instruments, HPL, Air Law e OP. Dia 16 de Abril vou tentar fazer as 4 que me faltam.  Fui informado que vou começar a voar no mês de Abril, tendo passado ou não a todos os exames na ANAC. Depois informo se tal aconteceu. Se pretender os comprovativos dos resultados do ANAC, envie-me o seu email.

CS-TOA

Não houve época de exames da anac em Fevereiro... esse discurso continua super incongruente!
As épocas de anac para ATPL são nos meses ímpares. Como é que num mês e meio se faz essas cadeiras todas?!
Flown:

Byte Boador

“Success is not final, failure is not fatal.
It is the courage to continue that counts“

Winston Churchill

brunodias

Mas afinal é só o ppa ou o atpl?? é que em certos topicos é o ppa noutros já o preço que era 70 sem exames passou a 56 com tudo incluido e era atpl

filipecoimbra91

Mas afinal é só o ppa ou o atpl?? é que em certos topicos é o ppa noutros já o preço que era 70 sem exames passou a 56 com tudo incluido e era atpl

Estou a fazer o PPL(A) e  depois sigo para o ATPL(A) Modular. Aliás, é o que aconselho todos os que estão a pensar iniciar os seus estudos a fazerem. São donos e senhores das licenças dos módulos que vão fazendo, avançam ao ritmo que desejam e ao iniciarem com teoria do PPL(A), já levam uma bela base para a teoria do ATPL(A).

Comecei o PPL(A) no IFA logo no inicio do ano, já tenho 5 disciplinas feitas no ANAC (12 de Fevereiro, tal como é mencionado no link que o "Byte Boador" partilhou), vou começar a voar no 4º mês. Eu pretendo terminar o PPL em 6 meses e o ATPL modular em 12-18 meses e a escola tem-me insentivado nesse sentido. Entretanto o IFA comprou simulador e aviões novos. Dizem que instrutores não será problema. Mas quanto a isso, só o tempo o dirá.

Quanto ao preço, o vou pagar 56.000€ no IFA, já contando com as horas de voo, exames, material, etc. Posso-te enviar um spreadsheet que fiz.

Infelizmente o IFA não me dá comissão. Mas como tenho muitos amigos insatisfeitos com as suas escolas e eu só tenho coisas boas a referir da minha, resolvi ajudar o próximo. Quando tiver algo de mal a dizer, aqui estarei para mencionar o sucedido.

Filipe Coimbra, aluno da turma 01-2019 do IFA

filipecoimbra91

A malta que está confusa, está porque está a ler as mensagens que escrevi neste forum em Junho de 2018, Na altura ainda estava a explorar as opções e estava inclinado para avançar com o ATPL(A) integrado + Type Rating no ATR com estágio remunerado incluido, também pelo IFA. Depois percebi que, pelo menos no meu caso, não fazia sentido seguir por essa via.

filipecoimbra91

Não houve época de exames da anac em Fevereiro... esse discurso continua super incongruente!
As épocas de anac para ATPL são nos meses ímpares. Como é que num mês e meio se faz essas cadeiras todas?!

Faz-se com estudo e felizmente com boas bases de Matemática, Física, Quimica e Biologia.

CS-TOA

E não assistindo às aulas, claramente. Não venha para aqui atirar areia para os olhos das pessoas.
Não há nenhuma escola, em Portugal, que esteja neste momento confortável a nível de instrutores.
Flown:

FlyingOverLisbon

Na minha opinião, IFA. Sem margem para duvidas. Comecei há 3 meses, já tenho 5 disciplinas feitas no ANAC, vou começar a voar no 4º mês e pelo que oiço de amigos nas restantes escolas do aerodromo, ou voam muito pouco ou não se sentem acompanhados e orientados pela escola. A única dúvida que existe é a seguinte: se o IFA conseguirá manter a qualidade do serviço à medida que for crescendo em numero de alunos.

Obrigado pela opinião! Acho que nenhuma das escolas, por enquanto, tem um número de instrutores de voo com o qual se sinta confortável. Mas é problema geral...
Independentemente disso, as escolas gerem a situação de formas diferentes. Se o IFA dá essa sensação de acompanhamento e de permitirem aos alunos estarem em cima do que se passa, ainda bem. :)

filipecoimbra91

E não assistindo às aulas, claramente. Não venha para aqui atirar areia para os olhos das pessoas.
Não há nenhuma escola, em Portugal, que esteja neste momento confortável a nível de instrutores.

Atirar areia para os olhos? haha entretanto se não assistir às aulas permite passar a 5 disciplinas no ANAC, então por mim ótimo.

Quanto aos instrutores, atualmente desconheço haver esse problema no IFA. Num futuro próximo veremos. Serei o primeiro a informar-vos.

drisssouid

Filipe,
Não quero faltar ao respeito a ninguém nem estar a acusar de nada sem provas concretas, mas pedia que me explicasses uma coisa: os 5 exames que dizes ter feito são já das 14 totais do ATPL ou do PPL pelo qual começaste o teu modular?
E caso sejam do ATPL, foram feitos em que época da ANAC? Apenas porque se forem do ATPL e tu começaste em janeiro impossível teres feito 5 disciplinas tendo no máximo 15 dias de aulas.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
12 Respostas
4731 Visualizações
Última mensagem 12 de Fevereiro 2015, 19:13:48
por iSeven
Formação aeronáutica

Iniciado por João « 1 2 ... 6 7 » Formação

90 Respostas
13810 Visualizações