Adob

Daqui a pouco é como na Grécia em que havia mais profissões de desgaste rápido que as sem desgaste rápido. Até ser cabeleireiro era considerada uma profissão de desgaste rápido pois lidava-se com químicos (um pouco ao estilo dos cancros dos tripulantes por radiação comprovada no âmbito do seu trabalho como tripulantes, quiçá).

É preciso ter noções de ridículo e sair do aquário para se ter algum bom senso na vida. Até porque isso constitui uma real afronta a profissões de desgaste realmente rápido que realmente existem (mineiros, por exemplo).

Mas como anda tudo doido e numa realidade paralela andamos aqui a discutir coisas destas. Já ontem ouvimos uma enfermeira na TVI a dizer que os enfermeiros tomam mais decisões clínicas que os médicos e, como tal, devem ganhar mais. O nonsense está mesmo instalado e quase tomado como normalidade.
« Última modificação: 05 de Fevereiro 2019, 10:25:28 por Adob »

Bremem

A profissão de tripulante de cabine tem as suas especificidades. Tem desgaste ? tem . Basta fazer uma viagem de longo curso para perceber as alterações no nossos corpo. Incha ... desincha ... etc .. etc .

No entanto não podemos banalizar o conceito desgaste rápido. O tripulante de cabine pode ter idade para deixar de voar, mas não para deixar de trabalhar. As companhias aéreas até os podem aproveitar para outras funções muito úteis dentro da organização.

Hoje temos várias profissões ao longo da vida, fazemos vários cursos superiores, mudamos de País, porque será que uma profissão que tem as suas especificidades não pode ter no seu plano uma evolução de carreira para outras áreas ?

Vale a pena pensar nisso e não pensar só na solução fácil que é deixar de trabalhar.

Já basta a escandaleira de tantos que andam por aí reformados aos 50 anos ....
« Última modificação: 05 de Fevereiro 2019, 15:09:18 por Bremem »

Icterio

• Melhor ter sorte do que perícia.
Que os pilotos ganhem bastante bem devido á enorme responsabilidade que acarretam, acho muito bem.  Um erro pode resultar na morte de centenas de pessoas.  Agora, profissão de desgaste rápido?!!  Radiação cósmica?!  ::) ::) ::) ::)

Aliás, alguém disse nos post mais acima, que se querem se reformar mais cedo que façam uma caixa de previdência específica e descontem um extra para lá.

toto1100

A solucao é obvia: aceitar que sao uma profissao de desgaste rapido e permitir que se reformem mais cedo, mas apenas recebem a reforma da SS com todas as penalizacoes previstas na lei para as reformas antecipadas. (Coisa que eu alias acho que devia ser possivel para quem quisesse, independentemente da profissao; se fosse preciso que aumentassem as penalizacoes.)
Aposto que deixavam logo de estar desgastados.
« Última modificação: 05 de Fevereiro 2019, 14:47:16 por toto1100 »

Capitão do Fim

Factos e dados. Use-se análise estatística para demonstrar o desgaste. O resto é "achismo" (eu acho que....)

nunopinheiro

Capitão do Fim os estudos que li/encontrei não permitem com rigor concluir isso, há indicios mas não o suficientes para concluir causa efeito. Já no caso dos pilotos por exemplo e em relação ao melanoma a correlação é bastante mais forte.

A radiação não é toda a mesma, estar exposto a elevados níveis de radiação não quer dizer imediatamente que se vai desenvolver cancro, depende do tipo de radiação e energia desta.
« Última modificação: 05 de Fevereiro 2019, 17:45:40 por nunopinheiro »

Capitão do Fim

Daí que, se calhar, é melhor aguardar pelos estudos que os Tripulantes de Cabine (e não os Pilotos, como erradamente refere Icterio) certamente irão produzir para demonstrar as suas pretensões.

De outra forma, uma discussão que até poderia ser salutar, reverte para a habitual inveja, apoiada no desconhecimento e ignorância.

Icterio

Sim, erro meu.  Pensei que o tópico se referia a todo o pessoal de cabine (incluindo pilotos), mas sendo só para os de cabine então as exigências são (na minha opinião) 1000 vezes mais desproporcionais e ridículas!!
« Última modificação: 05 de Fevereiro 2019, 17:56:37 por Icterio »

Capitão do Fim

Agora imagine, leu o tópico em "Z", errou e meteu os Pilotos ao barulho (que não são parte envolvida).

Será que não está a cometer outra vez o mesmo erro, ao dizer que as exigências são "1000 vezes mais desproporcionais e ridículas!!"..? Leu-as? E os eventuais estudos que as suportam? Ou é tudo "achismo"?

Vâ lá, meus Caros, vamos lá a ler as coisas todas até ao fim. E depois, comentar com alguma base, antes de vir emitir juízos de valor não fundamentados. Isto, para que estas conversas sejam interessantes. De outra forma, lá caimos nos tópicos dos "novos Aeroportos" com 500 mil páginas, em que há argumentos bem fundamentados, mas há também muita (mas mesmo muita) palha.

Já agora, que tanto se grita contra o estatuto do desgaste rápido, alguém sabe o que implica obter esse estatuto? Quais as vantagens e benefícios? E o que custa ao Estado a atribuição desse estatuto? Ou também é gritar por gritar?

Nota: "Achismo" - ciência do "eu acho que".

Aliás, alguém disse nos post mais acima, que se querem se reformar mais cedo que façam uma caixa de previdência específica e descontem um extra para lá.

Já há um fundo específico para Pilotos em algumas companhias nacionais para este efeito. Os Pilotos metem uma parte e as companhias a outra.

calhas

Capitão do Fim os estudos que li/encontrei não permitem com rigor concluir isso, há indicios mas não o suficientes para concluir causa efeito. Já no caso dos pilotos por exemplo e em relação ao melanoma a correlação é bastante mais forte.

A radiação não é toda a mesma, estar exposto a elevados níveis de radiação não quer dizer imediatamente que se vai desenvolver cancro, depende do tipo de radiação e energia desta.

Incrível, mas já tem conclusões sem ter lido todos os estudos, até porque existem estudos actualizados.
Achismos como diz e bem o Capitão do Fim.

calhas

Daí que, se calhar, é melhor aguardar pelos estudos que os Tripulantes de Cabine (e não os Pilotos, como erradamente refere Icterio) certamente irão produzir para demonstrar as suas pretensões.

De outra forma, uma discussão que até poderia ser salutar, reverte para a habitual inveja, apoiada no desconhecimento e ignorância.

Não diria melhor.
🙌🏻

nunopinheiro

calhas mas eu li ou passei os olhos pelos estudos e não havia dados com correlação suficiente que demonstrem uma causa efeito. se tiver estudos que demonstrem cientificamente o contrario por favor partilhe. para alem disso o estudo também tem de forma quantitativa demonstrar uma esperança media de vida inferior, ou incapacidade física para o referido trabalho ou qq outro.

Inveja ? de quem?
« Última modificação: 05 de Fevereiro 2019, 19:44:25 por nunopinheiro »

Icterio

Até fiquei admirado, então os tripulantes de cabine tem desgaste rápido.  Bom, mais do que as radiações cósmicas e cómicas, de certeza que podem se queixar que terem de lidar frequentemente com passageiros beligerantes.  Aí podem ter razão.

Mas assim todos os que exercem atendimento ao público qualificam-se para este estatuto.

Equality may perhaps be a right, but no power on earth can ever turn it into a fact.
– Honore De Balzac

Capitão do Fim

Ok, é para desconversar. Boa sorte então.

calhas

calhas mas eu li ou passei os olhos pelos estudos e não havia dados com correlação suficiente que demonstrem uma causa efeito. se tiver estudos que demonstrem cientificamente o contrario por favor partilhe. para alem disso o estudo também tem de forma quantitativa demonstrar uma esperança media de vida inferior, ou incapacidade física para o referido trabalho ou qq outro.

Inveja ? de quem?

Qual estudo?
Se os novos ainda não são públicos?
Que tal seguir o simples conselho do Capitão do Fim e aguardar os estudos que suportarão a petição agoira feita, quando a mesma for entregue à AR.
« Última modificação: 05 de Fevereiro 2019, 21:14:22 por calhas »

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
1 Respostas
665 Visualizações
Última mensagem 31 de Julho 2014, 13:55:30
por Sousa
1 Respostas
853 Visualizações
Última mensagem 08 de Junho 2016, 01:59:53
por anonuser1