Smp

  • Mensagens: 49
Ok , ontem estava a fazer uma ligação para o Brasil como um TAP , fiquei na dúvida :)

jopeg

  • Moderador
  • Mensagens: 1538
Caro Smp,

Todos têm razão !

O avião não pertence de facto à TAP, mas ontem - devido aos problemas dos últimos dias com a frota de longo curso da TAP - esta companhia resolveu "alugar" este avião para fazer o voo TP17 (LIS-REC).

Abraço,

Jopeg   

Flyz

  • Mensagens: 1242
Citação
TAP cresceu 7,2% no primeiro semestre deste ano

A companhia aérea portuguesa transportou mais de 5 milhões de passageiros só nos primeiros seis meses deste ano, período em que a taxa de ocupação média dos aviões chegou a 80%.


A TAP atingiu, no final do primeiro semestre deste ano, um total de cerca de 5.284.000 passageiros transportados em toda a rede geral, o que traduz um crescimento de 7,2% face ao mesmo período do ano passado.

 

De acordo com um comunicado divulgado pela empresa esta segunda-feira, 7 de Julho, nos primeiros seis meses de 2014, a taxa de ocupação média dos aviões atingiu 80,1%, o que representa um acréscimo de 3,2%, em termos homólogos.

 

"A TAP continua, desta forma, a crescer de forma sustentada, reforçando a sua importância no transporte de passageiros de e para Portugal, e fortalecendo o papel estratégico do seu hub em Lisboa, nas ligações entre a Europa, a África e a América Latina", escreve a empresa, no comunicado enviado às redacções.

A companhia aérea portuguesa acrescenta que, a confirmar-se a tendência evidenciada até aqui, a TAP vai continuar a sua trajectória de crescimento acima do dobro relativamente à média das companhias europeias.

Só no mês de Junho, a TAP transportou 1.030.045 passageiros, mais 7,3% do que em 2013, e ligeiramente acima da tendência do semestre, não tendo os seus resultados de tráfego sido afectados por dificuldades operacionais não previstas.

Nos primeiros seis meses do ano, a companhia aérea nacional cresceu em todos os sectores da rede, destacando-se as Regiões Autónomas, a Europa e os Estados Unidos, com valores acima da média.

Também em Junho, a TAP abriu os seus dois novos destinos no Brasil, Manaus e Belém – os primeiros de uma série de 11 inaugurados este Verão - mas é neste mês de Julho que se verifica a maior expansão da sua rede, acrescentando a companhia nove destinos novos, sete dos quais na Europa e mais dois na América Latina: Bogotá e Panamá.

 

Além disso, a TAP reforça também o número de frequências para algumas das principais cidades servidas na Europa e no Brasil. É igualmente a partir deste mês de Julho que a companhia  retoma a operação para S. Tomé com equipamento próprio, o Airbus A320, aumentando também a oferta de um para três voos semanais.

in http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/tap_cresceu_72_no_primeiro_semestre_deste_ano.html



Citação
TAP tem a 4ª melhor taxa de ocupação da AEA
com maior subida na primeira metade de 2014

A TAP é a companhia da AEA, associação das companhias de rede europeias, que mais subiu a taxa de ocupação na primeira metade deste ano e integra o restrito grupo de quatro companhias que superam o nível médio de ocupação dos voos das 18 companhias com dados relativos às primeiras 26 semanas de 2014.

Dados a que o PressTUR teve acesso indicam que a taxa de ocupação média da TAP nessas 26 semanas foi de 79,9%, mais 3,1 pontos que no período homólogo de 2013, enquanto a taxa média das 18 companhias da AEA subiu 0,3 pontos, para 79,4%.
A companhia líder em taxa de ocupação mantém-se a KLM, com 85,6%, seguida da Air France, com 82,7%, e da Swiss, com 81,7%, companhias que tradicionalmente têm das taxas de ocupação elevadas na aviação europeia, mas logo a seguir surge a TAP, em relação à qual alguns ‘analistas’ consideravam que tinha um ‘problema estrutural’, pela dimensão e localização do seu mercado doméstico e por Portugal ser um destino turístico muito sazonal.
Ora, o que os dados a que o PressTUR teve acesso revelam é que em plena época baixa do turismo, a TAP consegue a quarta melhor taxa de ocupação média das companhias de rede europeias, superando transportadoras como a British Airways (79,1%), Lufthansa (77,5%) e Turkish (79,3%).
Os dados a que o PressTUR teve acesso indicam que a subida da taxa de ocupação ocorreu por crescimento do tráfego em RPK (passageiros x quilómetros percorridos, unidade mais utilizada na aviação, porque não é igual um passageiro voar um Lisboa - Porto ou um Lisboa - São Paulo) em 6,5%, 2,5 pontos acima do aumento média das companhias da AEA (+4%) embora com um aumento de capacidade 1,2 pontos menor (2,4% face a 3,6% do conjunto das companhias da AEA).
Os dados mostram que a companhia teve aumentos de tráfego em todos os sectores de rede, de 7,4% nos voos domésticos, e 7,9% nos internacionais intra-europeus, de 32,7% nas ligações com o Norte de África, de 15,4% nas ligações com a América do Norte, de 14,3% nos voos da Venezuela, de 4,3% nos voos do Brasil e de 3,7% nos voos para a África Sub Sariana.
Em taxa de ocupação dos voos, as rotas domésticas tiveram uma subida de 5,2 pontos, para 72,7%, nos voos internacionais dentro da Europa o aumento foi de 4,8 pontos, para 77,9%, nos voos do Atlântico Norte (Estados Unidos) teve uma subida de cinco pontos, para 83,3%, nos voos do Atlântico Médio (Venezuela) teve +8,3 pontos, para 88%, nas rotas do Atlântico Sul (Brasil) aumentou 0,3 pontos, para 82,8%, e nas ligações com a África Sub Sariana teve +3,5 pontos, para 77,8%.
As únicas rotas da TAP que tiveram descida da taxa de ocupação nas primeiras 26 semanas deste ano foram as do Norte de África, em três pontos, para 69%, porque apesar de terem sido as que tiveram o maior crescimento do tráfego, em 32,7%, esse aumento ainda não chegou para acompanhar o aumento de capacidade, que atinge 38,5%.
Os dados a que o PressTUR teve acesso mostram que mesmo antes de receber os novos aviões, ou seja, com a mesma frota que tinha no ano passado, a TAP aumentou a capacidade (em ASK = lugares x quilómetros percorridos) em 3,1%, pelos aumentos em 1,3% em voos internacionais dentro da Europa, onde se encontram os maiores emissores de turistas para Portugal, em 38,5% nas rotas do Norte de África, em 8,4% nas rotas da América do Norte, em 3,5% nas ligações com a Venezuela e em 4% na rotas do Brasil (o que se prende com o início dos voos para Manaus e Belém em inícios de Junho), enquanto nos domésticos reduziu 0,3% e nas ligações com a África Sub Sariana reduziu 1%.
Os dados mostram ainda que na semana terminada a 28 de Junho, a TAP atingiu a melhor taxa de ocupação desde inícios de Março, com 88%, ficando apenas aquém dos 91% da KLM e dos 88,9% da Swiss, que são tradicionalmente as líderes em taxa de ocupação, as quais, porém, tiveram menor ocupação que na semana homólogo da 2013 (-1,4 e -1,6 pontos, respectivamente), enquanto a TAP teve +3,4 pontos, por crescimento do tráfego em 5,8% face a um aumento de capacidade em 1,8%.
A melhor semana em taxa de ocupação dos voos da TAP mantém-se, porém, em 88,4% na semana 17, da Páscoa.
Os dados a que o PressTUR teve acesso e que mostram as taxas de ocupação nas 17 últimas semanas indicam que a companhia portuguesa em 12 delas teve ocupações acima dos 80%.
A TAP, que continua a ser das poucas companhias europeias que não publica mensalmente os seus dados de tráfego, divulgou hoje um comunicado em que indica que transportou 5,284 milhões de passageiros no primeiro semestre deste ano, em alta de 7,2%, como noticiado na sexta-feira pelo “Diário Económico”, citando “fonte oficial”.
O comunicado da TAP refere que a companhia teve, assim, mais 353 mil passageiros que no primeiro semestre de 2013, no qual, por sua vez, já registara um aumento de 4,8% ou 224 mil, pelo que o aumento em dois anos atinge 12,3% ou 577 mil.
O comunicado diz ainda que a taxa de ocupação média dos voos no primeiro semestre foi de 80,1%, em alta de 3,2 pontos.
 in prestur http://www.presstur.com/site/news.asp?news=47663

« Última modificação: 07 de Julho 2014, 19:54:39 por Flyz »


jopeg

  • Moderador
  • Mensagens: 1538
Caros,

In Presstur:
Citação

No Domingo, 6 de Julho

TAP atinge novo recorde de passageiros num dia logo no início da época alta

Presstur 10-07-2014 (17h54)

A TAP atingiu um novo recorde de passageiros num só dia logo no primeiro Domingo deste mês, com 40.232, avançou ao PressTUR fonte da companhia que prognosticou que se antecipa seja um recorde de curta duração, tendo em conta o crescimento que perspectiva e que habitualmente o início de Julho não é o período mais forte do ano.

O anterior recorde de passageiros num só dia datava de 1 de Setembro do ano passado e era de 39.591
 
O novo recorde supera o anterior máximo em 1,6% ou 641 passageiros, mas, como destacou a fonte da companhia, foi estabelecido antes dos dias ‘críticos’ de início e fim de férias, os últimos de Julho/primeiros de Agosto e os últimos de Agosto/primeiros de Setembro.

O recorde de 6 de Julho, de acordo com essa fonte, o que evidencia é a continuação do crescimento do número de passageiros que voam com a companhia e que no primeiro semestre foi de 7,2%, para 5,284 milhões, com +7,3% no mês de Junho, em que transportou 1,03 milhões.

Esses crescimentos ocorreram quando das novas linhas que a TAP anunciou para este ano ainda só tinha começado a de Manaus e Belém, no dia 3 de Junho.

O recorde de 6 de Julho, no entanto, já incorpora o início dessas 12 novas rotas, cujo impacto é ligeiramente mitigado por alguns cancelamentos decorrentes das dificuldades que a TAP tem enfrentado por atraso na chegada de seis novos aviões, dois de longo curso A330 e quatro de médio curso A320 e A319.   

A fonte do PressTUR destacou que uma das características mais relevantes para a companhia do crescimento verificado no primeiro semestre é que foi sustentado na subida da taxa de ocupação dos voos em maior medida do que no aumento de capacidade.

A companhia no primeiro semestre, de acordo com dados a que o PressTUR teve acesso teve a 4ª melhor taxa de ocupação média dos voos da AEA nas primeiras 26 semanas deste ano, com 79,9%, mais 3,1 pontos que no período homólogo de 2013.

A taxa média de ocupação do primeiro semestre completo foi de 80,1%, em alta 3,2 pontos.

As fontes do PressTUR indicaram que nos três meses do segundo trimestre a TAP teve sempre taxas de ocupação médias mensais acima de 80%, com 84,6% em Abril, que este ano foi o mês da Páscoa, 81,7% em Maio e 84% em Junho.


Eu estive nestes 40.232 passageiros transportados pela TAP no domingo. Fiz um excelente, em termos de qualidade, ZAG-LIS a bordo do CS-TNN.

Abraço,

Jopeg

aerointeressado

  • Moderador
  • Mensagens: 516
Não estava atrasado?

TAP153

  • Mensagens: 1142
Eu não voei este Domingo, mas no mês de Junho fiz LIS - EWR (CS TOP) e MIA - LIS (CS TOK) com lotação a 100% em ambos os voos!

Excelente serviço em ambos, apenas a assinalar o atraso à saída de MIA no dia 18 por falha do sistema elétrico já durante o taxing. Se não fosse isso o voo teria descolado no horário previsto.

Também estou contabilizado no LIS - FRA - LIS dos dias 9 e 10 de Junho que nunca chegou sair por causa da greve dos controladores franceses. O voo TAP572 estava a 100% A320....

Abraços

jopeg

  • Moderador
  • Mensagens: 1538
Não estava atrasado?

Nada ! Voo super pontual, ou melhor, até chegamos 10m mais cedo a Lisboa.

Abraço,

Jopeg

cruzov

  • Administrador
  • Mensagens: 497
Eu fiz um HOR-LIS no dia anterior (5 de Julho) no A320 CS-TNQ, que estava com uma ocupação inferior a 30%...

LisbonJet

  • Mensagens: 159
Eu fiz um HOR-LIS no dia anterior (5 de Julho) no A320 CS-TNQ, que estava com uma ocupação inferior a 30%...

Nada de muito preocupante... são voos cujo mercado é marcadamente interno, decorrentes de PSO's, com características de tráfego muito especiais e com fluxos de quase-unidirecionalidade em determinadas épocas do ano. Para lá as reservas estavam no limite de capacidade do avião.

tareias77

  • Mensagens: 4834
lpem a minha ignorancia, mas gostaria de saber como e que a Tap lida nas situações em que por exemplo um a330 avaria no brasil e não pode fazer o voo de regresso. O voo é anulado ou tentam fretar um avião?

tareias77

  • Mensagens: 4834
Não estava atrasado?

Nada ! Voo super pontual, ou melhor, até chegamos 10m mais cedo a Lisboa.

Abraço,

Jopeg

Caro jopeg, que tal a taxa de ocupação do voo? Havera mercado que justifique?

Flyz

  • Mensagens: 1242
@tareia77
-depende de muitos factores,qual era a ocupação do voo, se forem poucos podem ser depachados no próximo  voo (não vou dizer nomes,mas toda gente sabe que existem companhias se o voo não estiver cheio, ou seja rentável, cancelam voos para preencher os voos seguintes),qual o aeroporto que operava(se existem companhias com qual a tap tem acordos interline despacham os pax por outros sítios, fra-cdg-ams etc),mais importante quanto tempo estimam que avaria demore a resolver, se existem aviões para recorer ao wet lease(e se vale a pena,pois esses alugeres pontuais pagam-se a peso de ouro).mas isto e completamente offtopic.

iloper

  • Mensagens: 1522
Em caso de dúvida, a Boeing quer é encomendas... A TAP precisa de aviões...

jopeg

  • Moderador
  • Mensagens: 1538
Caros,

In Presstur:
Citação

No primeiro semestre

TAP “em estado calamitoso” transporta mais 327 mil de e para Lisboa

Presstur 28-07-2014 (14h09)

A TAP, que o presidente do Sindicato dos Pilotos (SPAC) dizia há dias estar “em estado calamitoso”, aumentou mais o número de passageiros transportados de e para Lisboa no primeiro semestre que todas as outras companhias juntas, exceptuando a Ryanair, que ainda não operava na capital portuguesa no primeiro semestre de 2013.

Dados do Aeroporto de Lisboa a que o PressTUR teve acesso mostram que o Aeroporto de Lisboa teve 8,192 milhões de passageiros embarcados e desembarcados no primeiro semestre, +12% ou mais 877,8 mil, mas que sem a TAP e a Ryanair o aumento foi de 6,1% ou 180,4 mil.

O presidente do SPAC, Jaime Prieto, em declarações citadas pelo jornal “i” no Sábado, ao defender a marcação da greve para dia 9 argumentou ser “um sinal encarnado à companhia” e que a acção se devia “ao estado calamitoso a que chegou a operação da TAP”.

Fontes do PressTUR avançaram que a companhia, apesar de todo o ‘sururu’ acerca de cancelamentos e atrasos, estava em Julho com um aumento do número de passageiros em 9,6%.

A melhor avaliação sobre o “estado calamitoso” da TAP é, porém, a que transparece dos dados do Aeroporto de Lisboa, ainda apenas sobre o primeiro semestre, segundo os quais a companhia portuguesa realizou 43.674 voos de e para Lisboa nos primeiros ses meses deste ano, +1,2% que no período homólogo de 2013, e somou 4,687 milhões de passageiros, +7,5% ou mais 327 mil que há um ano.

A segunda maior companhia em Lisboa, a easyJet, por sua vez, realizou 6.159 voos de e para Lisboa, +1,7% que há um ano, nos quais transportou 886,2 mil passageiros, +3% ou mais 25,8 mil.

A Ryanair, que a despeito de só ter começado a voar de e para Lisboa a 26 de Novembro de 2013, se tem consolidado como a terceira maior companhia na capital portuguesa, realizou 2.488 voos e teve 370,3 mil passageiros.

Entre as companhias que já operavam no primeiro semestre de 2013, a TAP foi pois a que teve o maior aumento de passageiros, muito distante (7,4 vezes maior) do segundo maior aumento, o da low cost Transvia.com, do grupo Air France KLM, que teve um aumento de 44,3 mil passageiros (+36,5%, para 165,6 mil).

Seguiu-se a Vueling, low cost espanhola do grupo IAG, com mais 43,2 mil passageiros (+30,8%, para 183,3 mil), e só depois vem o aumento da easyJet, em 25,8 mil (+3%, para 886,2 mil).


Jopeg

iloper

  • Mensagens: 1522
Viva Lisboa e Força TAP! Com números destes a venda seria pouco inteligente

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
11 Respostas
1910 Visualizações
Última mensagem 18 de Março 2015, 23:14:15
por Mosquito
204 Respostas
28335 Visualizações
Última mensagem 20 de Fevereiro 2018, 00:00:08
por jopeg
TAP 2018 (números e ocupações)

Iniciado por jopeg « 1 2 ... 7 8 » TAP

112 Respostas
16155 Visualizações
Última mensagem 06 de Julho 2019, 11:00:12
por FLopes
19 Respostas
3715 Visualizações
Última mensagem 02 de Abril 2019, 09:35:26
por jopeg
625 Respostas
71822 Visualizações
Última mensagem 18 de Outubro 2018, 16:52:33
por New Engine Option

Total 99+0=99 ms, db 0 ms, php 99 ms