JoaoGoncalvesS

• "You can always go around!"
Boas!
Como o título diz, este tópico é para debater o estado de sobrelotação de algumas escolas e se as mesma estão em vias de fechar as inscrições de novos alunos ou não.

L3: Um amigo meu acabou a parte teórica e falta a prática. Conta já com 3/4 meses de espera e ainda não começou e pelo o que ele me disse podem vir a fechar as inscrições de novos alunos.
AWA: Pelo o que eu li aqui no forum, (fechou as inscrições?) e os alunos não voam também.

SevenAir e IFA : Desconheço, daí a ter feito este tópico.

Alguém sabe o status atual destas escolas ou de outras?

PS: (Se alguma desta informação estiver errada digam que corrijo.)

Bons voos!

filipecoimbra91

Boas!
Como o título diz, este tópico é para debater o estado de sobrelotação de algumas escolas e se as mesma estão em vias de fechar as inscrições de novos alunos ou não.

L3: Um amigo meu acabou a parte teórica e falta a prática. Conta já com 3/4 meses de espera e ainda não começou e pelo o que ele me disse podem vir a fechar as inscrições de novos alunos.
AWA: Pelo o que eu li aqui no forum, (fechou as inscrições?) e os alunos não voam também.

SevenAir e IFA : Desconheço, daí a ter feito este tópico.

Alguém sabe o status atual destas escolas ou de outras?

PS: (Se alguma desta informação estiver errada digam que corrijo.)

Bons voos!

Na minha opinião, IFA. Sem margem para duvidas. Comecei há 3 meses, já tenho 5 disciplinas feitas no ANAC, vou começar a voar no 4º mês e pelo que oiço de amigos nas restantes escolas do aerodromo, ou voam muito pouco ou não se sentem acompanhados e orientados pela escola. A única dúvida que existe é a seguinte: se o IFA conseguirá manter a qualidade do serviço à medida que for crescendo em numero de alunos.

ice1971

Filipe. Tens valores praticados no IFA? Obrigado

filipecoimbra91

Sim, vou pagar 56.000€ no IFA, já contando com as horas de voo (incluindo time building), exames, material, etc. Posso-te enviar um spreadsheet que fiz. Tens que me enviar o teu email.

brunodias

Mas não era 70 mil sem exames etc???

Peço desculpa mas as suas respostas parecem cada vez menos de 1 aluno

filipecoimbra91

Estou a fazer o PPL(A) e  depois sigo para o ATPL(A) Modular. Aliás, é o que aconselho todos os que estão a pensar iniciar os seus estudos a fazerem. São donos e senhores das licenças dos módulos que vão fazendo, avançam ao ritmo que desejam e ao iniciarem com teoria do PPL(A), já levam uma bela base para a teoria do ATPL(A).

Comecei o PPL(A) no IFA logo no inicio do ano, já tenho 5 disciplinas feitas no ANAC (12 de Fevereiro, tal como é mencionado no link que o "Byte Boador" partilhou), vou começar a voar no 4º mês. Eu pretendo terminar o PPL em 6 meses e o ATPL modular em 12-18 meses e a escola tem-me insentivado nesse sentido. Entretanto o IFA comprou simulador e aviões novos. Dizem que instrutores não será problema. Mas quanto a isso, só o tempo o dirá.

Quanto ao preço, o vou pagar 56.000€ no IFA, já contando com as horas de voo, exames, material, etc. Posso-te enviar um spreadsheet que fiz.

Infelizmente o IFA não me dá comissão. Mas como tenho muitos amigos insatisfeitos com as suas escolas e eu só tenho coisas boas a referir da minha, resolvi ajudar o próximo. Quando tiver algo de mal a dizer, aqui estarei para mencionar o sucedido.

filipecoimbra91

Mas não era 70 mil sem exames etc???

Peço desculpa mas as suas respostas parecem cada vez menos de 1 aluno

Gostava de perceber como chegou a esse valor.
« Última modificação: 20 de Fevereiro 2019, 21:45:31 por filipecoimbra91 »

brunodias

Eu não cheguei a valor nenhum, estou-me a guiar pelo que o user filipecoimbra91 disse no dia 6 de junho de 2018 no topico ifa da curso de atpl com emprego garantido

Esta la isto

Bom dia! O valor é de 70,200.00 €.

Alguém mais por dentro dos termos poderia-me dar uma opinião objetiva sobre esta possibilidade? Agradeço desde já!

Aqui vão os detalhes:

Curso - "Zero to Type ATR"

Destinatários:

- Todos aqueles que queiram e com disponibilidade para seguir uma carreira como piloto de linha aérea, assegurando no final, não só uma licença de Piloto ATPL EASA e um Type Rating em ATR 42/72, assim como emprego como Co-Piloto de ATR, num estágio remunerado pelo período de 6 meses com a companhia aérea Lease Fly.

Duração: Aprox. 20 meses (laboral)

Estrutura ATPL: Teoria 850h / Voo 215h

Estrutura Type Rating ATR: Teoria 69h / Prática 32h (8 sessões)

Preço: 70.200€

O Preço inclui:

Curso ATPL(A) Integrado
Type Rating em ATR 42/72
Estágio remunerado de 6 meses como Co-Piloto na Lease Fly

O Preço não inclui (da responsabilidade do aluno):

Exame médico classe I
Exame Inglês Aeronáutico
Cidadãos Portugueses: a realizar até final do curso
Cidadãos Estrangeiros: pré-requisito do curso

Pré-requisitos:

- 18 anos de idade à data de término do curso
- 12º ano ou equivalente (reconhecido pelo Ministério da Educação)
- Domínio da língua inglesa, falada e escrita
- Certificado Exame Médico – Classe I
- Certificado de Inglês Nível 4 (mínimo) para cidadãos não-europeus

Condições de pagamento:

Inscrição:                                2.000,00€
Início:                                     20.000,00€
Após 6 meses:                    20.000,00€
Após 12 meses:                  20.000,00€
Após 18 meses:                    8.200,00€

Datas:

Entrevista: a marcar, deverão fornecer contacto telefónico
Início: 18/Junho/2018
Final: 28/Fevereiro/2020

Condições de admissão:

O nº de alunos é limitado por turma
A admissão ao curso está sujeita a uma avaliação realizada através de entrevista com o CEO da Lease Fly
O acesso à entrevista é realizado por ordem de chegada, através de marcação telefónica
Os alunos interessados, deverão fornecer o seu melhor contacto telefónico

Documentação p/ pré-inscrição:

Certificado de habilitações literárias do 12º ano
Cartão do Cidadão
Poderá ser necessário Visto para cidadãos não-Europeus

Processo de inscrição:

Entrega da documentação no IFA
Liquidação do valor da inscrição

Gostaria de sugerir a consulta da brochura do curso, que contem informação complementar:
https://www.ifa-training.com/cursos/curso-zero-to-type-atr/

Esta ai tudo, escrito por alguem com o username que referi em cima

filipecoimbra91

Atenção que recebi estes valor do IFA em Dezembro de 2018, tendo sido estes que contratei:

PPL(A) - (Private Pilot License - Aircraft)

·         Destinatários: para todos aqueles que pretendam começar a voar, por puro divertimento ou prazer pessoal, ou que procurem iniciar uma carreira de piloto, ao seu próprio ritmo e investimento faseado.

·         Duração: Aprox. 6 meses

·         Estrutura: Teoria - 115h / Voo - 45h

·         Preço: 9.700€

Pré-Requisitos

·         16 anos de idade à data de início do curso

·         17 anos de idade à data de término do curso

·         9º ano escolaridade

Condições de Pagamento

·         Inscrição:                                                           2.000,00€

·         1º dia de aulas:                                                  7.700,00€

Documentação p/ pré-inscrição

·         Diploma 9º ano escolaridade ou equivalente

·         Cartão do Cidadão

·         Poderá ser necessário visto para cidadãos não-Europeus

Documentação p/ inscrição presencial

·         Apresentar documentos originais acima referidos

·         Certificado Médico Classe I*, que poderá ser feito em Lisboa (UCS ou FAP) ou no Porto (Hosp. dos Lusíadas) - locais certificados pela ANAC

·         3 fotografias

* - Exames Médicos a realizar pelo aluno

Processo de inscrição

·         Entrega da documentação no IFA

·         Reunião inicial com coordenador do curso

·         Preenchimento de documentação complementar

·         Avaliação do nível de Inglês

·         Assinatura do contrato

·         Pagamento

O Preço inclui:

·         Cartão de Aluno

·         7 Manuais das disciplinas teóricas

·         Carta VFR

·         Calculador VFR

·         CRP5

·         Manuais dos aviões

·         Caderneta de voo

·         Exames de Matemática e Física no IFA

·         9 exames do ANAC

·         Certificado de Exame médico classe I ou II (375€ na UCS)

·         Exame Inglês Aeronáutico > nivel 4 (120€)

.         Headset (vão de 200€ a 1000€) - link da amazon com as melhores escolhas: https://www.amazon.com/s?k=Aviation+Headset&i=electronics&ref=nb_sb_noss_2

ATPL(A) Modular - (Airline Transport Pilot License - Aircraft)

O ATPL(A) Modular é composto de 6 módulos, podem ser realizados ao longo do tempo e com pagamentos separados, uma vez que você paga por cada módulo.

·         Destinatários: todos aqueles que pretendem iniciar uma carreira como piloto de linha aérea, podendo candidatar-se no final às companhias aéreas europeias (EASA)

·         Duração: por módulo, veja detalhes abaixo

·         Estrutura: por módulo, veja detalhes abaixo

·         Preço: 34.825€ (7 módulos)

Pré-Requisitos gerais

·         18 anos de idade à data de término do curso

·         Licença válida de PPL(A)

·         12º ano ou equivalente (reconhecido pelo Ministério da Educação)

·         Domínio da língua inglesa, falada e escrita

·         Certificado de Inglês Nível 4 (mínimo) para cidadãos não-europeus

Módulos e pré-requisitos específicos

·         ATPL(A) e-Learning                                       5.475€

o   Ter licença PPL(A);

·         Night rating                                                      1.350€

o   Ter licença PPL(A);

o   Ter completo teoria ATPL(A);

·         IR SEP                                                                  12.200€

o   Night Rating averbado na Licença de voo;

o   Min. 50h Cross-country como PIC;

o   Exame Inglês aeronáutico >= Level 4;

·         MEP                                                                     7.100€

o   Min. 70h como PIC;

o   Min. PPL(A) com IR;

·         CPL                                                                       4.600€

o   Min. 100h PIC;

o   Min. PPL(A) com IR;

o   Ter no final do curso CPL(A) min. 200h totais de voo.

·         MCC                                                                    4.100€

Condições de Pagamento

·         Reserva inscrição/módulo:                           20%

·         1º dia de aulas/módulo:                              80%

Datas

·         Início: datas a anunciar ou por pedido

·         Final: datas a anunciar ou por pedido

Documentação p/ pré-inscrição

·         Licença válida de PPL(A)

·         Certificado de habilitações literárias do 12º ano

·         Cartão do Cidadão

·         Poderá ser necessário visto para cidadãos não-Europeus

·         Copia das 3 últimas páginas da Caderneta de voo

·         Certificado Médico Classe I*, que poderá ser feito em Lisboa (UCS ou FAP) ou no Porto (Hosp. dos Lusíadas) - locais certificados pela ANAC

* - Exames Médicos a realizar pelo aluno

·         Curriculum Vitae

Documentação p/ inscrição presencial

·         Apresentar documentos originais acima referidos

·         3 fotografias

Processo de inscrição

·         Entrega da documentação no IFA

·         Reunião inicial com coordenador do curso

·         Preenchimento de documentação complementar

·         Avaliação do nível de Inglês

·         Assinatura do contrato

·         Pagamento

O Preço inclui:

·         Módulo de E-learning

o   14 Manuais das disciplinas teóricas

o   Airways Manual

o   Carta IFR

o   CRP5

o   Exames de Matemática e Física no IFA

·         Restantes módulos

o   Cartão de Aluno

o   Carta IFR

o   Manuais dos aviões

·         Certificado de Exame médico classe I (375€ na UCS)

·         Exame Inglês Aeronáutico > nivel 4 (120€)

.         Headset (vão de 200€ a 1000€) - link da amazon com as melhores escolhas: https://www.amazon.com/s?k=Aviation+Headset&i=electronics&ref=nb_sb_noss_2

.         Time Building (90-100 horas) - Assumindo um máximo de 120€ por hora, dá um total de 10,800-12,000€

Mais uma vez, eu recebi estes valores em Janeiro de 2019. Fazendo as contas, dá um total de 56,000 - 57,000€, dependendo do numero de horas em "Time-Building".

filipecoimbra91

Eu não cheguei a valor nenhum, estou-me a guiar pelo que o user filipecoimbra91 disse no dia 6 de junho de 2018 no topico ifa da curso de atpl com emprego garantido.

Pois, a malta que está confusa, está confusa porque está a ler as mensagens que escrevi neste forum em Junho de 2018, Na altura ainda estava a explorar as opções e estava inclinado para avançar com o ATPL(A) integrado + Type Rating no ATR com estágio remunerado incluido, também pelo IFA. Depois percebi que, pelo menos no meu caso, não fazia sentido seguir por essa via. No entanto, mesmo neste caso o IFA bate o preço praticado pelas restantes escolas. E ainda inclui Type Rating em ATR e estágio remunerado. Viva o IFA lool
« Última modificação: 20 de Fevereiro 2019, 22:14:50 por filipecoimbra91 »

CS-TOA

Flown:
A310: TEI/X
A319: TTA/B/C/D/E/F/G/H/I/J/K/L/M/N/O/P/Q/R/S/U/V
A320: TMW/TNG/H/I/J/K/L/M/N/P/Q/R/S/T/U/V/W/X/TQD
A321: TJE/F/G/H
A330: TFZ/TOE/F/G/H/I/J/K/L/M/N/O/P/Q/R/U/V/W/X/TRA/TUB/C/D/E/F/G/I
A340: KBM/TFW/X/TOA/B/C/D/TQM

rm

Muito cuidado com a ganancia da Sevenair.

Iknowit

Penso que a moderação do fórum deve começar a intervir e selecionar melhor os conteúdos que são postados por aqui. Independentemente do facto da pessoa que vem para aqui dizer maravilhas da IFA, ser ou não um trabalhador da mesma, isto parece-me publicidade pura e dura e se não me falha a memória, este Verão andava pelo youtube uma publicidade à IFA em que um aluno contava uma história muito semelhante a esta. Mesmo que seja só um cliente satisfeito (pouco provável), isto é totalmente descarado.
E o mesmo se pode dizer em relação ao user "anónimo" da Nortávia que de vez em quando vem fazer publicidade, mais os "advogados" de defesa da AWA, que também não enganaram ninguém quando algumas situações foram denunciadas. Só passam por parvos.

Por fim, caro rm, queres explicar melhor o que se passou com a sevenair? É que ganancia neste momento há-a em todas as escolas, sem excepção... Realmente tenho conhecimento de uma ou outra prática menos abonatória da sevenair, mas ajudava se explicasses o que se passou!

filipecoimbra91

Penso que a moderação do fórum deve começar a intervir e selecionar melhor os conteúdos que são postados por aqui. Independentemente do facto da pessoa que vem para aqui dizer maravilhas da IFA, ser ou não um trabalhador da mesma, isto parece-me publicidade pura e dura e se não me falha a memória, este Verão andava pelo youtube uma publicidade à IFA em que um aluno contava uma história muito semelhante a esta. Mesmo que seja só um cliente satisfeito (pouco provável), isto é totalmente descarado.
E o mesmo se pode dizer em relação ao user "anónimo" da Nortávia que de vez em quando vem fazer publicidade, mais os "advogados" de defesa da AWA, que também não enganaram ninguém quando algumas situações foram denunciadas. Só passam por parvos.

Por fim, caro rm, queres explicar melhor o que se passou com a sevenair? É que ganancia neste momento há-a em todas as escolas, sem excepção... Realmente tenho conhecimento de uma ou outra prática menos abonatória da sevenair, mas ajudava se explicasses o que se passou!

No que toca à IFA, não se trata de publicidade, mas sim da realidade. A fim de ajudar aqueles que estão a começar. Quanto à SevenAir, a minha advogada pediu-me que para já não exposes-se o caso.

iSeven

Conheço um caso na Seven Air (agora penso: que má escolha para o meu username :D) em que fizeram mal as contas a essa pessoa e, se a pessoa não tivesse confirmado, ter-lhe-iam cobrado uns milhares de euros a mais. Aposto que há muitos que não se dão ao trabalho de confirmar ou de manter um registo das contas... E eles aproveitam-se disso. Decerto esta pessoa não foi caso único.
« Última modificação: 01 de Março 2019, 19:09:37 por iSeven »

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
4 Respostas
1697 Visualizações
Última mensagem 06 de Junho 2015, 18:49:13
por sheikh
10 Respostas
2327 Visualizações
Última mensagem 26 de Outubro 2016, 23:31:30
por iSeven