CS-ZE

joaorosa80

Portanto o abanar de asas for prepositado?

CS-ZE

Não,tudo por força dos ventos...O avião acabou por ter de seguir para Málaga.

VNE

Ventos cruzados??

Nunca vi semelhante instabilidade!

brunodias

Se fosse eu a dizer, dizia que seria algum problema mecanico, a nivel de ROLL

Mas se foi vento, foi mesmo forte, ou estranho

De qualquer maneira acho que o avião deve ter ficado com um cheiro

Rex

Durante a tarde li que Gibraltar por vezes é bastante complicado e tal como na Madeira há requisitos extra para aterrar lá.
Li sobre rotores em ondas de montanha como possível explicação inicial. Mas neste 2º vídeo a bordo é estranho como estabiliza tão rápido no final.
Para quem não viu o 1º vídeo no outro tópico:

Eu sou daqueles passageiros cuja tranquilidade sossega aqueles passageiros que por vezes estão ao lado agitados com momentos mais atribulados em voo mas com isto acho que me ia abaixo também, nunca tinha visto, iria ficar assustado com este comportamento do avião.
« Última modificação: 25 de Fevereiro 2019, 23:28:32 por Rex »

CS-TMT

• Facebook
REG/CSTMT SEL/LRDQ OPR/LXR

JetPhotos
PlanePictures
Flickr

jeropiga

Hum... terá havido over input por parte do pilot on controls? O avião poderia estar a tentar estabilizar sozinho somado ao input de sidestick poderia fazer isto...  já parece uma aterragem do TAP aqui há uns tempos...

Nyctalus

Just my 50 cents... Sou apenas um entusiasta da aviação, então há muita coisa que desconheço. Mas do que fui aprendendo, acho que, se foi por acção do piloto, há que fazer-lhe um teste médico... Com a experiência que é requerida a um piloto para voar para Gibraltar, algo de muito errado estaria a acontecer com ele em termos de sensibilidade/coordenação motora.

Tenho duas pequenas teorias, já que repentinamente o avião deixa de oscilar.

1 - Serem vortex oriundos do rochedo, o que levaria um um wind-shear forte. Reparem que num dos videos, a oscilação das asas para quando eles estão em cima do rochedo.

2 - Alguma avaria num dos sistemas de controlo de superficies do avião. Assim que os pilotos tenham desligado esse sistema, o problema terminou.

jeropiga

PIlot induced oscilation (PIO) é um factor que existe. Não há necessiade de ir ao médico! hehehe é apenas uma tentativa de corrigir manualmente aquilo que o avião tentaria corrigir por si, dando numa reação exagerada. Li alguares, que quando isso acontece é deixar mesmo o avião corrigir sozinho e não intervir.

António Costa

PIlot induced oscilation (PIO) é um factor que existe. Não há necessiade de ir ao médico! hehehe é apenas uma tentativa de corrigir manualmente aquilo que o avião tentaria corrigir por si, dando numa reação exagerada. Li alguares, que quando isso acontece é deixar mesmo o avião corrigir sozinho e não intervir.

Exato, muitas vezes a tentativa de contrariar a atitude do "bicho" só agrava o problema. Já vivi, como tripulante de cockpit, situações dessas em que a solução passou, simplesmente, por deixar que a aeronave estabilizasse por si própria.

A aerodinâmica é uma coisa fantástica. ;)

lockheed

• You are not in Kansas anymore!...
É como aquele pessoal que cai de mota e sem o piloto a mota estabiliza e continua por ali fora...  ;)

brunodias

Neste caso sim, porque o avião é dinamicamente estavel, há aviões que são dinamicamente instaveis, ou seja não fazer input só aumenta o problema

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
746 Visualizações
Última mensagem 25 de Abril 2014, 14:04:08
por kruzovsky
3 Respostas
2033 Visualizações
Última mensagem 07 de Julho 2014, 14:45:54
por caparica