CS-ZE

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joaorosa80

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Portanto o abanar de asas for prepositado?

CS-ZE

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Não,tudo por força dos ventos...O avião acabou por ter de seguir para Málaga.

VNE

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Ventos cruzados??

Nunca vi semelhante instabilidade!

brunodias

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Se fosse eu a dizer, dizia que seria algum problema mecanico, a nivel de ROLL

Mas se foi vento, foi mesmo forte, ou estranho

De qualquer maneira acho que o avião deve ter ficado com um cheiro

Rex

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Durante a tarde li que Gibraltar por vezes é bastante complicado e tal como na Madeira há requisitos extra para aterrar lá.
Li sobre rotores em ondas de montanha como possível explicação inicial. Mas neste 2º vídeo a bordo é estranho como estabiliza tão rápido no final.
Para quem não viu o 1º vídeo no outro tópico:




Eu sou daqueles passageiros cuja tranquilidade sossega aqueles passageiros que por vezes estão ao lado agitados com momentos mais atribulados em voo mas com isto acho que me ia abaixo também, nunca tinha visto, iria ficar assustado com este comportamento do avião.
« Última modificação: 25 de Fevereiro 2019, 23:28:32 por Rex »


CS-TMT

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jeropiga

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Hum... terá havido over input por parte do pilot on controls? O avião poderia estar a tentar estabilizar sozinho somado ao input de sidestick poderia fazer isto...  já parece uma aterragem do TAP aqui há uns tempos...

Nyctalus

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Just my 50 cents... Sou apenas um entusiasta da aviação, então há muita coisa que desconheço. Mas do que fui aprendendo, acho que, se foi por acção do piloto, há que fazer-lhe um teste médico... Com a experiência que é requerida a um piloto para voar para Gibraltar, algo de muito errado estaria a acontecer com ele em termos de sensibilidade/coordenação motora.

Tenho duas pequenas teorias, já que repentinamente o avião deixa de oscilar.

1 - Serem vortex oriundos do rochedo, o que levaria um um wind-shear forte. Reparem que num dos videos, a oscilação das asas para quando eles estão em cima do rochedo.

2 - Alguma avaria num dos sistemas de controlo de superficies do avião. Assim que os pilotos tenham desligado esse sistema, o problema terminou.

jeropiga

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PIlot induced oscilation (PIO) é um factor que existe. Não há necessiade de ir ao médico! hehehe é apenas uma tentativa de corrigir manualmente aquilo que o avião tentaria corrigir por si, dando numa reação exagerada. Li alguares, que quando isso acontece é deixar mesmo o avião corrigir sozinho e não intervir.

António Costa

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PIlot induced oscilation (PIO) é um factor que existe. Não há necessiade de ir ao médico! hehehe é apenas uma tentativa de corrigir manualmente aquilo que o avião tentaria corrigir por si, dando numa reação exagerada. Li alguares, que quando isso acontece é deixar mesmo o avião corrigir sozinho e não intervir.

Exato, muitas vezes a tentativa de contrariar a atitude do "bicho" só agrava o problema. Já vivi, como tripulante de cockpit, situações dessas em que a solução passou, simplesmente, por deixar que a aeronave estabilizasse por si própria.

A aerodinâmica é uma coisa fantástica. ;)

lockheed

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  • You are not in Kansas anymore!...
É como aquele pessoal que cai de mota e sem o piloto a mota estabiliza e continua por ali fora...  ;)

brunodias

  • Mensagens: 5018
PIlot induced oscilation (PIO) é um factor que existe. Não há necessiade de ir ao médico! hehehe é apenas uma tentativa de corrigir manualmente aquilo que o avião tentaria corrigir por si, dando numa reação exagerada. Li alguares, que quando isso acontece é deixar mesmo o avião corrigir sozinho e não intervir.

Neste caso sim, porque o avião é dinamicamente estavel, há aviões que são dinamicamente instaveis, ou seja não fazer input só aumenta o problema

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