JP Andrade

Bom Dia!
Voo Lisboa-Bolonha declara emergência. Sabem o que se passa?
Cumprimentos
JP Andrade

caparica

Já está no chão

JP Andrade

Tudo correu bem está sem energia e parado na 21  :) ouvi agora fuga no sistema hidráulico.
« Última modificação: 05 de Março 2019, 14:08:40 por JP Andrade »

Cumprimentos
JP Andrade

António Costa

A320-214  CS-TNG MSN 945 c/ 20 anos. O mais antigo em operação.

eascensao

TAP872G, já em espaço aéreo espanhol e a caminho de Bolonha declarou "PAN PAN" por motivos técnicos (perda de hidráulicos) e manifestou intenção de regressar a Lisboa. Já no regresso e em espaço aéreo nacional esteve em espera para consumo de combustível e informou que na fase inicial da aproximação iria declarar "MAYDAY" por perda de performance ... e assim fez.
Quando se aproximava do início da aproximação ILS à pista 21 de Lisboa declarou "MAYDAY MAYDAY MAYDAY due reduced performance, single hydraulics".

Rex

@eascensao
Por curiosidade, como é que é emergências destas com nomenclaturas muito próprias da aviação (panpan, mayday,etc) são depois "traduzidas" para o dispositivo de emergência civil no terreno?
Pergunto porque na CMTV um repórter falou em alerta amarelo e laranja mas antes de me rir (a CMTV costuma ser um alvo demasiado fácil) questionei-me se não haveria de facto algo do lado "não-aeronáutico" que pudesse estar por detrás disso.

eascensao

@Rex

não estou familiarizado com o plano de emergência do aeroporto e/ou as suas terminologias...

Spark

• A internet nos dias de hoje são 2 veículos: o hypetrain e o hatewagon. ALL ABOARD!!!
Se percebi bem o que foi sendo falado por aqui, o avião não aterrou mais cedo porque teve que queimar combustível, porém, ao fazer isso "perdeu performance" que o levou a declarar "mayday". Foi isso? É isto que está convencionado fazer?

caparica

Do que eu percebi, a perda de performance adveio de perder hidráulicos, mas o avião, dependendo do modelo, tem mais do que um sistema (redundância). A perda de performance não está relacionada com a "queima de combustível.

Byte Boador

Com falha dupla de Hyd, a landing distance aumenta consideravelmente
“Success is not final, failure is not fatal.
It is the courage to continue that counts“

Winston Churchill

AvGeekDiogo

• LHR/EGLL
    • Instagram das minhas fotos de Plane Spotting
Se não estou em erro falha dupla de HYD (G+Y) perde-se Flaps, spoilers, reversers e ainda Antiskid. E ao baixar o landing gear entram em Direct Law. Daí a falta de performance.

coelhone

@eascensao
Por curiosidade, como é que é emergências destas com nomenclaturas muito próprias da aviação (panpan, mayday,etc) são depois "traduzidas" para o dispositivo de emergência civil no terreno?
Pergunto porque na CMTV um repórter falou em alerta amarelo e laranja mas antes de me rir (a CMTV costuma ser um alvo demasiado fácil) questionei-me se não haveria de facto algo do lado "não-aeronáutico" que pudesse estar por detrás disso.

Já tinha pensado nisso....mas haverá naturalmente uma outra forma de comunicar aos meios de socorro...penso eu.
no que diz respeito ao teu post.....bastou escreveres (cmtv) para dar uma gargalhada...sao demasiados e muitas vezes ignorantes...e estou a ser simpático com aquele meio de CS.Abraco.

RazeR550

Uma pessoa no Twitter que disse que tinha um amigo dentro do voo garantiu que o avião após voltar para Lisboa começou a andar inclinado para um dos lados e foi assim até aterrar, e que por sua vez foi uma aterragem bastante dura. Não sei até que ponto e verdade isto, porque a meu ver o que a pessoa viu foi o avião as voltas para queimar combustível e pensou que o avião andasse inclinado.

Rex

Já tinha pensado nisso....mas haverá naturalmente uma outra forma de comunicar aos meios de socorro...penso eu.
no que diz respeito ao teu post.....bastou escreveres (cmtv) para dar uma gargalhada...sao demasiados e muitas vezes ignorantes...e estou a ser simpático com aquele meio de CS.Abraco.

Sim claro, eu chego a sentir vergonha alheia, já dei por mim a encolher-me no sofá ao ver alguns directos da CMTV    :D
Embora também admire a capacidade de encher chouriços durante longos minutos em directo. Chega a dar pena  :D
Mas para ser realmente justo... até que não foi muito mau para um directo sobre um incidente de aviação.

Citação
CMTV 5/3/2018 16h00

Não ganharam para o susto as 155 pessoas que seguiam a bordo dum Airbus A320 da TAP depois do comandante ter dado o alerta pouco depois de ter levantado voo aqui do aeroporto Humberto Delgado em Lisboa. Era um voo que tinha como destino Bolonha em Itália, o que é certo é que o comandante pouco depois de levantar voo então denotou alguns problemas hidraulicos e tomou a decisão de voltar para o aeroporto Humberto Delgado aqui em Lisboa.
O que é certo é que foi declarado um alerta, primeiro um alerta amarelo e depois um alerta laranja, o protocolo diz que a aeronave tinha que sobrevoar durante algum tempo aqui toda esta zona para assim poder largar combustivel, isto minimizando o risco de explosão ou incêndio caso houvesse uma aterragem mais forçada.
Os meios de socorro foram mobilizados e o espaço aereo esteve mesmo cortado durante 23 minutos, mais propriamente entre as 13:59 e as 14:22. Foi então dado o ok para que a aeronave pudesse aterrar, tal aconteceu às 13:59, não há resgisto de quaisquer feridos entre as 155 pessoas que então seguiam a bordo desta aeronave com nome de baptismo Mouzinho da Silveira. Depois os passageiros acabaram por ser retirados deste Airbus, foram encaminhados para o terminal e a aeronave acabou por ser rebocada.
O que é certo é que durante esse periodo o espaço aereo esteve fechado, nenhum avião pode levantar voo ou aterrar aqui no aeroporto Humberto Delgado, depois o espaço acabou por ser retomado às 14:22, a altura em que esta aeronave foi rebocada por uma viatura especial para fora da pista aqui do aeroporto.
A ANA, fonte oficial, confirmou esse mesmo facto à CMTV que o espaço aereo esteve fechado durante 23 minutos. Os passageiros e tripulantes não ganharam para o susto, o que é certo é que neste momento as operações estão normalizadas, tudo decorre dentro do expectável aqui no aeroporto de Lisboa, principal aeroporto de Portugal, isto depois desta aeronave ter declarado o alerta laranja que obrigou a que o espaço aereo fosse encerrado durante 23 minutos.
Felizmente não há quaisquer registos a lamentar entre os 155 ocupantes, entre passageiros e tripulantes deste Airbus A320 da TAP Air Portugal.

- Acertaram no fabricante e modelo, isso na comunicação social dá logo 30% na pontuação  :D
- Não faltou o tradicional "não ganharam para o susto" mas não houve histeria, alarmismo, entrevistas a passageiros a contar a pior experiência da vida deles. Mais 20% na pontuação :D
- Parece que houve bastante rigor em detalhes como horas, tempo encerramento, citaram a ANA. Mais 10%
- Houve alguns detalhes como o holding que deve ter sido por causa do peso e se calhar verificações, e não por causa perigo incêndio, embora possa também ser uma possibilidade. Não é disparatado.
- Tal como o "largarem combustível" que aqui foi consumido, embora noutros modelos possa ser mesmo largado. Erros compreensíveis num directo generalista.

No geral não foi mau, o meu veredicto até é 60%, "Suficiente"   :D (comparativamente os artigos recentes do SOL foram "Mau" 10%)
Daí o benefício da dúvida com a questão dos alertas "amarelo" e "laranja", se isso pode ter vindo de outrem para simplificação.
« Última modificação: 06 de Março 2019, 12:47:58 por Rex »

toto1100

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
3 Respostas
1469 Visualizações
Última mensagem 27 de Julho 2014, 01:04:08
por cfm56

Total 98+0=98 ms, db 0 ms, php 98 ms