hsousa

Mas foi um problema de material que levou ao erro humano que é o que está em causa nesse acidente, uma coisa levou à outra, pelo menos eu entendo assim.
Mas quem é que lhe disse que neste caso houve erro humano? Ou que o erro foi de material? Já há conclusões? Neste momento são apenas conjecturas, sobretudo dizer que neste caso da Ethiopian há erro humano.

Major Alvega

Errado. Foi mesmo um problema de pilotagem, falta de experiência e e falta de treino para lidar com a situação em causa (estou a fazer referencia ao acidente da AF mas entretanto apareceu outro post).

No caso da AF o cop não soube recuperar de uma perda. Morreu com o stick encostado ao batente dando input máximo de nose up... se bem me lembro, nos cursos de pilotagem, parede-se a recuperar de perdas logo ao fim de 1 mês de voo.

Infelizmente começa a ser transversal na industria... Saem novos modelos e as construtoras dizem as companhia que afinal o "novo avião" é so um seguimento do avião antigo e que nem é preciso grandes custos de formação para voar o avião... basta distribuírem aos pilotos um documento com meia dúzia de paginas mais um powerpoint com 3 ou 4 slides e ta feito...

Treino em simulador é caro... sai mais barato reforçar voos com cop em vez de cmdt, etc... no fundo bate tudo no mesmo... dinheiro... e as vezes somos engolidos pelo dinheiro.

O resultado de tudo o que escrevi esta a vista.

MA
« Última modificação: 11 de Março 2019, 15:50:29 por Major Alvega »

Rex

Gostava de lembrar que os A320neo com PW1100G já foram todos grounded por "muito menos".

Não acredito que tenham sido "grounded" sem pelo menos uma investigação muito preliminar que é o que aqui ainda não deve ter havido tempo, provavelmente o dia de hoje e amanhã são decisivos para perceber se de facto há semelhanças suficientes para tal medida. O acidente foi há 34 horas.
« Última modificação: 11 de Março 2019, 16:11:26 por Rex »

aviationlover

Mas foi um problema de material que levou ao erro humano que é o que está em causa nesse acidente, uma coisa levou à outra, pelo menos eu entendo assim.
Mas quem é que lhe disse que neste caso houve erro humano? Ou que o erro foi de material? Já há conclusões? Neste momento são apenas conjecturas, sobretudo dizer que neste caso da Ethiopian há erro humano.

E onde é que você viu que eu escrevi que este acidente da Ethiopian foi erro humano? ora leia lá melhor o que eu escrevi, eu falei em relação ao caso do AF. Aliás, em relação ao AF não fui eu que falei em erro humano.

Hawks

Do relatório final do acidente do AF feito pela BEA, esta é a acção imputada ao fabricante Airbus:

Flight Operations Telex (FOT) of 9 September 2009 recommending, at the next recurrent training course, a session on the simulator at high altitude in normal and alternate law including:
1. Manual aeroplane handling,
2. Carrying out the UNRELIABLE SPEED INDICATION / ADR CHECK PROC procedure.

Não existe um "problema de material" nem de design, parte-se do princípio que a aeronave é aeronavegável mesmo com unreliable speed indication. Ainda nao podemos chegar às mesmas conclusões com os casos dos 737 MAX.

aviationlover

Mas entretanto voltando ao tema, o meu post inicial estava só a responder a um forista que disse que isto causou estragos à Boeing e eu estava a rebater que também a Airbus teve o acidente com o AF no Atlantico e não foi por causa disso que se deixou de vender o A330, a minha comparação não foi as causas dos acidentes mas sim o "queimar" o modelo ou fabriccantes dos modelos de areonaves em causa. Mas em relação ao AF contiunuo a dizer foram causas de velocidade erradas que levaram ao erro humano.
« Última modificação: 11 de Março 2019, 16:25:16 por aviationlover »

Hawks

Mas entretanto voltando ao tema, o meu post inicial estava só a responder a um forista que disse que isto causou estragos à Boeing e eu estava a rebater que também a Airbus teve o acidente com o AF no Atlantico e não foi por causa disso que se deixou de vender o A330, a minha comparação não foi as causas dos acidentes mas sim o "queimar" o modelo ou fabriccantes dos modelos de areonaves em causa. Outro forista é que derivou para outras coisas.

Sim, tudo dependerá da evolução da investigação e das conclusões. Se a razão dos acidentes for a mesma e de natureza técnica é natural que isto vai causar estragos à Boeing... E se, no limite, o problema não tiver solução? Ou as alterações obrigarem a uma longa campanha de certificação? Nada disso aconteceu com o A330...

aviationlover

Sim claro, mas também pode acontecer que este 2 acidentes da Lion e Ethiopian apesar de terem parecenças podem não ter tido as mesmas causas.

hsousa

Eu li o que escreveu. Só que se calhar escreveu o que não queria ou onde não queria. O senhor (a) estava a responder a um post sobre o 737-800 max e o facto de o mesmo ser "grounded". Disseram-lhe que ambos os casos eram diferentes ao que o senhor retorquiu o que acima está escrito. Se queria apenas fazer referência ao acidente com o AF, então deveria fazê-lo de maneira diferente e não como resposta a um post sobre o 737-800 da Ethiopian. O erro humano da Air France não tem nada a ver com o que aconteceu com o vôo da Ethiopian. Já há conclusões sobre o acidente da AF e penso que todos neste forum conhecem as mesmas; agora tal não tem nada a ver com o que se passou neste vôo.

E onde é que você viu que eu escrevi que este acidente da Ethiopian foi erro humano? ora leia lá melhor o que eu escrevi, eu falei em relação ao caso do AF. Aliás, em relação ao AF não fui eu que falei em erro humano.

Scarto

A Boeing vai adiar a apresentação do 777X, supostamente porque querem investigar o que se passa.

O MCAS não está incluido no 777X pois não?

hsousa

Mas entretanto voltando ao tema, o meu post inicial estava só a responder a um forista que disse que isto causou estragos à Boeing e eu estava a rebater que também a Airbus teve o acidente com o AF no Atlantico e não foi por causa disso que se deixou de vender o A330, a minha comparação não foi as causas dos acidentes mas sim o "queimar" o modelo ou fabriccantes dos modelos de areonaves em causa. Outro forista é que derivou para outras coisas.

Sim, tudo dependerá da evolução da investigação e das conclusões. Se a razão dos acidentes for a mesma e de natureza técnica é natural que isto vai causar estragos à Boeing... E se, no limite, o problema não tiver solução? Ou as alterações obrigarem a uma longa campanha de certificação? Nada disso aconteceu com o A330...
Confo
Sim claro, mas também pode acontecer que este 2 acidentes da Lion e Ethiopian apesar de terem parecenças podem não ter tido as mesmas causas.
Claro que pode. Mas acha que se deve esperar para ver? Não me recordo de dois acidentes mortais com um aparelho novo em tão curto espaço de tempo.

toto1100

Mas entretanto voltando ao tema, o meu post inicial estava só a responder a um forista que disse que isto causou estragos à Boeing e eu estava a rebater que também a Airbus teve o acidente com o AF no Atlantico e não foi por causa disso que se deixou de vender o A330, a minha comparação não foi as causas dos acidentes mas sim o "queimar" o modelo ou fabriccantes dos modelos de areonaves em causa. Mas em relação ao AF contiunuo a dizer foram causas de velocidade erradas que levaram ao erro humano.

Os estragos ja sao bem claros: as accoes da Boeing seguem a cair 12%.
E como o Hawks disse, com o A330 o problema era bem claro e simples de resolver (ja estava a ser resolvido ate). Trazer esse caso para aqui é misturar alhos com bugalhos, o unico ponto comum é serem avioes.

ngouveia

O acidente do A330 aconteceu em 2009, e foi o primeiro desde a entrada ao serviço em 1994. Daí o acidente não ter afetado em demasia a confiança no A330, dado que já tinha um longo historial de operação comercial segura e fiável. E mesmo assim alguns orgãos de comunicação social mais sensacionalistas tentaram colocar a reputação do A330 na lama!

O 737 MAX por seu lado entrou ao serviço há menos de dois anos...

CS-TTK

• Moderador
Eu compreendi o que o aviationlover queria expressar, apenas o exemplo do AF447 nao foi o mais feliz. Diria que dificilmente um outro A330 cairia pelas mesmas exatas circunstancias e a cadeia de erros humanos cometidos. E ate ao momento os factos dao me razao, passados quase 10 anos (e espero que assim continue pelo bem das almas que andam la por cima). No caso dos 737 Max, tudo aponta numa direcao diferente: a se confirmar que estes dois acidentes tiveram as mesmas causas, independentemente de ser erro humano ou mecanico, ha algo a corrigir urgentemente. O mesmo aconteceria se um outro A330 tivesse caido enquanto voava em altitude cruzeiro  devido a tubos de pitot entupidos...

Quais as recomendacoes que a boeing emitiu apos a queda do lion air? Ja se sabe se a ethiopian as aplicava ou nao?

Se essas recomendacoes tinham sido acatadas pela ethiopian entao diria que concordo em absoluto em manter as frotas de 737 MAX grounded. Se nao me falha a memoria, estes dois acidentes aconteceram num ritmo bem mais acelerado do que no famoso caso do "hard rudder" nos anos noventa...

toto1100

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
20 Respostas
2010 Visualizações
Última mensagem 01 de Junho 2017, 16:45:52
por hsousa
0 Respostas
405 Visualizações
Última mensagem 31 de Agosto 2018, 18:14:10
por MiguelRei