Tomás Ribeiro

Melhores em quê?

Os A332 que vão ficar na frota estão todos com cabines renovadas, os A339 são novos...
Não é que interesse muito para a conversa mas alguns retrofitados estão longe de ser atuais em económica...

POLHAS

• Gosto de aviões
pergunta , algum dos senhores que comenta que os avioes nao deviam de ter ficado viajaram nos 330-300 que  estavam em operação na Tap ?em caso afirmativo comparem com os 330-200 retrofitados , e depois sejam justos e comentem

Jorge78

Melhores em quê?

Os A332 que vão ficar na frota estão todos com cabines renovadas, os A339 são novos...
Não é que interesse muito para a conversa mas alguns retrofitados estão longe de ser atuais em económica...
O português por norma nunca está satisfeito com o que tem.
Na minha opinião o produto é bom, certamente que haverá melhor mas não é preciso exagerar.

Rex

Segundo o airfleets esse avião entrou na Singapore Airlines a 27/03/2009, ou seja, um contrato de leasing de 10 anos que terminou agora em Março deste ano, não é coincidência.

Na apresentação dos resultados de 2017 da Air Canada já estava decidido a chegada destes vindos da Singapore (nem referem TAP)
https://www.aircanada.com/content/dam/aircanada/portal/documents/PDF/en/quarterly-result/2017/2017_MDA_q4.pdf (pag 42 por ex.)
https://www.airliners.net/forum/viewtopic.php?t=1386745

Resumindo, estes aviões estavam emprestados temporariamente à TAP. Se calhar (ou não) esteve em cima da mesa a TAP ficar com eles mas imagino que por um período mais longo (5 anos? 10 anos?) que a Air Canada se mostrou interessada e que provavelmente não interessava à TAP. Como pelos vistos foi agora a TAP a fazer o D-check de meia-vida deve ter sido um negócio negócio vantajoso para todos.

Siga.

Tomás Ribeiro

Melhores em quê?

Na minha opinião o produto é bom, certamente que haverá melhor mas não é preciso exagerar.
Atenção não disse que eram maus! Comparados com os não retrofitados são um espectáculo, mas comparado com os do neo e com o standard normal hoje em dia para economica longo curso já não são propriamente tecnologia de ponta. Estou a falar mais ao nível do IFE claro.

Jorge78

pergunta , algum dos senhores que comenta que os avioes nao deviam de ter ficado viajaram nos 330-300 que  estavam em operação na Tap ?em caso afirmativo comparem com os 330-200 retrofitados , e depois sejam justos e comentem
Caro, os A333 vieram pelas razões explicadas uns posts atrás, tanto que não sofreram qualquer alteração de interior por esse motivo.
Agora não se pode é querer que a TAP fique com todos os aviões, se estes vieram até chegarem os A339, estes estão a chegar e os A333 vão sair como previsto.
Para a TAP o A332 é mais que suficiente para muita rota, leva menos pax e tem mais range em relação ao A333.
Ninguém está a dizer que não prestam nem nada disso, mas uma frota mista de A332/339 é mais que suficiente para a dimensão atual da TAP, oferecendo um produto atual, caso sejam precisos mais aviões no futuro não faltarão alternativas.

Jorge78

Melhores em quê?

Atenção não disse que eram maus! Comparados com os não retrofitados são um espectáculo, mas comparado com os do neo e com o standard normal hoje em dia para economica longo curso já não são propriamente tecnologia de ponta. Estou a falar mais ao nível do IFE claro.
Já fizeste alguma viagem nos A332 retrofitados? A339? WB de outra companhia?
Eu nunca fiz e gostava de saber quais são as grandes diferenças para a tua frase de estarem "longe" de serem atuais.

New Engine Option

O que?? Os A332 retrofitados estão longe dos padrões atuais?? Que dirá então todas as outras companhias que andam por aí a voar com aviões que nem alvo de retrofit foram. O IFE é bom e o interior e inclusivamente melhor que os A333. A executiva então nem sequer tem comparação. Pena que haja gente que limite a sua experiência a IFE. E este IFE não é melhor nem pior que o de muito boa companhia aérea por aí. E é óbvio que é ridículo comparar com o NEO. Por todos os motivos e mais alguns.

Bricarte

Bom Dia,

Eu uso muito WB.

Mesmo em férias. Quando vou a Portugal de viagem de visita a casa e vou na TAP, apanho 330-200; já apanhei A330-300 e normalmente apanho o A340. Digo então o seguinte na optica do passageiro. Os 200 mesmo sem retrofit, estavam ok, os retrofitados muito bom. O A330-300, estava muito acima da média dos voos que faço em outras companhias para outros destinos excepto as cabines da Emirates, mas muito parecidas. O A340... está cota... mas eu tenho dito por aqui aos nossos compatriotas que voam e comparam o A340 da TAP com os 777 da TAAG, que ainda vamos sentir muita falata deles. Nunca voei ainda no 330-900 NEO, estamos ansiosos por 2020, para pelos vistos passarmos a voar neles e depois comenta-se.

Os IFE, em todos é interessante e faz jeito. Mas como faço voos de pestana, com partidas depois das 23, normalmente o filme está a passar sem ninguem ver... ihihihi. Isso é o que reparo na cabine quando vou à casinha. Agora depis de todas as nossas esquisitices com tudo isto, nós e a maioria dos turistas quando chega ao verão, vamos para o México, Rep. Dominicana, Cuba, Jamaica em A330 sem IFE e com tacho reduzido e vamos todos lampeiros curtir mas é o sol.

O essencial de tudo para quem viaja muito é de facto chegar ao destino e aí é que a TAP, seja com qual for é TOP. Sentimos mesmo muita confiança na manutenção da TAP, na pericia dos nossos comandantes e num plano de conforto, na simpatia e amabilidade actualmene da tripulação de cabine. Acrescento que esta srefeições dos novos CHEF's, estão muito saborosas mesmo em economica. Mesmo que queira criticar a TAP, não consigo porque já faço estas viagens com eles há mais de 25 anos e portanto posso dizer, já foi bom, já foi uma desgraça, agora é muito razoavel.

Opinião muito pessoal com 10 voos LAD-LIS-LAD o ano passado e este ano já com 4.

Um Abraço a todos.
« Última modificação: 17 de Abril 2019, 10:46:23 por Bricarte »

Belmiro Ricarte

Tomás Ribeiro

Acho que não escolhi bem as minhas palavras. Realmente longe dos padrões atuais não corresponde bem à realidade. O que eu queria dizer é que já não são propriamente o state of the art. Agora continuam bons o suficiente não há dúvidas disso. 1000× um desses ou um não retrofitado do que um B767 qualquer sem IFE sequer.
Isto deve ser um problema do facto de eu ser de uma geração diferente... A malta da minha idade é agarrada a ecrãs... Dão em malucos fechados num avião 8 horas sem IFE ou Internet. :P por isso é que o IFE é muito importante (pelos menos para mim) no que toca a um produto de longo curso.

Tomás Ribeiro

Melhores em quê?

Já fizeste alguma viagem nos A332 retrofitados? A339? WB de outra companhia?
Eu nunca fiz e gostava de saber quais são as grandes diferenças para a tua frase de estarem "longe" de serem atuais.
A minha opinião é mais fundamentada em trip reports como é óbvio. É a ideia com que eu fico. Quem me dera à mim andar a passear mais vezes...
Em relação a WB, ainda só andei nos 747-400 da Lufthansa... Tenho muita pena de já não me lembrar muito bem da viagem.

sdo

• Moderador
Acho que não escolhi bem as minhas palavras. Realmente longe dos padrões atuais não corresponde bem à realidade. O que eu queria dizer é que já não são propriamente o state of the art. Agora continuam bons o suficiente não há dúvidas disso. 1000× um desses ou um não retrofitado do que um B767 qualquer sem IFE sequer.
Isto deve ser um problema do facto de eu ser de uma geração diferente... A malta da minha idade é agarrada a ecrãs... Dão em malucos fechados num avião 8 horas sem IFE ou Internet. :P por isso é que o IFE é muito importante (pelos menos para mim) no que toca a um produto de longo curso.

Tenho opinião contrária. As gerações mais novas levam e entretêm-se com os seus próprios ecrãs (smartphone/tablet). Até porque não querem estar dependente dos conteúdos oferecidos pela companhia, querem decidir aquilo que consomem.

Eu até gosto de usar o IFE nas viagens de longo curso, mas levo sempre o tablet porque nunca sei quando me calha um dos não retrofitados com IFE praticamente inutil e muitas vezes acabo por usar mesmo quando me calha um sistema decente.

O melhor "IFE" é o nosso tablet encaixado nos suportes das filas vermelhas da TAP nos A320. E parece-me que o futuro passará por aí, com sistemas semelhantes ao que a SATA tem nos A321N.

P.S.: e com tomadas USB, que como já referi aqui noutras alturas, foi uma falha enorme da TAP não as incluir no retrofit dos A330.
« Última modificação: 17 de Abril 2019, 15:20:22 por sdo »

Tomás Ribeiro

Tenho opinião contrária. As gerações mais novas levam e entretêm-se com os seus próprios ecrãs (smartphone/tablet). Até porque não querem estar dependente dos conteúdos oferecidos pela companhia, querem decidir aquilo que consomem.

Eu até gosto de usar o IFE nas viagens de longo curso, mas levo sempre o tablet porque nunca sei quando me calha um dos não retrofitados com IFE praticamente inutil e muitas vezes acabo por usar mesmo quando me calha um sistema decente.
Também é verdade...

oliveco

• Vivo atualmente em Luanda. E gosto de seguir assuntos de aviação

Pois é... Eu ainda prefiro ler um bom livro, e a maior parte das vezes leio em kindle pois é fácil de transportar e dá para dias de bateria e ainda uso para ouvir música ao mesmo tempo com os meus auscultadores com redução de ruído... O filme só o ponho como suporífero, pois ajuda imenso a dormir... São gostos...

Mariovieira

Caríssimos ;

Estou com uma ligeira suspeita de que o CS-TOG está em procedimentos de phase out, pois desde dia 07.04 que não voa
All clear to take off, Bons Voos

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
1 Respostas
1030 Visualizações
Última mensagem 25 de Janeiro 2015, 10:48:20
por Maintrol
137 Respostas
20152 Visualizações
Última mensagem 20 de Maio 2019, 20:13:40
por superpiloto