Tomás Ribeiro

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Melhores em quê?

Os A332 que vão ficar na frota estão todos com cabines renovadas, os A339 são novos...
Não é que interesse muito para a conversa mas alguns retrofitados estão longe de ser atuais em económica...

POLHAS

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    • Gosto de aviões
pergunta , algum dos senhores que comenta que os avioes nao deviam de ter ficado viajaram nos 330-300 que  estavam em operação na Tap ?em caso afirmativo comparem com os 330-200 retrofitados , e depois sejam justos e comentem

Jorge78

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Melhores em quê?

Os A332 que vão ficar na frota estão todos com cabines renovadas, os A339 são novos...
Não é que interesse muito para a conversa mas alguns retrofitados estão longe de ser atuais em económica...
O português por norma nunca está satisfeito com o que tem.
Na minha opinião o produto é bom, certamente que haverá melhor mas não é preciso exagerar.

Rex

  • Mensagens: 1169
Segundo o airfleets esse avião entrou na Singapore Airlines a 27/03/2009, ou seja, um contrato de leasing de 10 anos que terminou agora em Março deste ano, não é coincidência.

Na apresentação dos resultados de 2017 da Air Canada já estava decidido a chegada destes vindos da Singapore (nem referem TAP)
https://www.aircanada.com/content/dam/aircanada/portal/documents/PDF/en/quarterly-result/2017/2017_MDA_q4.pdf (pag 42 por ex.)
https://www.airliners.net/forum/viewtopic.php?t=1386745

Resumindo, estes aviões estavam emprestados temporariamente à TAP. Se calhar (ou não) esteve em cima da mesa a TAP ficar com eles mas imagino que por um período mais longo (5 anos? 10 anos?) que a Air Canada se mostrou interessada e que provavelmente não interessava à TAP. Como pelos vistos foi agora a TAP a fazer o D-check de meia-vida deve ter sido um negócio negócio vantajoso para todos.

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Tomás Ribeiro

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Os A332 que vão ficar na frota estão todos com cabines renovadas, os A339 são novos...
Não é que interesse muito para a conversa mas alguns retrofitados estão longe de ser atuais em económica...
O português por norma nunca está satisfeito com o que tem.
Na minha opinião o produto é bom, certamente que haverá melhor mas não é preciso exagerar.
Atenção não disse que eram maus! Comparados com os não retrofitados são um espectáculo, mas comparado com os do neo e com o standard normal hoje em dia para economica longo curso já não são propriamente tecnologia de ponta. Estou a falar mais ao nível do IFE claro.

Jorge78

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pergunta , algum dos senhores que comenta que os avioes nao deviam de ter ficado viajaram nos 330-300 que  estavam em operação na Tap ?em caso afirmativo comparem com os 330-200 retrofitados , e depois sejam justos e comentem
Caro, os A333 vieram pelas razões explicadas uns posts atrás, tanto que não sofreram qualquer alteração de interior por esse motivo.
Agora não se pode é querer que a TAP fique com todos os aviões, se estes vieram até chegarem os A339, estes estão a chegar e os A333 vão sair como previsto.
Para a TAP o A332 é mais que suficiente para muita rota, leva menos pax e tem mais range em relação ao A333.
Ninguém está a dizer que não prestam nem nada disso, mas uma frota mista de A332/339 é mais que suficiente para a dimensão atual da TAP, oferecendo um produto atual, caso sejam precisos mais aviões no futuro não faltarão alternativas.

Jorge78

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Os A332 que vão ficar na frota estão todos com cabines renovadas, os A339 são novos...
Não é que interesse muito para a conversa mas alguns retrofitados estão longe de ser atuais em económica...
O português por norma nunca está satisfeito com o que tem.
Na minha opinião o produto é bom, certamente que haverá melhor mas não é preciso exagerar.
Atenção não disse que eram maus! Comparados com os não retrofitados são um espectáculo, mas comparado com os do neo e com o standard normal hoje em dia para economica longo curso já não são propriamente tecnologia de ponta. Estou a falar mais ao nível do IFE claro.
Já fizeste alguma viagem nos A332 retrofitados? A339? WB de outra companhia?
Eu nunca fiz e gostava de saber quais são as grandes diferenças para a tua frase de estarem "longe" de serem atuais.

New Engine Option

  • Mensagens: 2186
O que?? Os A332 retrofitados estão longe dos padrões atuais?? Que dirá então todas as outras companhias que andam por aí a voar com aviões que nem alvo de retrofit foram. O IFE é bom e o interior e inclusivamente melhor que os A333. A executiva então nem sequer tem comparação. Pena que haja gente que limite a sua experiência a IFE. E este IFE não é melhor nem pior que o de muito boa companhia aérea por aí. E é óbvio que é ridículo comparar com o NEO. Por todos os motivos e mais alguns.

Bricarte

  • Mensagens: 47
Bom Dia,

Eu uso muito WB.

Mesmo em férias. Quando vou a Portugal de viagem de visita a casa e vou na TAP, apanho 330-200; já apanhei A330-300 e normalmente apanho o A340. Digo então o seguinte na optica do passageiro. Os 200 mesmo sem retrofit, estavam ok, os retrofitados muito bom. O A330-300, estava muito acima da média dos voos que faço em outras companhias para outros destinos excepto as cabines da Emirates, mas muito parecidas. O A340... está cota... mas eu tenho dito por aqui aos nossos compatriotas que voam e comparam o A340 da TAP com os 777 da TAAG, que ainda vamos sentir muita falata deles. Nunca voei ainda no 330-900 NEO, estamos ansiosos por 2020, para pelos vistos passarmos a voar neles e depois comenta-se.

Os IFE, em todos é interessante e faz jeito. Mas como faço voos de pestana, com partidas depois das 23, normalmente o filme está a passar sem ninguem ver... ihihihi. Isso é o que reparo na cabine quando vou à casinha. Agora depis de todas as nossas esquisitices com tudo isto, nós e a maioria dos turistas quando chega ao verão, vamos para o México, Rep. Dominicana, Cuba, Jamaica em A330 sem IFE e com tacho reduzido e vamos todos lampeiros curtir mas é o sol.

O essencial de tudo para quem viaja muito é de facto chegar ao destino e aí é que a TAP, seja com qual for é TOP. Sentimos mesmo muita confiança na manutenção da TAP, na pericia dos nossos comandantes e num plano de conforto, na simpatia e amabilidade actualmene da tripulação de cabine. Acrescento que esta srefeições dos novos CHEF's, estão muito saborosas mesmo em economica. Mesmo que queira criticar a TAP, não consigo porque já faço estas viagens com eles há mais de 25 anos e portanto posso dizer, já foi bom, já foi uma desgraça, agora é muito razoavel.

Opinião muito pessoal com 10 voos LAD-LIS-LAD o ano passado e este ano já com 4.

Um Abraço a todos.
« Última modificação: 17 de Abril 2019, 10:46:23 por Bricarte »

Belmiro Ricarte

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 1428
Acho que não escolhi bem as minhas palavras. Realmente longe dos padrões atuais não corresponde bem à realidade. O que eu queria dizer é que já não são propriamente o state of the art. Agora continuam bons o suficiente não há dúvidas disso. 1000× um desses ou um não retrofitado do que um B767 qualquer sem IFE sequer.
Isto deve ser um problema do facto de eu ser de uma geração diferente... A malta da minha idade é agarrada a ecrãs... Dão em malucos fechados num avião 8 horas sem IFE ou Internet. :P por isso é que o IFE é muito importante (pelos menos para mim) no que toca a um produto de longo curso.

Tomás Ribeiro

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Melhores em quê?

Os A332 que vão ficar na frota estão todos com cabines renovadas, os A339 são novos...
Não é que interesse muito para a conversa mas alguns retrofitados estão longe de ser atuais em económica...
O português por norma nunca está satisfeito com o que tem.
Na minha opinião o produto é bom, certamente que haverá melhor mas não é preciso exagerar.
Atenção não disse que eram maus! Comparados com os não retrofitados são um espectáculo, mas comparado com os do neo e com o standard normal hoje em dia para economica longo curso já não são propriamente tecnologia de ponta. Estou a falar mais ao nível do IFE claro.
Já fizeste alguma viagem nos A332 retrofitados? A339? WB de outra companhia?
Eu nunca fiz e gostava de saber quais são as grandes diferenças para a tua frase de estarem "longe" de serem atuais.
A minha opinião é mais fundamentada em trip reports como é óbvio. É a ideia com que eu fico. Quem me dera à mim andar a passear mais vezes...
Em relação a WB, ainda só andei nos 747-400 da Lufthansa... Tenho muita pena de já não me lembrar muito bem da viagem.

sdo

  • Moderador
  • Mensagens: 667
Acho que não escolhi bem as minhas palavras. Realmente longe dos padrões atuais não corresponde bem à realidade. O que eu queria dizer é que já não são propriamente o state of the art. Agora continuam bons o suficiente não há dúvidas disso. 1000× um desses ou um não retrofitado do que um B767 qualquer sem IFE sequer.
Isto deve ser um problema do facto de eu ser de uma geração diferente... A malta da minha idade é agarrada a ecrãs... Dão em malucos fechados num avião 8 horas sem IFE ou Internet. :P por isso é que o IFE é muito importante (pelos menos para mim) no que toca a um produto de longo curso.

Tenho opinião contrária. As gerações mais novas levam e entretêm-se com os seus próprios ecrãs (smartphone/tablet). Até porque não querem estar dependente dos conteúdos oferecidos pela companhia, querem decidir aquilo que consomem.

Eu até gosto de usar o IFE nas viagens de longo curso, mas levo sempre o tablet porque nunca sei quando me calha um dos não retrofitados com IFE praticamente inutil e muitas vezes acabo por usar mesmo quando me calha um sistema decente.

O melhor "IFE" é o nosso tablet encaixado nos suportes das filas vermelhas da TAP nos A320. E parece-me que o futuro passará por aí, com sistemas semelhantes ao que a SATA tem nos A321N.

P.S.: e com tomadas USB, que como já referi aqui noutras alturas, foi uma falha enorme da TAP não as incluir no retrofit dos A330.
« Última modificação: 17 de Abril 2019, 15:20:22 por sdo »


Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 1428
Acho que não escolhi bem as minhas palavras. Realmente longe dos padrões atuais não corresponde bem à realidade. O que eu queria dizer é que já não são propriamente o state of the art. Agora continuam bons o suficiente não há dúvidas disso. 1000× um desses ou um não retrofitado do que um B767 qualquer sem IFE sequer.
Isto deve ser um problema do facto de eu ser de uma geração diferente... A malta da minha idade é agarrada a ecrãs... Dão em malucos fechados num avião 8 horas sem IFE ou Internet. :P por isso é que o IFE é muito importante (pelos menos para mim) no que toca a um produto de longo curso.

Tenho opinião contrária. As gerações mais novas levam e entretêm-se com os seus próprios ecrãs (smartphone/tablet). Até porque não querem estar dependente dos conteúdos oferecidos pela companhia, querem decidir aquilo que consomem.

Eu até gosto de usar o IFE nas viagens de longo curso, mas levo sempre o tablet porque nunca sei quando me calha um dos não retrofitados com IFE praticamente inutil e muitas vezes acabo por usar mesmo quando me calha um sistema decente.
Também é verdade...

oliveco

  • Mensagens: 49
    • Vivo atualmente em Luanda. E gosto de seguir assuntos de aviação
Acho que não escolhi bem as minhas palavras. Realmente longe dos padrões atuais não corresponde bem à realidade. O que eu queria dizer é que já não são propriamente o state of the art. Agora continuam bons o suficiente não há dúvidas disso. 1000× um desses ou um não retrofitado do que um B767 qualquer sem IFE sequer.
Isto deve ser um problema do facto de eu ser de uma geração diferente... A malta da minha idade é agarrada a ecrãs... Dão em malucos fechados num avião 8 horas sem IFE ou Internet. :P por isso é que o IFE é muito importante (pelos menos para mim) no que toca a um produto de longo curso.

Pois é... Eu ainda prefiro ler um bom livro, e a maior parte das vezes leio em kindle pois é fácil de transportar e dá para dias de bateria e ainda uso para ouvir música ao mesmo tempo com os meus auscultadores com redução de ruído... O filme só o ponho como suporífero, pois ajuda imenso a dormir... São gostos...

Mariovieira

  • Mensagens: 1453
Caríssimos ;

Estou com uma ligeira suspeita de que o CS-TOG está em procedimentos de phase out, pois desde dia 07.04 que não voa
All clear to take off, Bons Voos

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