brunoxara

Chamo-me bruno, e tenho 28 anos.

Sou militar dos quadros permanentes no exercito português .ou seja tenho uma carreira "estável" até  a reforma. Dentro de 2 anos(2021) tenho oportunidade de me desvincular temporariamente do exercito(ate no máximo 10 anos) ou então pedir o abate ao quadro e desvincular-me definitivamente.Mas sempre tive o sonho e o bichinho da aviação. E ultimamente tenho andado a recolher informações acerca de como iniciar.

gostaria que me pudessem ilucidar e dar umas dicas nomeadamente:

1- visto que estou empregado, qual o melhor caminho a tomar? Atpl integrado? Modular? Ir fazer um ppl primeiro e ganhar horas de voo e depois ir fazendo o cpl e os restantes módulos para progredir?

Nao tenho muito interesse em abandonar tudo e começar um atpl integrado porque o investimento é muito grande e terei que recorrer a algum tipo de financiamento para fazer a formação. E para pagar esse financiamento terei que ter alguma fonte de rendimento.

2-como funciona a entrada para o mundo do trabalho? Enviando curriculums para as CAs? abrem concursos? é por convite?

3-é possivel estar a trabalhar e concorrer as CAs aereas?(caso fosse aceite desvinculava-me do exercito) ou seja o processo de "recrutamento" é  de "hoje para amanha" ou se sou informado com algum tempo de antecedência se fui aceite para trabalhar ou nao?

4- vi que no financiamento durante o tempo do curso "só  se pagam os juros" e depois do termino do curso tem as holidays que dependendo das agencias sao de 2 a 4 anos. E so depois entao se começa a amortização do financiamento. Esses dois ou tres anos, opinião sincera, sao exequíveis de se entrar para uma CA e começar a trabalhar?

5-li também algures que era possivel fazer a parte teórica por e-learning. esse processo é mesmo assim? tipo faço a parte teorica por e-learning e depois então vou à escola fazer a parte prática? ou tem muitos "ses" por ai fora nesses moldes?

6- como funciona mais ou menos a progressão de carreira de um piloto de linha aerea? (progressão rápida?lenta? conforme o que se investir em mais formação?), tempo de serviço até à reforma?  facilidade de fazer voos de longo curso/voos domesticos(neste momento o meu sonho penderia mais para o longo curso)

peço desde já desculpa pela mensagem extensa e com algumas duvidas se calhar ja esclarecidas neste forum, mas ja li quase os artigos todos na parte da formação e ainda nao consegui chegar bem a um consenso. e algumas perguntas podem nao fazer muito sentido, mas posso explicar-me melhor se for o caso..

Abraço a todos e obrigado pela atenção
"Lá do céu, com valentia..."

Iknowit

Neste momento há largas centenas de pilotos em formação nas escolas portuguesas. Os meios que algumas das escolas têm não vão chegar para que todos os alunos dos cursos de piloto comercial consigam concluir a sua formação no prazo legal de 36 meses. A aviação é uma área que extremamente incerta e feita de ciclos. Hoje existem vagas em muitas companhias, mas daqui a 2 ou 3 anos pode não haver nada e isto já aconteceu no passado. Se têm carreiras estáveis e com emprego certo, não sejam tontos ao ponto de trocar isso por algo tão caro, dificil, incerto e injusto como a aviação

Pepper456

Se fosses da Forca Aérea, terias alguma possibilidade de não fazeres o ATPL, assim não...
Porque não foste para a Forca Aérea?

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
14 Respostas
2332 Visualizações
Última mensagem 08 de Setembro 2014, 10:57:30
por Bcoelho21
2 Respostas
905 Visualizações
Última mensagem 19 de Agosto 2015, 19:54:34
por iSeven