Jorge78

  • Moderador
  • Mensagens: 2431
Citação
O grupo TAP registou, em 2018, um prejuízo de 118 milhões de euros, valor que compara com um lucro de 21,2 milhões de euros registado no ano anterior, foi esta sexta-feira anunciado.

“Tivemos um prejuízo líquido consolidado de 118 milhões de euros […]. Os resultados vão além do prejuízo, já que a empresa não causa impacto somente através do seu resultado financeiro”, disse o presidente da Comissão Executiva da TAP, Antonoaldo Neves, que falava aos jornalistas, em Lisboa.

Por sua vez, a receita do grupo passou de 2.978 milhões de euros em 2017 para 3.251 milhões de euros em 2018, traduzindo-se num aumento de 273 milhões de euros, mais 9,1% face ao período homólogo.

“O ano de 2018 foi difícil para a TAP quer em termos operacionais, quer em termos económicos e financeiros, mas foi um ano que não comprometeu o nosso futuro. Um ano que nos permitiu continuar a criar raízes para que o plano estratégico possa ser implementado como previsto”, indicou, por sua vez, o presidente do Conselho de Administração da TAP, Miguel Frasquilho.

https://observador.pt/2019/03/22/grupo-tap-passa-de-lucro-a-prejuizo-de-118-milhoes-de-euros-em-2018/

aviationlover

  • Mensagens: 851
Vão ter que dar às asas e de que maneira.

New Engine Option

  • Mensagens: 2132
Desse valor confirmam se então os cerca de 41 milhões em prejuízos com cancelamentos e fretamentos, aliados ao aumento dos custos de combustível, ao programa de saídas e reformas antecipadas que era estimulante para algumas pessoas e, por fim, o peso da desvalorização cambial no Brasil, em detrimento do lucro alcançado nos EUA. E ainda dizem que a tap não se deve virar mais para este mercado...

Enfim, assumiram se investimentos para os próximos anos aos quais se juntaram o peso das irregularidades operacionais sentidas... vamos ver 2019.

Não foi um bom ano financeiramente para a tap, embora se tenha mudado muita coisa efectivamente para melhor.

New Engine Option

  • Mensagens: 2132
Já a manutenção no Brasil teve lucro.

nunopinheiro

  • Mensagens: 3767
Desvalorização ou valorização cambial faz parte das contas de QQ empresa que opere em múltiplos mercados.
O mercado é ou não é lucrativo vs os custos globais e locais.
Amanhã é o dólar que sofre vs o euro, e aí afinal tem de sair do mercado?

TAP153

  • Mensagens: 1041
A tarifa média infelizmente não cobre qualquer situação inesperada.... seja ela diferença cambial ou aumento do combustível.

nunopinheiro

  • Mensagens: 3767
As Tarifas devem incluir (estou certo que sim) um fator de risco cambial.
Claro que as empresas locais com uma estrutura de custos locais tem vantagem, mas isso é o normal e por isso é que tanto pais desvaloriza a moeda quando as coisas correm mal.

Fui ver e a desvalorização do Real VS Euro em 2018 até foi inferior a 2017.
« Última modificação: 22 de Março 2019, 15:47:52 por nunopinheiro »


New Engine Option

  • Mensagens: 2132
Com certeza que sim Nuno, mas num mercado do qual a tap depende tanto, obviamente que tal faz mossa. Sempre foi um erro concentrar o longo curso no Brasil, estando essa situação aos poucos a ser revertida neste ano e anos seguintes.

TAP153

  • Mensagens: 1041
O Brasil continua a ser o principal mercado da TAP, a estratégia de crescimento passa pelo aumento em 50% as operações no Rio de Janeiro e a abertura de Maceió e João Pessoa.

Há que considerar os 30 milhões de euros  gastos com a rescisões amigáveis em Portugal.

Não deixa de ser estranho uma empresa que aumenta em 273 milhões de euros a sua receita, mais passageiros, mais destinos,
programa de corte de custos que poupou 115 milhões de euros  e mais 4 novos aviões não consegue recuperar.

No fundo é mais do mesmo, os que achavam que Fernando Pinto era mau, estes fizeram exatamente o mesmo, um Verão não preparado que causou o caos que foi, não admissível para uma empresa com tanta experiência e que já passou pelo mesmo erro várias vezes.

Excesso de capacidade obriga a baixar preços para encher aviões o que implica mais custos com combustíveis e uma queda do RASK...

Pelo menos a VEM começa a justificar o porquê da sua aquisição, tarde, é certo, mas até aqui se vê que desaparecido o cancro dos anos anteriores existe sempre uma desculpa.... mais do mesmo!
« Última modificação: 22 de Março 2019, 16:57:15 por TAP153 »


aviationlover

  • Mensagens: 851
Mas a VEM não foi vendida afinal? tinha-se falado em tempos que estvam a pensar numa possível venda.

Maia

  • Mensagens: 148
Com estes resultados num cenário de crescimento global ainda assinalável como foi 2018, como será este ano com desaceleração ou mesmo estagnação macroeconómica sobretudo na zona euro? E o Brasil com crescimento ainda incipiente e as guerras comerciais EUA/China?

O que vale é que se for preciso financiamento a Banca chega se à frente sem problemas....

New Engine Option

  • Mensagens: 2132
Parte dela apenas...

Maia

  • Mensagens: 148
Com o aval do Estado o risco de incumprimento é zero já no passado foi assim... e como pouco mudou...

CS-TUK

  • Mensagens: 192
Obviamente que as tarifas têm uma componente para protecção de Risco Cambial! E também há "seguros" para isso.

Mas, se as oscilações forem acima do espectável em condições normais de mercado, aí então chapéu...

Entretanto a TAP foi ainda fortemente penalizada por um assunto que parece andar meio esquecido: O dinheiro retido em Angola. E as desvalorizações da moeda local também.

De resto é o que já todos disseram, mais os atrasos da Airbus.

Partilho, em parte as preocupações com a desaceleração económica e as guerras comerciais; embora não anteveja um novo 2008.

Tenham um bom fim-de-semana!...

Maia

  • Mensagens: 148
A TAP já recuperou 60 milhões em 2018 que estavam retidos em Angola. Ainda faltam mais umas dezenas de milhões acumulados ha anos.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
6 Respostas
1466 Visualizações
Última mensagem 11 de Junho 2014, 10:54:02
por fao_operation
1 Respostas
542 Visualizações
Última mensagem 03 de Maio 2015, 10:47:51
por jopeg
0 Respostas
455 Visualizações
Última mensagem 06 de Maio 2015, 15:43:15
por lockheed
127 Respostas
6703 Visualizações
Última mensagem 09 de Maio 2016, 10:59:44
por ClearedForTakeOff
6 Respostas
1080 Visualizações
Última mensagem 15 de Abril 2016, 23:46:35
por Spak

Total 78+0=78 ms, db 0 ms, php 78 ms