AECM

Quando falam em problemas dos RR estão a falar de falhas nas pás dos compressores e turbinas (caso dos Trent 1000) ou em falhas de outros componentes fora do núcleo do motor como bomba óleos, bearings, etc?
« Última modificação: 10 de Abril 2019, 12:55:44 por AECM »

J.Res

Uma dúvida: a parte estrutural que suporta os motores é mesma para todos os fabricantes, em uma aeronave de determinado modelo? Em outras palavras, na aeronaves com mais de uma opção de motor, se um operador, por qualquer motivo, quiser trocar motores RR por outro fabricante é possível?

AECM

O pylon de apoio do motor à asa tipicamente varia com o tipo de motor. Acho o B787 é que foi desenhado com o mesmo pylon para os dois tipos de motores disponíveis

MiguelRei

• Moderador
    • Instagram
O fórum tem sido alvo de off-topic como nunca antes visto. Problema: Basicamente, os 2 tópicos relativos à frota e às novidades da TAP servem para debater tudo e mais alguma coisa, tornando-se praticamente nos únicos tópicos ativos e com vários temas paralelos a decorrer ao mesmo tempo.

Estive a tentar retirar todos os posts sobre o problema de motores do CS-TUF para outro tópico, mas é provável que algum post tenha ficado perdido pelo tópico de origem. Quero com isto dizer que é muito díficil separar os dezenas de temas off-topic que estão nesses dois tópicos, por isso peço alguma compreensão dos users com a moderação.
Ao mesmo tempo peço também que tenham mais cuidado, e que quando vêm um potencial tema de conversa, não tenham medo de criar um tópico novo em vez de estar a postar nesses tópicos já existentes da TAP.

Novo tópico: Problemas nos RR dos A330neo

Cumprimentos,
Miguel Rei

aviationlover

Quando falam em problemas dos RR estão a falar de falhas nas pás dos compressores e turbinas (caso dos Trent 1000) ou em falhas de outros componentes fora do núcleo do motor como bomba óleos, bearings, etc?

É exatamente do caso dos Trent 1000, foi o que li vale o que vale, por isso é que digo o problema vem de outros motores em que esta ultima geração deriva, tanto que eu pergunto-me, a RR não consegue resolver este problema?

Rex

...tanto que eu pergunto-me, a RR não consegue resolver este problema?

Já lhes custou quase mil milhões €, devem estar a tentar resolver os problemas, que achas ?

Citação
EASA to order Trent 1000 TEN checks over blade deterioration

Rolls-Royce is to advise Boeing 787 customers of an accelerated inspection regime for Trent 1000 TEN engines, after the discovery of premature blade deterioration on some powerplants.

The Trent 1000 TEN is the latest version of the powerplant – with around 180 in service – and had not been affected by durability concerns on earlier variants of the engine.

But Singapore Airlines recently withdrew some of its TEN-powered Boeing 787-10s from service for checks on high-pressure turbine blades.

Rolls-Royce says it is responding to the “earlier than anticipated” deterioration of high-pressure turbine blades in a “small population” of the TEN engine, and has agreed an inspection regime with airworthiness authorities.

It has already advised airlines that the blades would have a limited life cycle, and the company is testing an enhanced version of the blade which will be introduced to the fleet in early 2020.

The European Union Aviation Safety Agency is to detail the agreed inspection programme, based on a service bulletin, in an airworthiness directive.

“This new accelerated inspection regime is designed to allow us to confirm the health of the Trent 1000 TEN fleet over the next few months,” says Rolls-Royce.

The manufacturer states that it has examined a number of TEN engines which have logged a higher frequency of flights at the “upper end” of the powerplant’s operating range.

“A small number of these engines have needed to have their [high-pressure turbine] blades replaced earlier than scheduled,” the company acknowledges.

It adds that the inspections will “improve our understanding” of the deterioration phenomenon, pointing out that it is a “known issue” but is “occurring faster than we expected in some engines”.

“We sincerely regret the disruption this accelerated inspection regime will cause and we are doing everything we can to support our customers,” says Rolls-Royce civil aerospace president Chris Cholerton.

The company’s financial guidance on the in-service cash costs of the Trent 1000 for 2019 and 2020 is unchanged.

Rolls-Royce stresses that the inspections for the TEN are not related to the durability issues which have affected its earlier Package B and C versions of the Trent 1000, which the company is already working to address.

Monitoring of the Package B and C engines has turned up a number of durability issues, including sulphidation on intermediate-pressure turbine blades caused by air pollutants.

This led Rolls-Royce to develop a new blade design with an improved protective coating.

But the company also found durability issues with high-pressure turbine blades, and a new design emerged in October last year to rectify the problem.

Improvements were also necessary for intermediate-pressure compressor rotor blades which were vulnerable to possible cracking under certain vibration conditions. Rolls-Royce says a redesigned compressor blade is starting to be installed following approval.

Rolls-Royce says it expects the number of aircraft affected by the Package B and C inspection and maintenance programmes to reduce gradually over the course of this year.

https://www.flightglobal.com/news/articles/easa-to-order-trent-1000-ten-checks-over-blade-deter-457364/

toto1100

Bem, temos que abrir outro topico, que essa noticia é sobre o Trent 1000 TEN, nao sobre o Trent 7000.
Este topico tambem esta na secção errada.
« Última modificação: 10 de Abril 2019, 17:07:49 por toto1100 »

heartness

Bem, temos que abrir outro topico, que essa noticia é sobre o Trent 1000 TEN, nao sobre o Trent 7000.

Same core, same engine... Só tem bleed, é a diferença.

AECM

É exatamente do caso dos Trent 1000, foi o que li vale o que vale, por isso é que digo o problema vem de outros motores em que esta ultima geração deriva, tanto que eu pergunto-me, a RR não consegue resolver este problema?
Os trent 1000 tiveram problemas de "fendas" nos IPC e problemas de corrosão nas IPT. Supostamente o Trent 1000 TEN corrige estes dois problemas e traz por sua vez know how to Trent XWB em forma de uma "scaled version" do compressor e da tecnologia do core o que faz com que seja mais poupado. Este novo problema que afectou os B78X (que têm a versão com mais thrust do motor) da SIA corresponde a um desgaste na HPT mais cedo do que o esperado.
Os Trent 7000 são primos chegados do Trent 1000 TEN e por isso é possível que problemas de um afectem o outro mas já existem registos de problemas em pás de turbinas ou compressores dos Trent 7000?

Outro factor bom de saber é como está a durabilidade dos Trent 1000 TEN que equipam B789 que por sua vez devem ter versões de Thrust mais semelhantes aos Trent 7000 dos A339
« Última modificação: 10 de Abril 2019, 19:22:14 por AECM »

brunodias

Eu não sei de que noticia andam a falar, mas acho que se acham que pode haver algum problema, é questão de fazer mais checks, por exemplo se era habitual fazer de 2 em 2 meses façam de mês a mês, durante uns tempos

Acho que por vezes o pessoal deseja é os problemas, não vale a pena sofrer por antecipação, supostamente poderia ter problemas, ainda não teve? melhor que continue assim

Digo isto e vi algo ai para o meio a falar do tuf, mas não vi a noticia

aviationlover

Fonix se for-mos abrir um topico por tudo e por nada não vale a pena estar-mos para aqui a falar, também não exageremos, o topico é problemas nos motores RR, serve para todos os motores até se quiserer-mos falar nos RR RB211 falemos e deixemo-nos de tretas.

toto1100

Entao tem que mudar o titulo do tópico.

Rex

Os Trent 7000 são primos chegados do Trent 1000 TEN e por isso é possível que problemas de um afectem o outro mas já existem registos de problemas em pás de turbinas ou compressores dos Trent 7000?

Isto. Basicamente o que há a dizer. E quanto à pergunta já vi que sabes a resposta que é não.

A AD que a EASA publicou hoje:
https://ad.easa.europa.eu/blob/EASA_PAD_19_059.pdf/PAD_19-059_1

AECM

Eu não sabia a resposta só não tinha lido nada sobre isso mas como esta semana ando meio off podia ter aparecido alguma coisa.

Rex

Eu não sabia a resposta só não tinha lido nada sobre isso mas como esta semana ando meio off podia ter aparecido alguma coisa.

Não há nada que seja público, o que houve é uma ida dum A339 da TAP para Toulouse, e os rumores são de que foi para trocar um motor. Depois outro rumor é que teria a ver com "fume events" que como sabem acontecem volta e meia, basta ver as ocorrências do género no AVherald mas aqui trataram logo de relacionar tudo com os problemas do T1000 e agora no T1000-TEN. Tal como é pouco provável que um T7000 dum A339neo com apenas 230 horas de voo o problema que eventualmente tenha esteja relacionado com estes que falamos aqui. Culminou tudo com um novo tópico cujo titulo é problemas nos motores RR dos A330neo quando até ao momento não há qualquer informação credível de problemas nesses motores.

Se passamos a vida a criticar a comunicação social por misturar tudo de forma imprecisa, se calhar num fórum de aviação deveríamos ter mais cuidado até haver factos mais concretos e saber separar as coisas.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Total 90+0=90 ms, db 0 ms, php 90 ms