No médio-curso a situação é relativamente fácil de resolver se comunicada com antecedência suficiente.
A grande maioria dos destinos médio-curso (Europa) permitem a realização do voo de ida e volta sem reabastecimento.
E se, por qualquer motivo operacional, tal nãofor possível isso resolve-se com uma escala intermédia.
Já no médio-longo curso e no longo curso, é dificil que as aeronaves cheguem com combustivel suficiente para o regresso ... e sobretudo no caso dos voos de/para os Estados Unidos isso implicará muito possivelmente uma visita aqui ao país do lado ... no caso do Brasil a escala nas Ilhas Canárias à vinda para aconchegar e na ida para completar é sempre uma hipótese.
Mas estas pernas adicionais e escalas para reabastecimento serão sempre causadoras de atraso.
Idem, no caso da TAP, para os tempos de rotação no destino que têm de passar a contar com reabastecimento.
Ah ... e têm custos ! Quer nas pernas e escalas adicionais quer pela compra de combustível a preço superior.