nunopinheiro

sdo serve para o supermercado que é uma despesa que quase toda a gente tem.  7*22 = 154 € ja da dá para muita mercearia.

Mas o subsidio de alimentação é uma gota de agua, nisto e nem acho que seja a pior. As pessoa que realmente tem de comer fora de casa tem um sobre custo. Onde realmente rende é nas deslocações.
« Última modificação: 14 de Agosto 2019, 11:47:47 por nunopinheiro »

Jorge78

Estabelecimento do sector alimentar tipo um Pingo Doce ou Continente em que podemos comprar roupa ou outra coisa qualquer com esses vales.
É o que é, a legislação é que manda.

Tomás Ribeiro

Ora nem mais. As ajudas de custos tornaram se num autêntico esquema de fuga ao fisco que neste caso prejudica os trabalhadores para efeitos de reforma ou baixa e prejudica a todos nós com os impostos que são contornados. A mim parece difícil justificar seja em que profissão for que as ajudas de custo igualem o valor do salário base ou às vezes o ultrapassem.
Se os motoristas fazem greve por causa disso temos pena.

Tomás, vai uma grande confusão para aí.
As ajudas de custo são legais, não são uma fuga ao fisco, desde que venham na folha de vencimento discriminadas está tudo legal.
Ajudas de custo pagas pela porta do cavalo em cash isso é outra conversa.
O que eu estou a dizer é que é um escândalo os motoristas receberem o praticamente o valor do salário base em ajudas de custo e afins. As ajudas de custo não são ilegais como é óbvio. Apesar disso deviam ser cedidas consoante as despesas reais (ou seja mediante a apresentação da fatura da despesa) mas isso já é outra história. O que eu estou a dizer é que o estado tem que se chegar a frente para evitar estas situações em que metade do "rendimento" dos trabalhadores é em ajudas de custo que valem 0 para efeitos de baixa ou reforma.
Mas eu sou um puto do secundário, isto para mim ainda tudo um bocado chinês. :P

sdo

• Moderador
Estabelecimento do sector alimentar tipo um Pingo Doce ou Continente em que podemos comprar roupa ou outra coisa qualquer com esses vales.
É o que é, a legislação é que manda.

Já para não falar nas engenhocas de compras de cartões presentes e afins. Mas suponho que seja esse o motivo dos limites serem diferentes conforme é em vale ou dinheiro.

eascensao

isto já virou um tópico de finanças mas ...

Eu, quando fazia deslocações :
a) tinha passagens e alojamento pagos pela empresa;
b) tinha direito a despesas de lavandaria se a deslocação fosse superior a x dias;
c) recebia uma ajuda de custo diária, de valor fixo consoante englobasse todo o dia ou apenas parte; e,
d) era ressarcido de despesas de transporte, dentro de um determinado limite, mediante a apresentação de comprovativos.

Ou seja, da minha ajuda de custo diária tinha de suportar as minhas despesas de alimentação e não tinha de prestar contas nenhumas podendo almoçar num 5*, num McDonalds ou comer as sandes e rissóis que levava de casa...

É aqui que entram as ajudas de custo dos motoristas ... são para cobrir as despesas de alimentação, de dormida caso exista, de lavandaria, de ... e são calculadas ao dia de trabalho, mas cabe ao motorista gerir como as gasta... na verdade são um complemento ao rendimento.

Estas ajudas de custo podem estar sujeitas a IRS mas não são remuneração fixa mensal, e este é um dos pontos da discórdia.

jopeg

• Moderador
Caros,

Nos tempos da crise severa em que Portugal esteve sobre assistência externa, a "troika" ainda chegou a falar que havia demasiados rendimentos que não estavam sujeitos a descontos (IRS e Seg-Social). Mas a situação alterou-se a "troika" saiu do país e com o atual panorama politico não vejo força e interesse em mudar as coisas.

Já aqui foi falado na diferença entre o valor máximo do subsidio de refeição pago em dinheiro (4.77€) e em cartão/vale (7.63€). Na minha opinião tal não tem a mínima razão de existir. Apenas serve aos emitentes dos cartões/vales e às grandes superfícies.

Para um mês com 21 dias úteis a diferença é de 60.06€ (7.63€ - 4.77€ x 21). Pode assim o trabalhador ir gastar esta diferença a uma grande superfície comprar óleo para o carro, areia para o gato e gel de banho, por exemplo. Coisas que não estão minimamente relacionadas com a razão de ser de um subsidio de alimentação.

Os políticos e dirigentes falam, falam mas estamos longe de ter um país justo ...

Perdoem este offtopic.

Jopeg

flyportugal

https://observador.pt/2019/08/15/ryanair-tap-e-sporting-as-lutas-de-bruno-fialho-o-amigo-do-sindicato-dos-motoristas/

este grevista anti-Ryanair Fialho está em todas... só falta a Lucy Passos juntar-se também aos motoristas

brunodias

Fama a quanto obrigas

aviationlover

Entretanto estão sózinhos na greve.

Spark

O Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas admite suspender a greve.

A internet nos dias de hoje são 2 veículos: o hypetrain e o hatewagon.
ALL ABOARD!!!

Spark

Greve desconvocada.

Em cima da mesa a ameaça de greve às horas extraordinárias e ao trabalho ao fim de semana e feriados se não houver acordo.

A internet nos dias de hoje são 2 veículos: o hypetrain e o hatewagon.
ALL ABOARD!!!

brunodias

A mim não me espanta, vejam que no dia 9 ou 10 o governo decretou crise energetica até dia 21

A reunião ficou marcada para dia 20, pelo menos a mim cheira-me a estar tudo combinado

Greve ao fim de semana não afecta muito, alias ao domingo parece que só há mesmo para os aeroportos

António Costa

Daqui a pouco dizem que foi uma estratégia eleitoral combinada.

Tenham dó...

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
5 Respostas
1338 Visualizações
Última mensagem 16 de Abril 2019, 12:45:53
por eascensao
31 Respostas
4443 Visualizações
Última mensagem 06 de Fevereiro 2018, 20:58:13
por POLHAS