eascensao

O presidente do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas disse numa entrevista que o transporte diário de combustível para o aeroporto, em situação normal, era feito por 25 camiões e que cada um fazia uma média de 7 viagens por dia, ou seja um total de 175 viagens ou camiões pelo que os 8 ...

Mantém-se em vigor o NOTAM para Lisboa que determina que todas as aeronaves que aterrem em Lisboa devam ter combustível suficiente para descolar para um próximo destino (seja ele o final ou uma escala). Mas as reservas são necessárias para casos de voos em emergência ou com estatuto especial (Humanitários, Hospital, ...).
A titulo de curiosidade, na tarde de ontem (e isso foi mencionado noutro canal por alguém que estava à escuta) uma aeronave ontem que interrompeu a aproximação ("borregou") antes de decidir iniciar nova tentativa ou divergir perguntou se teria possibilidade de algum abastecimento (provavelmente porque essa tentativa iria comprometer o combustivel para o voo de saída). O voo da TAP que não conseguiu aterrar no Funchal e regressou a Lisboa, idem.

E muitas aeronaves fizeram escalas técnicas para reabastecer, quer no voo de chegada quer no voo de saída, sendo que algumas não ficaram claramente em caminho,por exemplo o Delta para Nova Iorque e o Latam para São Paulo foram a Madrid.

A1413/19 -
DUE TO INDUSTRIAL ACTION, JET A1 FUEL IS NOT AVAILABLE AFTER 1904161100.
AIRCRAFT SHALL LAND WITH FUEL ENOUGH TO DEPART TO A NEXT STOP.
15 APR 15:56 2019 UNTIL 19 APR 23:59 2019 ESTIMATED.
CREATED: 15 APR 15:57 2019

A1426/19 -
DUE TO INDUSTRIAL ACTION (OUTAGE OF JET A1 FUEL),
ALTERNATE FLIGHTS NOT ACCEPTED WITH EXCEPTION FOR EMERGENCY FLIGHTS.
16 APR 11:44 2019 UNTIL 19 APR 23:59 2019 ESTIMATED.
CREATED: 16 APR 11:45 2019

Spark

Os NOTAM são públicos? Se sim onde podem ser lidos?

A internet nos dias de hoje são 2 veículos: o hypetrain e o hatewagon.
ALL ABOARD!!!

fredericolopes

Há aqui muita coisa que não me faz sentido.
Primeiro, se os serviços "minimos" englobarem abastecer voos regulares acho mal. Há Espanha e Porto onde podem "facilmente" habastecer. Porque é que voos é um serviço minimo? E porque é que depois o que sorba de serviços minimos é apenas para Lisboa e Porto que até é onde há mais transportes? O resto do país e quem tem de trabalahr que se F***.
Se os serviços minimos fossem para emergências, e se foram precisos 6 camiões, foi porque nestes 2 dias houveram emergências a esgotar as reservas? ou esqueceram-se de deixar reservas?

eascensao

Já agora ...

É uma VERGONHA que o MMZ621 (B763 CS-TVS) de Lisboa para a Beira (Moçambique) tenha de ter ido a Sevilha abastecer !

eascensao

Os NOTAM são públicos? Se sim onde podem ser lidos?

Sim, os NOTAM são públicos. Há várias formas de lhes ter acesso sendo que as mais faceís são, na minha opinião, através da Informação aeronáutica da NAV em http://www.nav.pt/ais para os NOTAM nacionais ou através da Informão aeronáutica do Departamento de Defesa Norte Americano em http://www.notams.faa.gov.

Groundspeed

• Nada a apontar
Já agora ...

É uma VERGONHA que o MMZ621 (B763 CS-TVS) de Lisboa para a Beira (Moçambique) tenha de ter ido a Sevilha abastecer !

Eu não iria tão longe (literalmente..). É apenas uma realidade, não propriamente uma verguenza.... ;)

nunopinheiro

Abastecer com oleoducto o aeroporto não devia ser muito complicado, mas não é como se esses também não falhassem. E não estivessem também a mercê de greves do pessoal que faz a sua manutenção e monitorização.

Está vontade de acabar com os humanos no trabalho ou QQ coisa capaz de causar transtorno ainda vai acabar mal..

Bremem

eascensao

Primeiro, se os serviços "minimos" englobarem abastecer voos regulares acho mal. Há Espanha e Porto onde podem "facilmente" habastecer. Porque é que voos é um serviço minimo?

Os voos programados com origem 'lá fora' de companhias que não a TAP e que vêm a Lisboa, se de médio curso poderão salvo situações extraordinárias (como desvios de rota, esperas fora do usual, aproximação falhada, ...) efectuar o voo de vinda e de regressso à sua origem sem reabastecer. Ficarão de fora aqueles no limite do médio curso cuja distância/tempo de voo o não permite como a Escandinávia, a Rússia ou Ucrânia, e eventualmente Turquia. Na TAP a situação é diferente porquanto o avião que vem, por exemplo, de Paris pode ter combustível para regressar a Paris mas se calhar esse avião a seguir vai para Cabo Verde ... (poder-se-ia dizero mesmo para as aeronaves da easyJet ou da Ryanair baseadas em Lisboa mas a duração /distância máxima dos voos destas duas companhias é em média semelhante).

No que toca a voos 'maiores' independentemente de serem realizados com frota NB ou WB, o caso complica-se.
É evidente que as aeronaves podem fazer uma escala antes de aterrar em Lisboa para reabastecer com o suficiente para voltar a fazer uma escala à descolagem mas isso tem não só custos, que são uma consequência directa da greve, como provoca atrasos na operação que a prolongarem-se no tempo constituírão uma 'bola-de-neve' de dificil resolução.

E o Porto não é solução para nem um terço dos movimentos que procuram Lisboa ...

Se os serviços minimos fossem para emergências, e se foram precisos 6 camiões, foi porque nestes 2 dias houveram emergências a esgotar as reservas? ou esqueceram-se de deixar reservas?

Ninguém disse que as reservas estavam esgotadas, mas que já se 'tinha entrado' nas reservas e que estas tinham de ser repostas.
Além disso é preciso terem conta que as aeronaves que já estavam no chão antes de ter entrado em vigor a determinação da necessidade de virem abastecidas, tiveram de ser reabastecidas.
E, provavelmente, uma vez que o abastecimento aos aeroportos estava nos Serviços Mínimos e que mesmo estes não estando  a ser cumpridos existiu uma Requisição Civil, era expectávelque o reabastecimento ocorresse e pode ter-se esticado o abastecimento um pouco mais do que em situação normal de ruptura sem abastecimento à vista ...

New Engine Option

Ontem diziam que 180 camiões eram precisos para abastecer LIS normalmente um dia. Ora como foram apenas 7 camiões, estima se que apenas 2 ou 3 seriam efectivamente abastecidos.
O que na minha opinião é totalmente ridículo. Se era para isso, mais valia não ter saído nada de Aveiras.

toto1100

Abastecer com oleoducto o aeroporto não devia ser muito complicado, mas não é como se esses também não falhassem. E não estivessem também a mercê de greves do pessoal que faz a sua manutenção e monitorização.

Está vontade de acabar com os humanos no trabalho ou QQ coisa capaz de causar transtorno ainda vai acabar mal..

E sao facilimos de sabotar. Basta ver o que acontece regularmente no México ou na Nigeria, com gente a roubar combustivel.
E, claro, tambem estao sujeitos a greves, que tambem precisam de gente para ser operados.

MannyV

Essa cambada devia ter consequencias serias da atitude de nao cumprir os servicos minimos.
EDITADO
« Última modificação: 17 de Abril 2019, 12:26:52 por Jorge78 »

New Engine Option

Não me parece que os aviões comerciais se situem nos serviços mínimos, exceptuando aqueles que pela Páscoa (tal como no Natal há algum tempo atrás) fazem ser sentido ser realizados.

toto1100

Não me parece que os aviões comerciais se situem nos serviços mínimos, exceptuando aqueles que pela Páscoa (tal como no Natal há algum tempo atrás) fazem ser sentido ser realizados.

Os serviços minimos decretados sao 100% de abastecimento normal para o aeroporto.

New Engine Option

Eu sei, mas em minha opinião isso está errado e pode e está a ser alvo de contestação. Os tribunais que decidam.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
5 Respostas
1338 Visualizações
Última mensagem 16 de Abril 2019, 12:45:53
por eascensao
31 Respostas
4443 Visualizações
Última mensagem 06 de Fevereiro 2018, 20:58:13
por POLHAS