toto1100

  • Mensagens: 3925
Velhos?! Os A340 da Swiss sao de 2003/2004.

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 1846
Embora mais recentes que os "nossos", a Swiss anda a renovalos e a dar novo folego de vida aos seus A343.
Um bom exemplo que com cara "lavada", ainda estão para as voltas...

https://airlinerwatch.com/first-renovated-airbus-a340-of-swiss-takes-off/

Ora aí está, A340s velhos, mas civilizados.

Há companhias que respeitam os clientes e outras que exploram desavergonhadamente.
Também não nos podemos esquecer que os a340 não eram para ficar este tempo todo. O phase out é que tem sido atrasado ao longo dos anos. Provavelmente os a340 teriam sido alvo de retrofit na business class se à data eles soubessem que iam ficar até tão tarde. Mas como eram para ficar só mais dois ou três anos não compensava o investimento. A Swiss não está a fazer retrofit para os mandar embora daqui a 2 anos (penso eu), eles fizeram as suas contas e perceberam que compensava o investimento porque os aviões ainda por aí iam andar muito tempo. A TAP na altura fez as suas contas e chegou à conclusão que não valia a pena.

Cebola

  • Mensagens: 391
Sim, tanto quanto me apercebi no que fui lendo, os da Swiss ainda ficarão a operar por mais uns quantos anos, pelo menos até atingir os 20anos de idade o que ainda lhes falta 5...
Mas como a renovação da frota do grupo LH anda tambem com alguns atrasos, estes podem bem esticar mais um pouco.

anonuser2

  • Mensagens: 573
Embora mais recentes que os "nossos", a Swiss anda a renovalos e a dar novo folego de vida aos seus A343.
Um bom exemplo que com cara "lavada", ainda estão para as voltas...

https://airlinerwatch.com/first-renovated-airbus-a340-of-swiss-takes-off/

Ora aí está, A340s velhos, mas civilizados.

Há companhias que respeitam os clientes e outras que exploram desavergonhadamente.
Também não nos podemos esquecer que os a340 não eram para ficar este tempo todo. O phase out é que tem sido atrasado ao longo dos anos. Provavelmente os a340 teriam sido alvo de retrofit na business class se à data eles soubessem que iam ficar até tão tarde. Mas como eram para ficar só mais dois ou três anos não compensava o investimento. A Swiss não está a fazer retrofit para os mandar embora daqui a 2 anos (penso eu), eles fizeram as suas contas e perceberam que compensava o investimento porque os aviões ainda por aí iam andar muito tempo. A TAP na altura fez as suas contas e chegou à conclusão que não valia a pena.

Tomás - é verdade. Mas pelos vistos, nesse aspecto pelo menos, a TAP fez as suas contas mas fê-las mal. Retrofitados os A343 poderiam perfeitamente ter continuado para além do que está previsto.

Tomás Ribeiro

  • Mensagens: 1846
Acho que as contas devem ter incluído preço do combustível... Ou seja a TAP pensou para si mesma "tenho aqui 4 aviões que bebem que se farta e daqui a 2 ou 3 anos vou receber aviões novos muito mais eficientes, será que vale mesmo a pena remodelar os aviões que só cá vão ficar mais uns 2 aninhos?"
Por acaso o preço do petróleo não está muito alto mas se estivesse, os a343 não cá ficavam até 2020, quase de certeza. Pelo menos é a minha opinião

toto1100

  • Mensagens: 3925
E fazer um retrofit é uma coisa para custar varios milhoes de euros, nao é propriamente uma coisa muito barata.

Jorge78

  • Mensagens: 2532
Acho que as contas devem ter incluído preço do combustível... Ou seja a TAP pensou para si mesma "tenho aqui 4 aviões que bebem que se farta e daqui a 2 ou 3 anos vou receber aviões novos muito mais eficientes, será que vale mesmo a pena remodelar os aviões que só cá vão ficar mais uns 2 aninhos?"
Por acaso o preço do petróleo não está muito alto mas se estivesse, os a343 não cá ficavam até 2020, quase de certeza. Pelo menos é a minha opinião

Os A343 compensam o consumo com o que náo pagam em leasing, ou caso paguem leasing será muito pouco...

São aviões muito fiáveis e neste momento são importantes para colmatar algum eventual problema com os novos A339.

New Engine Option

  • Mensagens: 2491
E, não somente isso, são os que levam mais carga na TAP.

VNE

  • Mensagens: 1286
Rio de Janeiro deve estar a precisar de muita carga...

brunodias

  • Mensagens: 4514
Até podem servir de backup nas alturas de apertos, secalhar são dos aviões que mais lucro dão, porque o valor a pagar deve ser quase nulo
No fundo é tripulações combustivel manutenção e taxas de aterragens e de sobrevoo

Os outros a isto tudo tem que acrescentar pagamento ao dono do avião

anonuser2

  • Mensagens: 573
Acho que as contas devem ter incluído preço do combustível... Ou seja a TAP pensou para si mesma "tenho aqui 4 aviões que bebem que se farta e daqui a 2 ou 3 anos vou receber aviões novos muito mais eficientes, será que vale mesmo a pena remodelar os aviões que só cá vão ficar mais uns 2 aninhos?"
Por acaso o preço do petróleo não está muito alto mas se estivesse, os a343 não cá ficavam até 2020, quase de certeza. Pelo menos é a minha opinião
Eu percebi as contas. E parece-me óbvio o argumento de substituir aviões com mais anos por aviões mais novos. Mas não foram foi 2 anos... Penso que estamos de acordo que a TAP não tem aviões em abundância. Não discuto fazer-se o retrofit agora; mas discuto não se ter feito aquando dos A330. Não foram contas bem feitas. Teríamos tido A340 para mais anos, e aviões para lançar até noutras rotas.
O único problema dos A340 é a classe C. E os 4 motores quando o preço do petróleo estiver muito alto, se voltar a estar muito alto. Teria precisado apenas de um retroflit em C, em Y estão muito bem. Quase todos os 747 da BA têm mais anos que os A343 e os que levaram com retrofit não vão sair da frota. E a KLM repetidamente atrasa a saída dos mesmos.

Caravelle

  • Mensagens: 260
O único problema dos A340 é a classe C.

É este o problema e algumas coisinhas na cabine (uma revisão/refresh geral aos lavabos e aos painéis da cabina, faria o resto - poder-se-ia até remover dois lavabos centrais e acrescentar mais uns lugares...)

Alguém me disse uma vez que tentar re-certificar uma nova cabine em C com 36 lugares no espaço disponível seria difícil, mas não é impossível. As cadeiras RECARO pré-retrofit dos A330 poderiam ser instaladas e a reconfiguração do sistema de galleys 1 e 2 e a remoção do Lav. 14 tornariam o feito possível a um custo modesto por avião.

O problema é que isso devia ter sido feito há pelo menos 2 anos.

Bons voos.
Daily flights to
EUROPE - AFRICA - AMERICAS

aviationlover

  • Mensagens: 1201
Embora mais recentes que os "nossos", a Swiss anda a renovalos e a dar novo folego de vida aos seus A343.
Um bom exemplo que com cara "lavada", ainda estão para as voltas...

https://airlinerwatch.com/first-renovated-airbus-a340-of-swiss-takes-off/

Ora aí está, A340s velhos, mas civilizados.

Há companhias que respeitam os clientes e outras que exploram desavergonhadamente.

Como são da Swiss agora são civilizados, não é você que diz que os 340 são sucatões?

caparica

  • Mensagens: 630
Parece-me óbvio que não se refere ao modelo em si, mas ao estado dos mesmos.

JSilvazito

  • Mensagens: 330
Parece-me óbvio que não se refere ao modelo em si, mas ao estado dos mesmos.

Os TAP's estão maus? Ultimamente só voei num e pareceu-me bem bom. Achei-o melhor no interior que o exterior, apesar de também não estar assim tão mau.
Cumprimentos,

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