nunopinheiro

Espero que também sejam contra os outros novos aeroportos sob pena de caírem na tradicional hipocrisia...

O Acácio não se deve rever nestes grupos com certeza eles afinal não querem um aeroporto novo nenhum (nem Montijo nem campo de tiro nem avelã coisa no cu do cu do mundo) só que não se aumente mais a Portela.

Mais o menos o que eu dizia, se querem reduzir as emissões o melhor é não fazer nada.
« Última modificação: 31 de Maio 2019, 02:35:04 por nunopinheiro »

brunodias

As pessoas continuam muito com a tendencia de criticar o que não usam
É do tipo, eu não fumo, não me chateia que um maço de tabaco custe quase 4,50 euros, e aqui é quase igual, criticam as emissões e depois provavelmente ajudam nessas emissões tendo carros com co2 brutais entre outras coisas

Eu continuo na minha, isto não está tão grave como muitos pintam, mas também não esta tão pacifico como diz por exemplo o Trump

vabrant

Cebola

Ja havíamos mencionado que os navios são verdadeiros poluidores, com rácios enormes, mas como estão fora do olhar do povo comum no seu dia a dia, passa despercebido.
Este artigo fala dos cruzeiros, que até nem são os piores por levarem passageiros passíveis de criticar. Se forem analisar os navios de carga, então estala o verniz.

toto1100

O setor maritimo e aereo estao +/- empatados em termos de emissoes globais. 2-3% do total para cada um.

Acácio Pires

• Gostaria de debater o tema da aviação com um olhar centrado na sustentabilidade social e ambiental
Espero que também sejam contra os outros novos aeroportos sob pena de caírem na tradicional hipocrisia...

O Acácio não se deve rever nestes grupos com certeza eles afinal não querem um aeroporto novo nenhum (nem Montijo nem campo de tiro nem avelã coisa no cu do cu do mundo) só que não se aumente mais a Portela.

Mais o menos o que eu dizia, se querem reduzir as emissões o melhor é não fazer nada.

Como Lisboa é um caso único na Europa, parece que existem outros problemas para além das emissões:

https://www.publico.pt/2019/07/06/local/noticia/ruido-avioes-portela-ultrapassou-permitido-lei-duas-noites-consecutivas-1878983
https://www.publico.pt/2019/07/01/local/noticia/aeroporto-portela-1878052
https://to70.com/wp-content/uploads/2018/03/To70-air-traffic-around-airports_def_15.02.2018_edit.pdf

Para além de limitar a dimensão da infraestrutura - transferir a portela para local adequado não é o mesmo do que fazer um grande aeroporto com mais de 40 mov/h - é muito importante limitar as viagens de avião financiando as alternativas, como tenho defendido aqui 'ad nauseum'

Aqui está a frança a dar tímidos passos ... mas é já um princípio.

https://expresso.pt/internacional/2019-07-09-Franca-aplica-ecotaxa-a-bilhetes-de-aviao-com-partidas-do-pais-a-partir-de-2020
« Última modificação: 10 de Julho 2019, 07:05:47 por Acácio Pires »

toto1100

Acácio Pires

• Gostaria de debater o tema da aviação com um olhar centrado na sustentabilidade social e ambiental
O setor maritimo e aereo estao +/- empatados em termos de emissoes globais. 2-3% do total para cada um.

Não podemos aceitar nenhum dos casos. No caso português a aviação tem maior dimensão mas o consumo dos barcos cresce mais rápido.

nunopinheiro

Totó e as cidades são grandes poluidoras em termos de ruído, temos de as fechar. Para bem das cidades... ;);)

De resto e sobre taxas, nada contra desde que Portugal não tome a dianteira nisso, em virtude da nossa dependencia do sector turístico.
Mas mais inteligente que uma taxa cega sobre o Pax deveria ser uma taxa sobre o combustível de forma a incentivar aparelhos mais eficientes.

Mas o pessoal devia olhar para lá do sector dos transportes para procurar grandes emissores...
Sei lá quem gosta muito de construção civil e de obras ver qual o impacto da indústria cimenteira..
A sério vão ver...

« Última modificação: 12 de Julho 2019, 08:38:19 por nunopinheiro »

Cebola

Não podemos aceitar nenhum dos casos. No caso português a aviação tem maior dimensão mas o consumo dos barcos cresce mais rápido.

Sinceramente não sei qual dos dois pesa mais na poluição pois se você considerar aquilo que não vê, ou seja, os navios em transito que passam ao largo da costa portuguesa, não sei não.
Portugal tem a maior ZEE da Europa e uma das maiores do mundo, havendo consequentemente muito trafego nas nossas aguas, trafego esse que para alem dos consumos normais dos seus propulsores, ainda aproveitam para limpar tanques, etc, em alto mar e assim evitar custos elevados de quando feito num porto.

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

Tópicos Relacionados

Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
35 Respostas
10232 Visualizações
Última mensagem 19 de Julho 2014, 10:18:18
por babribeiro
6 Respostas
1836 Visualizações
Última mensagem 14 de Setembro 2014, 11:27:47
por ClearedForTakeOff