Cebola

  • Mensagens: 377

nunopinheiro

  • Mensagens: 4261
Para quem acompanha este tipo de coisas sabe que isto até é um passo atrás. Em relação ao que se andava a estudar a algum tempo atrás.

Que passava por uma única turbina essencialmente a produzir energia elétrica que por sua vez era acumulada numa bateria e conduzida até duas fans electricas.

Permitindo assim que a  turbina opere sempre em regimes óptimos do ponto de vista energético.

Problema é o de costume o peso das baterias....
« Última modificação: 14 de Maio 2019, 20:59:56 por nunopinheiro »


Cebola

  • Mensagens: 377
Tambem achei dececionante a poupanca que este sistema evoca. Até 10% de poupança acho pouco quando colparado entre um CEO e NEO, por exemplo.
Sou de opinião que a solução estará num conjunto cada vez mais leve (ex. A350 em composito, embora ainda tenha de evoluir para perder peso) e motores mais eficientes e com utilização de combustíveis alternativos.
Mas não deixa de ser interessante ver estas ideias a evoluir.

nunopinheiro

  • Mensagens: 4261
Cebola, neste modo estamos essencialmente a falar de transferência de torque empurramos um gerador de um lado que por sua vez empurra uma turbina elétrica do outro, na pratica ate perdemos energia com isto, que imagino seja recuperada por meio de comportamento aerodinâmico da fuselagem, que acho que é disso que se trata aqui, provavelmente diminuição do induced drag?
« Última modificação: 15 de Maio 2019, 10:21:30 por nunopinheiro »


Cebola

  • Mensagens: 377
Sim, basicamente é um associar de aproveitamento aerodinamico conjugado com uma componente electrica.
A ideia até poderá ter pernas para andar com mais perfeicoamento pois ter um ganho de até 10% em termos de poupança de combustivel acho pouco viavel.

Byte Boador

  • Mensagens: 283
10% de poupança é imenso. Imaginem um avião que voa em média 4000h/ano. Agora multipliquem isso por 300 aviões. Ainda acham que 10% é pouco? Os aviões hoje em dia são muito eficientes e não é de todo fácil tornar-los ainda mais eficientes. O NEO em derrated consegue até uma poupança de 15% face ao CEO mas também tem uma penalização no payload. Em dias quentes, as diferenças são ainda menores. Lisboa está ao nível do mar e as temperaturas não se mandam para valores muito elevados quando comparado com outros países mais continentais. Nem vou falar de países do médio oriente. Acho uma excelente iniciativa e só espero que o desenvolvimento dessa tecnologia não demore tantos anos a chegar
“Success is not final, failure is not fatal.
It is the courage to continue that counts“

Winston Churchill

toto1100

  • Mensagens: 3871
Para o que o setor da aviacao diz que quer atingir 10% é nada. É o crescimento de um ano razoavel.
Desde a assinatura o protocolo de Quioto que andam a dizer que em 5 anos vamos ter crescimento neutro em termos de emissoes (i.e, emissoes a nao subirem, independentemente do trafego), mas as emissoes nao param de subir. Assim nao vamos la.
E qualquer dia vao comecar a levar nas orelhas a serio e vao-se queixar.

Icterio

  • Mensagens: 403
    • Melhor ter sorte do que perícia.
Se o ganho for mesmo de 10% é um enorme avanço, um autêntico "game changer".  A questão é confirmar se esses ganhos são realmente exequíveis tendo em conta os custos associados.

Cebola

  • Mensagens: 377
Concordo que 10%, em economia de escala é muito combustível.
A questão é que um sistema destes tambem irá penalizar o payload para alem de que esta solução irá se apresentar bem mais cara que um "normal" NEO, por exemplo.
Acho uma excelente iniciativa pois todas as ideias são bem vindas.
Esta é uma questao tipo Gasóleo VS Gasolina, os os motores a gasoleo tiveram uma evolução muito maior do que os a gasolina mos anos 90. Agora procura-se o contrário e a tecnologia a gasoleo está a "morrer".
Este sistema, ou outros, são bem vindos mas teremos sempre de equacionar a sua aplicação na vida real em termos custo / beneficio pois sabemos que o fator custo ou proveito pesa muito numa decisão.
Ontem vi a ideia abaixo que achei interessante mas como aqui apontado anteriormente, o peso das baterias e restantes componentes irão evoluir tanto assim?
335 milhas de autonomia ja cobre muitas rotas. E ter esta solução em 20 anos é ambicioso.
Venham eles...

« Última modificação: 16 de Maio 2019, 11:08:45 por Cebola »


toto1100

  • Mensagens: 3871
Ha um topico sobre avioes eletricos, onde ja se colocou este projeto da Easyjet. :)
« Última modificação: 16 de Maio 2019, 11:14:13 por toto1100 »


Cebola

  • Mensagens: 377
Ok, ok, Toto.  :D
No entusiasmo la se coloca no topico errado...
Nem sabia que ja havia sido postado.
Você devia ser moderador...  ;D ;D ;D

aviationlover

  • Mensagens: 1162
Mas está bem aqui, quaquer diar estão os assuntos todos espalhados aqui pelo forum e um gajo até se perde a procurar.

Mas agora esse projeto da easy para voar bate as asas é? ;)
« Última modificação: 16 de Maio 2019, 22:26:44 por aviationlover »


Byte Boador

  • Mensagens: 283
Por mim até podem vir os aviões a pedais, desde que continuem a precisar do piloto, está tudo bem  8)
“Success is not final, failure is not fatal.
It is the courage to continue that counts“

Winston Churchill

nunopinheiro

  • Mensagens: 4261
Bem precisar precisar não precisam, se metem carros a conduzir sozinhos que é muitíssimo mais complexo aviões é fácil.

Se o vão fazer??? Já não tenho tanta certeza.

Byte Boador

  • Mensagens: 283
Tudo é muito bonito até dar para o torto.

Ver QF72 com um A330 ou um dos trágicos episódios com o 737 max
“Success is not final, failure is not fatal.
It is the courage to continue that counts“

Winston Churchill

Resposta rápida

Com a resposta rápida pode escrever uma mensagem quando está a ver um tópico sem carregar uma nova página. Pode, ainda, usar o código BBC e os risonhos como usaria numa mensagem normal.

Aviso: este tópico não tem nenhuma mensagem nova há, pelo menos, 90 dias.
A não ser que tenha a certeza que quer responder, por favor, considere a hipótese de criar um novo tópico.

Nota: esta mensagem não irá aparecer até ter sido aprovada por um moderador.
Nome: Email:
Verificação:

 

Tópicos Relacionados

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
670 Visualizações
Última mensagem 18 de Março 2015, 12:12:44
por Evotecbrasil
8 Respostas
1418 Visualizações
Última mensagem 26 de Janeiro 2017, 14:07:38
por passosboard
15 Respostas
2146 Visualizações
Última mensagem 13 de Fevereiro 2017, 07:14:11
por MannyV
0 Respostas
504 Visualizações
Última mensagem 03 de Março 2017, 10:55:50
por Flyz
33 Respostas
2811 Visualizações
Última mensagem 16 de Março 2017, 21:04:34
por acchaves

Total 85+0=85 ms, db 0 ms, php 85 ms